Dublês Digitais

De uma forma bem simples vamos entender do que se trata um dublê digital.
Dublê digital é uma réplica feita em computação gráfica do ator real para ser usado em cenas humanamente impossíveis ou muito perigosas, alguns exemplos clássicos de filmes em que foram utilizados dublês digitais para determinadas cenas são Matrix Reloaded, Hancock, Homem Aranha, Superman Returns, Exterminador do Futuro e tantos outros.



A vantagem de digitalizar um ator e criar seu dublê digital é que esse poderá executar manobras sem os limites da física, por exemplo, na maioria das cenas de vôo do Superman em Superman Returns o ator era digital e isso garantiu uma liberdade na movimentação do personagem enquanto voava, coisa que se fosse feita com o ator real pendurado em cordas não se teria tanto controle e em partes seria mais complicado, já no filme novo de King Kong os dublês digitais são usados em cenas muito arriscadas que podem por em risco a vida de um ator ou dublê real, para se ter um bom dublê, grandes empresas digitalizam os atores reais em enormes scaners 3d e remodelam essa réplica altamente detalhada, após a modelagem vem todo o estudo de musculatura e estrutura do ator real e isso é repassado ao virtual, uma das coisas mais importantes são a captura de expressões faciais do ator real e as vezes até dos movimentos do mesmo para que todas essas informações sejam aderidas ao seu dublê virtual.

Aos poucos em meus artigos pretendo ajudá-los a criarem seus próprios dublês e personagens digitais, as imagens que estão nesse artigo são de um duble básico meu, em breve veremos na prática situações em que é aconselhável usar um dublê digital em uma filmagem e a maneira correta de se fazer isso.










Para quem já tem certo nível de experiência com o 3d Studio Max visite o artigo “Rig de braço – 3d Studio Max avançado” e conheça um pouco mais sobre as ferramentas de Rigging, Custon Atributes e Parameter Editor.

27 comentários:

  1. Oi fabricio esse tipo de duble digital é feito em si na modelagem do 3ds studio max?
    vc poderia ensinar alguns tutoriais de animação?
    obrigado

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  2. Sim esse duble é modelado a partir de referências fotográficas, futuramente ensinarei a fazerem seus próprios dubles, fique de olho!

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  3. uma duvida como vc conseguiu adicionar as texturas
    eu ja fiz meu duble com minhas referencias fotograficas mais não sei como colocar a textura de meu rosto
    agradeço e te peço ajuda pois to fazendo um filme caseiro valew

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  4. Texturizar um modelo não é um trabalho fácil, mas vou fazer um tutorial a esse respeito, dentro de uma semana o site volta a ser atualizado... obrigado pela participação!

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  5. fabrício eu gostaria de saber como adicionar um video avi no 3ds max... por favor me ajude...

    obrigado!!!

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  6. Alguns formatos o 3ds max não aceita dependendo do pacote de codcs que você tme em seu pc, mas para adicionar um vídeo avi é como add uma imagem comum, aplica ele em um slot de material e arrasta para background no menu Environment and Effects

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  7. Ae Fabricio vc poderia fazer um tutorial ensinando a criar nossos proprios dubles digitais ?
    Curto mto seus videos os efeitos são d+ xD

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  8. Obrigado! Provavelmente o primeiro curso do site será sobre dublês digitais, aguarde!

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  9. Fabricio uma duvida cara
    em sua opinião qual geometria do 3ds max é de melhor forma mais rapida para fazer esse tipo de personagem?
    Claro sei que varia de cada um seu gosto de geometria para modelar,mas gostaria de saber a sua opinião.
    Em meus projetos do 3ds max para o rosto eu uso um plane ou até mesmo a line abração cara

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  10. Olá Lucas, eu mesmo vario a geometria base de cada personagem que modelo de acordo com as necessidades... para esse modelo eu utilizei um box, já para outros personagens começo com um cilindro, e para cabeças vario entre box, esferas ou plane by plane.

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  11. Voc~E Poderia me Dizer quanto Tempo você demorou para fazer esse dublê?
    E Parabéns pelo seu trabalho, e continue assim...:D

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  12. Olá Marcél,

    Na verdade esse dublê saiu de um estudo de modelagem, fiz e refiz várias vezes cada parte do personagem e esqueleto para estudo, no caso acho que fiquei uns 6 meses estudando sobre esse modelo, mas poucas horas por dia durante esse tempo todo!

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  13. cara vc poderia dar mais informaçoes sobre como e feito para ajustar o personagem ao esqueleto

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  14. Olá Anônimo, essa técnica se chama skinning, futuramente abordarei o tema aqui no site, fique de olho!

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  15. Fabrício se vc puder mandar por email gostaria de receber esse material sobre skinning de personagen
    fernandodesign@hotmail.com

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  16. Olá Fernando, ainda não tenho material sobre o assunto, fique de olho no site que ficará sabendo assim que tiver!

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  17. Gostei muito,mais queria aprender a modelar personagens se possivel um duble-digital.
    É que no 3DS Max eu não tenho muito esperiencia só sei modelar naves e aranhas ou seja o mais simples.
    Queria aprender a modelar personagen!
    Tem como você criar um tutorial esplicando quais programas utilizar e como modelar um duble-digital?

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  18. Olá Bruno, futuramente o site contará com um curso para criação de dublês digitais, estou trabalhando nele e quando tiver novidades anuncio aqui.

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  19. Primeiro vou te parabenizar pelo otimo trabalho q tu ta fazendo, tu é muito bom! Sempre indiquei teu site para o meus amigos tbm fiz alguns videos com o q aprendi em suas videos aulas gostaria q vc avalia se los p mim sei q n se compara com seus videos mais queria a avaliação de um proficional!!!!
    Valeu cara vc ta me incientivando muito tu é muito bom mermo!
    Gostaria q fizesse tutorial de modelagem de um double digital já tentei fazer com referencias minhas mais mi perdi com o angulo frontal e o lateral não consegui medilos corretamente, e outros problrmas mais!

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  20. Faz um tutorial de como criar um duble digital blz!

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  21. Faz um tutorial ai fabricio,por favor!!!!

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  22. fabricio ola ^^ eu queria saber como fazer um personagem modelado imitar um movimento seu a partir de um video ?? tem como ?? flw .

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    1. Olá arthur, até tem se vc tiver um aparelho de captura chamado knect e o software adequado ou várias câmeras que possam capturar o movimento de vários ângulos com a devida roupa de captura de movimento além dos softwares certos e a técnica... mas pode tentar animar manualmente posicionando o vídeo atrás do personagem e ir animando os movimentos com base na referência...

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  23. Olha qual programa vc utiliza para criar efeitos semelhante ao do carro que vc postou no youtube?

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    1. Olá Anônimo, utilizo os programas encontrados na aba Softwares do site, os principais são 3ds Max, Boujou, Photoshop e After Effects

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  24. muito bom seu trabalho vc conhece

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