Track no boujou Iniciante – Criando um track simples


Vamos fazer um track básico de uma cena usando o programa Boujou, visite “conhecendo os programas” para saber mais sobre ele e baixar uma versão de teste no site do fabricante.










Primeiramente devemos tomar alguns cuidados ao filmar ou escolher a filmagem em que será feito o track, evite movimentos bruscos na filmagem e se necessário crie pontos de referência no cenário, também evite filmar em locais com pouco contraste como uma parede totalmente branca ou o céu por exemplo, o programa usará pontos de contraste para criar o track.
Caso não tenha uma filmagem adequada baixe a do exemplo clicando aqui.
Após ter efetuado o download e descompactado ou separado seu próprio vídeo, abra o programa Boujou e clique no botão Import Sequence...


Nota: os botões da caixa de ferramentas “tollbox” do boujou podem ser adicionados ou substituídos clicando com o botão direito em cima de um botão já existente ou de uma área vazia na tollbox.
Na nova janela que abrir procure pela pasta onde está seu vídeo ou uma sequência de imagens (neste caso clique apenas na primeira imagem da sequência), e após selecionado clique em Open.

O vídeo aparecerá em seu primeiro frame à esquerda e último frame à direita, nessa etapa podemos definir alguns parâmetros como até qual frame usar do vídeo, no nosso caso será como está, Start frame 0 e End frame 200, também estejam atentos a caixa de seleção Move Type.



Nela temos duas opções, a primeira é a que usaremos nesse exemplo, Free Move, que é quando a câmera tem um movimento livre no cenário, sem estar fixada à um tripé por exemplo, a segunda é quando a câmera efetua a filmagem e se move ao redor de seu próprio eixo apenas, como acontece quando se usa um tripé fixo.





Após clicar em Ok, notem que o vídeo aparecerá no centro do programa, se tudo estiver correto cliquem no botão Track Features na Tollbox, caso o botão não esteja disponível adicionem ele clicando em uma área vazia da caixa de ferramentas e logo em seguida em 2D Tasks e em Track Features.

Após clicar a seguinte janela se abrirá:

No campo Options e Tracking Range serão definidos se todo o vídeo ou apenas parte dele será calculado, em Adaptive search window poderão definir as distâncias mínima e máxima da procura pelos pixels, em Sensitivy a sensibilidade do contraste da cena, no nosso caso vamos deixar as configurações padrões como na da imagem, mas é sempre legal testar outros valores e conhecer suas funcionalidades, feito isso clique em Start para começar o cálculo.




Após finalizado todo o processo iremos transferir os dados captados para uma câmera virtual, para isso clique no botão Camera Solve, atenção, esse botão só ficará disponível após finalizado o processo de Tracking Range, essa etapa jamais poderá ser pulada.












Depois de clicar no Camera Solve a janela de propriedades do botão se abrirá e nela marcaremos as opções Optimize radial distortion parameters e Optimize câmera path smoothness que respectivamente corrigirão eventual distorção na lente da câmera e suavizarão os movimentos menores e tremido, após isso clique em Start para começar o novo cálculo.


Assim que terminar seu vídeo estará como na imagem, essas bolinhas são os Solves, e eles servirão de referência para adicionar os objetos virtuais na hora de importar esse calculo em algum programa de computação gráfica, para fazer uma demolição dessa construção ou adicionar um monstro na janela. Para visualizar se está tudo certo clique em Set active view to 3D mode e ande pelos pontos com os botões esquerdo e direito do mouse em conjunto com a tecla Shift, Shift + botão esquerdo é para rotacionar o campo de visão, Shift + botão direito para afastar/aproximar da cena e Shift + botão esquerdo + botão direito para se mover no campo de visão da cena.


Set active view to 3D mode
Estando tudo Ok é hora de exportar os dados em algum formato compatível com o programa que deseja usar, para isso vá até a barra de menus e clique em export / Export Camera Solve, ou aperte a tecla de atalho F12.


Com a janela de exportar aberta selecione em Exporty Type o formato que deseja usar de acordo com o programa que tem em mãos, de preferência também altere o valor de Scale Scene by para 10 ao invés de 1 caso vá abrir o arquivo no 3d Studio Max, feito isso abra o programa para o qual o track foi exportado e importe o arquivo, se tiver exportado para o 3ds Max ele será em forma de script e deverá ser importado no menu MAXScript / Run Script, provavelmente precisará de alguns ajustes para que fique na posição correta à trabalhar, mas isso já é assunto para um outro tutorial..

Abraço galera não esqueçam de comentar.

32 comentários:

  1. Ola preciso de uma ajuda seguindo esse tutorial ao terminar de salvar o arquivo ocorre um fato inesperado o arquivo não aparece na pasta salva ele fica oculto pelo proprio boujou da pra visualizar o arquivo salvo mas ele esta com um cadeado não consigo desocultalo e ne mtirar esse cadeado poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe mas não posso ajudar em problemas ocasionados pelo software, tente reinstalar o programa ou contatar a empresa que te vendeu, caso seja uma versão trial do programa essa pode ser uma limitação normal já que a versão é apenas para testes.

    ResponderExcluir
  3. Grande site! Muitos parabéns! Iniciativa espectacular, estou sem palavras!!!
    Obrigado! Abraços de Portugal!

    ResponderExcluir
  4. Fabrício seu site é uma beleza rapaz, adorei todas as suas postagens, agora que arrumei meu HD vou tentar fazer alguma coisinha aqui, parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Cara, estou "tentado" fazer um desse modelo, se der certo cara, vc é o melhor..
    valew pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  6. cara adorei o site tem otimos titoriais
    acho que você pode me ajudar, você tem tutorial de modelagem do hulk ?

    ResponderExcluir
  7. Opa.. hehe, ainda não temos um tutorial de modelagem do hulk no site, mas em breve terão alguns tutoriais de modelagem que podem ser úteis...

    ResponderExcluir
  8. Fabricio, eu tenho um problema que me atormenta, eu uso o boujou 5, então eu baixei o video que foi usado como exemplo neste tutorial, eu eu fis tudo certinho, exportei para o max, renderizei e aconteceu uma coisa que acontece toda vez, o objeto que eu coloco na cena fica tremendo, porque isso acontece?

    ResponderExcluir
  9. Olá Hene!
    Primeiro certifique-se de ter marcado a opção Optimize camera path smoothness, pois ela serve para suavizar pequenos tremidos da câmera, se estiver seguindo corretamente o tutorial e ainda não funcionar tente enviar um vídeo de exemplo de como está ficando para eu ter uma noção mais exata de como o erro ocorre.

    ResponderExcluir
  10. I have a question i hope you can solve me. It´s about the trackers. I use Boujou 5.0 and when i start to track a single tracker i don´t see the zoom centered on the tracker (the viewport in black and white). And other thing. In the tutorial of the weapon (the one with the girl) i have a delay in every step of the girl. Do you know why can it be?

    Thank you!

    ResponderExcluir
  11. Hello Wavens, welcome to the site!
    Do not quite understand your question about the zoom, you refer to target tracks?
    As for the delay in the track of the gun, make sure to import your sequence of images for the start frame Boujou was at zero and check the frame rate, if the delay arises only when exporting to 3ds Max, you can select all key frames camera and drag a frame forward or backward until you correct the problem.
    Sorry for the English translation.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho o mesmo problema , peguei um video excelente de um tutorial , fiz tudo como o ensinado , mas o track fica tremido mesmo com o recurso "Optimize camera path smoothness"..
    ----
    tem alguma dica???
    no boujou 4 isso acontecia bem menos.
    --
    vou tentar fazer o estudo com o teu video e posto o resultado.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ivan, se a filmagem é boa e seguiu todos os passos corretamente para um bom track não tem por que tremer :P envie uma imagem que demonstre o problema para contato@vfxdofabricio.com.br que tentamos descobrir o que está acontecendo... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Fabrício, Boujou, tbm funciona para Blender?
      Obrigado...

      Excluir
  14. problema resolvido , era a configuração do video inserido no boujou que estava com o framerate errado ...tem que revisar sempre e não deixar arredondado, se o video for 29.97, coloque 30, e assim por diante..
    sabemos que o 3dsmax funciona normalmente com 30fps, pra mim deu certo...
    ----
    tambem sei que temos que colocar o que é vertical com eixo Z, pq no 3ds max é tudo ao contrário....
    ------------
    obrigado

    ResponderExcluir
  15. uma pergunta simples, acho q ta muito demorado pra renderizar do video do 3dsmax em PNG seguence pra importar no after effects
    ---
    meu sistema é o seguinte
    phenon 2 x4 3.30 ghz
    8gb de ram
    video ati radeon 6670
    ------------------
    um video de 10 segundos em 1920x1080 demorou 30 segundos pra renderizar cada frame..
    não tinha nenhum tipo de luz, ou material especial .. só texturas mesmo.

    é normal levar esse tempo ??

    ResponderExcluir
  16. Olá Ivan, 30 segundos por frame é um tempo muuuito baixo para imagens em fullHD :P normalmente uma cena completa com luzes, materiais, texturas, AO, GI e efeitos leva fácil 4 ou 6 Minutos por frame, se duvidar até mais de 20min por frame com desfoque de lente e demais efeitos realistas, isso em computadores com 12gb de ram, processadores i7 e pl de vídeo Quadro como o meu... render é algo demorado mesmo em coisas que parecem simples, texturas em close por exemplo mesmo que em um plano com uma única face sem luz nem nada sempre vai demorar por ser close...

    ResponderExcluir
  17. qual o sistema ideal pra resumir esse tempo??

    tem um tópico pra isso??

    abraço

    ResponderExcluir
  18. Não tem tópico para isso Ivan pois depende muito de cada trabalho, envie uma e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br com um print desse render que posso te dar as dicas do que pode ser feito no seu caso, a regra geral é utilizar sempre somente o necessário para o resultado, ou seja, textura só no tamanho necessário para o render, não adianta criar texturas 4000x4000 se seu render será 720x480 por exemplo... aguardo uma imagem para analisar melhor seu caso.

    ResponderExcluir
  19. bem fiz um videozinho baseado num tutorial do site video copilot.

    aqui estão as imagens que pediu

    http://imageshack.us/photo/my-images/4/buracoa.jpg/

    http://imageshack.us/photo/my-images/692/buraco2.jpg/

    ResponderExcluir
  20. Ivan, normalmente em vídeos fullHD eu renderizo o efeito 3d em HD e depois aumento para full na escala, pois sempre o 3d vai sair com uma qualidade e nitidez bem maior que a filmagem, e ao aumentar de hd para fullhd o 3d ele fica com uma qualidade mais parecida a da filmagem, é claro que nem sempre isso é viável, mas no seu caso talvez utilizar texturas mais leves ou configurar o render principalmente configurações de sampling ou antialiasing, renderizar apenas o efeito sem o vídeo de background também deve ajudar a economizar tempo... o negócio é testar as possibilidades mesmo, qual render está utilizando?

    ResponderExcluir
  21. oi fabricio,porreiro teu site.Ando com um problema quanto ao tracking no boujou,fica tudo ao contrario,o frame rate está certo,o pixel ratio tb,as coordenadas penso que tb...que coisa esquisita....
    http://img21.imageshack.us/img21/7552/trackingcomboujoucamera.jpg

    ResponderExcluir
  22. oi fabricio seu siter tem tudo que sonhava um dia aprender ,valeu nota 100000

    ResponderExcluir
  23. gilcelito s paula22 de julho de 2013 09:35

    oi fabricio,gostaria de saber se da pra usar o boujou para imagens estáticas para encontrar a camera e exportar para o 3dmax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilcelito, não, o boujou define a posição e ângulo da câmera utilizando como base o movimento que ela faz, ele não funciona em câmera parada, para isso você deverá utilizar o recurso camera match do 3ds max que ensino no começo deste tutorial: http://www.vfxdofabricio.com.br/2013/07/video-tutorial-camera-tracker.html#.UfCWu421F8E

      Excluir
  24. Oit Fabricio, estou tendo um problema ao exportar a camera. Quando faco o track no boujou fica tudo certo em todos os quadros, mas quando eu exporto a a camera para o max em alguns momentos os pontos saem do lugar estragando a animacao, pensei q fosse problema do programa entao reinstalei ele em outro pc mas ele continua dando o mesmo erro, vc sabe oq possa estar causando isso?
    https://imageshack.com/i/n1dac9j

    ResponderExcluir
  25. Cara poderia me ajudar, acho que não vem ao caso deste tutorial, mas como funciona esse esquema de "formato de imagem" reparei em alguns tutoriais seus que vc não só tem formato de vídeo mas sim os de imagem tb, como de fato isso funciona? sempre vou precisar digamos do primeiro frame em formato de imagem? quer dizer é possível trabalhar em cima do vídeo cru ou sempre vou ter que trabalhar com imagens também? ah e é claro, melhor site e canal de VFX que achei muito obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Queria aprender a colocar um texto por exemplo na cena , mas pra isso precisaria adicionar o plane , selecionar os solve né . x , y , z , origin .. Nesse seu tutorial não teve , poderia me dizer a diferença ? e se poder como é usar o scane , por exemplo : x = horizontal , né ? Ai eu teria que ligar dois pontos na horinzontal em qualquer parte da cana ? Essa é uma das principais dúvida que eu tenho , obg !!

    ResponderExcluir