Conhecendo os programas...


Hoje em dia temos uma variedade de programas para edição, composição, computação gráfica, etc... a maioria dos programas são caros e de difícil acesso, mas de quase todas as áreas temos uma opção de um ou mais programas grátis, vou apresentar alguns e dar uma breve descrição dos que me acompanham há mais tempo.



Vamos começar por edição de imagem:

Conhecido normalmente por ser o mais usado em tratamento de imagens em revistas a fim de deixar as modelos fotografadas impecáveis e belíssimas, o que boa parte das pessoas não sabem é o quão útil é esse programa para um designer gráfico, podendo ser usado desde a criação do conceito de seu personagem, ambiente ou idéia passando pela criação de projetos completos e texturas para seus trabalhos em computação gráfica, com suas ferramentas surpreendentes o photoshop é altamente útil em qualquer etapa de um trabalho.
Uma opção grátis mas que não fica pra trás do gigante Photoshop é o Gimp, programa gratuito de edição de imagens que pode ser baixado no site do fabricante: http://www.gimp.org/
De edição de imagens passaremos para computação gráfica:


Esse é o carro chefe de meus trabalhos, o 3d Studio Max é um programa de computação gráfica que tal como o Maya, Cinema 4d, Lightwave, SoftImage XSI dentre outros são destinados a criação gráfica de personagens, cenários, animações, imagens realistas e todo tipo de efeitos visuais vistos em filmes como Matrix, Homem de Ferro, Senhor dos Anéis, Homem Aranha, animações como Shrek, A Era do Gelo, Toys Story, todos criados inteiramente ou parcialmente por computação gráfica.
Uma excelente opção de programa grátis para computação gráfica é o Blender, programa totalmente gratuito e funcional, para quem está começando agora eu mais que recomendo conhecerem esse programa, ele pode ser baixado diretamente no site do fabricante: http://www.blender.org/
Agora os responsáveis pela fusão do real com a criação...
Captura de movimento:


Esse programa faz a leitura de uma filmagem em condições apropriadas e recria o movimento da câmera real em uma câmera 3d criada por ele, o programa também adiciona marcadores de referencia em todo o cenário e com várias opções de exportação você pode jogar esses dados para o 3d Studio Max por exemplo e qualquer objeto que criar no programa ficará fixo no local determinado já que a câmera em 3d fará o mesmo movimento que a filmagem real. Esse tipo de programa pode ser usado também para capturar movimentos de objetos e performances para serem usadas em personagens digitais.
Uma opção grátis para track de camera é o programa Voodoo: http://www.digilab.uni-hannover.de/download.html

Composição de vídeos:


Esse além de ser o programa mais utilizado para se criar efeitos e compor filmagens é também o mais indicado pela enorme gama de material e tutoriais disponíveis na internet, programas de composição são utilizados para criação de efeitos, manipulação de filmagens, fusão de efeitos criados em outros programas com vídeos, correção de cor e iluminação de gravações etc...
Um outro programa de composição de vídeos bem utilizado é o:


Esse programa e o After Effects tem a mesma finalidade, são programas de composição de vídeos, é neles que será feita a união do 3d com o real, os ajustes de cores, iluminação da filmagem, pequenos ou grandes efeitos podem ser feitos apenas nesses programas sem o auxilio de outros, tudo vai depender da técnica e do tipo de efeito que se quer.

Edição de Vídeos:


Esse é um programa de edição de vídeos, nessa categoria existem muitos outros excelentes como o Final Cut, Adobe Premiere e por aí vai, nesses programas são feitos pequenos ajustes, cortes, junções e transições de vídeos, assim como são bons para se adicionar sons, músicas textos, no geral eu uso esse programa para a finalização de meus vídeos, para os ajustes finais o Sony Vegas supre minhas necessidades...
Programa de edição gratuito: http://virtualdub.sourceforge.net/

Como eu disse esses são os mais usados por mim, porém existe uma infinidade de outros programas com as mesmas finalidades, e todos esses tem programas similares gratuitos ou tem versões de testes disponíveis em seus sites, qualquer outro programa que conheçam e principalmente os legalmente grátis podem postar o link para o site oficial nos comentários abaixo.

12 comentários:

  1. Ótimo site!
    Parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimento com todos

    ResponderExcluir
  2. Esse site ja esta nos favoritos, parabéns pelo talento.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela participação e elogios pessoal!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Sou um web Developer, ja quero mudar d e profissao depois que vi seu videos e tutorials! OTIMO cara, queria ter esse talento... :( voce faz um otimo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Plauto :) nada que dedicação e perseverança não resolvam.. rsrs

    ResponderExcluir
  6. mais concerteza existe muitos outros editores que valem a pana
    exe: finalcut , camtasia studio , movie maker (não tão bom para legendas , mais bons para cortes e troca de cameras) mas concerteza after effects , 3ds max ultrapassa todos os limites , pessoas que ignoram 3ds max estão se limitando nas ediçoes

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa de espalhar conhecimento
    só ficou faltando um programa
    e tutoriais dele
    fica a sugestão
    Z-brush
    sucesso

    ResponderExcluir
  8. Vlw Duende, bem lembrado.. preciso atualizar o post :P

    ResponderExcluir
  9. Olá Fabrício! Obrigado por sua boa vontade em compartilhar seus conhecimentos. Falando em programas, gostaria de saber o que acha do NUKE (The Foundry), se já o usou e qual sua opnião sobre as diferenças e vantagens desse programa sobre os demais usados para compor, visto que o Nuke era ou ainda é usado por grandes produtoras do cinema e Efeitos Visuais(Wetta Digital, Digital Domain, etc). Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Ola fabrício. Adorei seus tutos. Vc é muito fera. Parabens pelo belíssimo trabalho e pelo dom de dividir o que sabe com quem precisa aprender, ainda mais trabalhos com essa qualidade. Sou seu fã. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Rogerio, por nunca ter utilizado o Nuke não tenho muito o que falar sobre ele, mas tenho certeza que é um programa muito completo e complexo, imagino que deva reunir o melhor dos dois lados entre composição e edição de vídeo, talvez por isso a preferência nele dos grandes estúdios...

    ResponderExcluir
  12. muito legal, esse site é um dos meus preferidos, eu tambem sonho em me tornar um fera na computação gráfica, algumas coisas eu não entendo direito, mas estou aprendendo, valew!!!!

    ResponderExcluir