Criando clones com o programa Combustion


Na maioria dos programas de composição, um dos efeitos mais procurados de se reproduzir em vídeos é o de clones, pretendo agora com esse breve tutorial, mostrar os princípios de como criar esse efeito no programa Combustion, já que é um dos programas mais carentes de tutoriais na internete, caso queira seguir o tutorial mas não tem o programa instalado basta clicar aqui para acessar o site oficial do Combustion e baixar a versão de demonstração do programa.

Agora.. Mãos à obra!

Primeiramente tenha suas filmagens em mãos, lembre-se de filmar com a câmera apoiada em alguma superfície fixa ou tripé, inicialmente faça duas filmagens, no meu caso em uma das filmagens sentei em um canto do sofá e na outra sentei no meio dele ao lado de onde tinha sentado antes.
Agora é hora de abrir o Combustion e partir pro trabalho... Clique em File > Open ou pressione Ctrl+O como na imagem abaixo.
Encontre seus vídeos e selecione ambos de uma vez, após isso clique em ok

Na janela que abrir escolha a segunda opção, 2D Composite...

O Combustion criará com isso uma camada de composição e duas com os vídeos, um dos vídeos ficará em primeiro plano e o outro em segundo plano, para mudar para a vista esquemática clique em “Schematic View” sinalizado na imagem abaixo.

Sua Schematic deve estar mais ou menos assim, para facilitar o trabalho dê nome às miniaturas.

Note os campos destacados abaixo.
O destaque de número 1 é a linha de tempo do vídeo e controles de player logo acima, mova a linha amarela até que as duas filmagens estejam com os personagens à mostra.
O número 2 representa a composição do vídeo, é essa área que será renderizada no final da produção, dê um clique duplo nela e observe no destaque 3 que mostra quais camadas estão na composição.
Clique na camada acima de todas logo abaixo de Composite e em “Composite Controls” clique em Layer e mude a opacidade para 50%, note na caixa de composição que os dois vídeos ficam visíveis para facilitar no ajuste do tempo dos personagens.

Clique na aba Timeline e ajuste o tempo dos vídeos até que as ações dos 2 personagens se encaixem.

Agora no Schematic View clique com o botão direito no vídeo que estiver em primeiro plano, no menu que abrir clique em Add Operator > Mask > Draw Mask... como na imagem abaixo.

Note que surge uma nova janelinha mostrando que o operador foi adicionado ao vídeo, dê um clique duplo nesse operador e clique em Send Up ou pressione a tecla F12 do teclado físico para alternar entre a vista comum e a vista esquemática.

Reparem se é realmente a camada do operador Draw Mask que está aberta e clique em Toolbar para ver as opções de ferramentas do operador, selecione a ferramenta de desenho que mais for indicada para sua cena e faça um contorno em volta do personagem com ela, nos controles ao lado altere o valor de Feather para mesclar os 2 vídeos de uma maneira mais suave.

Volte para a Schematic View pressionando F12, dê um clique duplo em Composite e após selecionar o vídeo que estava com a opacidade de 50% em Workspace, volte ele para 100% e observe se está tudo certo no quadro da composição.

Se conseguiu acompanhar o tutorial até aqui seu resultado será semelhante à esse e o vídeo estará quase pronto.

Caso você se mova muito e seus clones estejam muito próximos será necessário animar essa máscara, para isso basta voltar no operador Draw Mask e em tollbar selecionar Edit Control Points, feito isso ligue o botão Animate e percorra todo o vídeo fazendo os ajustes necessários.

Em Settings tem as opções de fazer uma máscara por quadro, uma para todos os quadros ou uma que ficará a partir de onde você criou até o final do vídeo.

Eu aconselho a todos darem um boa estudada nas opções e fazer vários testes com outros valores e ferramentas até que cheguem a um resultado satisfatório...
Após o vídeo estar pronto basta reinderizar ele em um formato opcional.
Para isso clique em File > Render ou pressione Ctrl+R

No menu que abrir escolham o formato e local onde será salvo, notem também que tem outros campos que indicam de onde até onde você deseja renderizar, após ajustados os valores basta clicar em process e esperar a renderização terminar...

Espero que esse tutorial tenha ajudado, mas aconselho a buscar estudar o programa e saber o básico dele para não ter problemas no decorrer do tutorial pois meu intuito não é ensinar a mexer no programa, mas sim como chegar ao efeito desejado com as ferramentas que o programa oferece...
Abaixo seguem alguns vídeos antigos meus de clones, esse do exemplo do tutorial foi meu primeiro vídeo de clone feito em 2006 mais ou menos...






16 comentários:

  1. Tudo bem Fabricio?
    Estive visitando seu site e gostei muito, aqui na empresas, o pessoal também gostaram do seu trabalho!
    Parabéns pela criatividade e disposição!
    Começaremos um curso de 3D Max daqui uns 15 dias para traablharmos com 3D aqui na empresa!
    Você faz free-lance e de qual cidade você é?

    Abração!

    Deus te abençoe!
    Marlon Pereira

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlon.
    Primeiramente obrigado por visitar o site!
    Sou de Itápolis e não tenho muito tempo disponível para me dedicar mais ao 3d, mas depende do trabalho faço freelancer sim, se quiser conversar melhor me envie um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br que manteremos contato.

    ResponderExcluir
  3. Olá fabricio gostaria de tirar uma dúvida com vc, na sua opinião compensária estudar o combustion ou melhor partir para o after effects qual o melhor na sua preferencia? ou melhor saber mexer com os 2?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Alberto, eu comecei com o Conbustion, usei por vários anos e sempre supriu minhas necessidades, porém o programa aparentemente foi abandonado pela Autodesk e ficou 4 anos sem atualização alguma, enquanto praticamente todo ano o After era atualizado, em 2009 comecei a migrar para o After por esse motivo e agora nem uso mais o Combustion que provavelmente deixará de ser uma boa opção caso a empresa responsáve pelo programa não de o devido suporte para o mesmo, minha dica é que se conheça os dois programas, ambos são ótimos, mas o After tem maior garantia futura...

    ResponderExcluir
  5. Ola Fabrício antes de tudo quero parabenizá-lo pelos seu magníficos trabalhos.


    Dúvida: Após instalar o Combustion 2009, com o serial, ao abrir o programa aparece uma janela de ativação Network activation, porém, só é exibido dois pontos (aqueles onde damos o clik ) para escolher o resto fica em branco.

    Preciso de uma ajuda sua para instalar e rodar o soft.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Olá Oswaldo, obrigado pela participação, mas assim como especificado nos termos de uso, não são permitidas postagens sobre seriais, keys ou similares no site...

    ResponderExcluir
  7. olá fabricio meu nome é guilherme e gostaria de saber como eu faço para colocar um objeto 3d em cena real e com sombra no chão por exemplo e qual o programa gratis ideal para isto. vlw e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  8. Olá Guilherme, para fazer isso com o 3ds max e Mental Ray eu ensino clicando aqui, mas um programa grátis para tal efeito seria o Blender.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Fabrício , eu não sabia que o blender faz isto. Eu tenho ele, mas quando eu coloco o objeto no video não parece que esta lá de verdade por causa da falta de sombra .Para fazer isto eu não preciso de fazer o chão ou outra coisa para que o chão verdadeiro receba a sombra ?Me explique por favor.Ass guilherme

    ResponderExcluir
  10. Olá Guilherme, eu não seu explicar como fazer isso no Blender, mas basicamente você precisa sim de um chão em 3d para receber a sombra, aí existem shaders especiais para que só a sombra seja reinderizada, é exatamente como expliquei nos links que te indiquei na resposta anterior, mas é preciso adaptar isso para o Blender com as ferramentas próprias do programa.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. eu tentei o site nã abriu.

    ResponderExcluir
  12. É mais facil fazer com tela verde de fundo "quero fazer uma luta de mim mesmo assim usarei a tela verde posso? fica mais facil?

    ResponderExcluir
  13. woponline pode sim, facilita na hora que um personagem passa na frente de outro, mas se o cenário não for bem composto na pós produção pode entregar de cara o recorte do fundo verde.

    ResponderExcluir
  14. aee amigo, gostei muito da clonagem, mas só que quando eu terminei o meu, ficou aparecendo a marca daquele video que eu cortei, sabe, pra juntar com a outra, então gostaria de uma ajuda sua, e queria saber como faz pra salvar com som do video, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá Jeferson, para não deixar marca do corte você deve ajustar as cores e iluminação das partes individualmente até que fiquem idênticas, e muito cuidado com a projeção da sombra dos clones, para habilitar o áudio no render do Combustion eu não vou saber te informar agora pois deixei de utilizar o software a muito tempo...

    ResponderExcluir
  16. ola!
    Eu tentei o site não abriu.

    ResponderExcluir