Criando texturas sem emendas a partir de foto no Photoshop

Geralmente artistas que trabalham tanto com 3d como com 2d necessitam de texturas para dar um acabamento melhor ao seu trabalho, mas nem sempre encontramos boas texturas ou exatamente como precisamos na internet, com esse tutorial simples pretendo ensinar a criarem suas próprias texturas sem emendas a partir de fotos.



Primeiramente tirem uma foto do local onde está a textura que pretendem utilizar, tomem um certo cuidado com o flash para que ele não faça muito brilho na superfície do material, tentem pegar uma boa amostra da textura para que ela não fique muito repetitiva quando colocada lado a lado, para seguir o tutorial recomendo usar a imagem abaixo.

Após salvar em seu computador abra a imagem no photoshop.

O ideal é tirar a foto de frente da textura, mas eu quero mostrar também como resolver o problema da perspectiva, para isso selecione a ferramenta Corte Demarcado ou pressione a letra C e em seguida clique com o ponteiro do mouse no início da área que pretende usar para a textura e arraste até o final como na imagem a seguir.





Com a seleção feita clique no botão Ativar Corte em Perspectiva para corrigirmos a perspectiva da textura, após clicar no botão mude a posição dos cantos da seleção como na imagem abaixo e pressione a tecla ENTER.


Sua imagem deve estar como a seguir
Agora vamos retirar as emendas que ficam na textura quando ela é repetida lado a lado.

Para isso, com a imagem ainda aberta no photoshop selecione o Filtro Deslocamento do programa clicando no menu Filtros > Outros > Deslocamento e aplique valores até as emendas da textura ficarem visíveis na tela.


Agora com a ferramenta Carimbo pressione a tecla Alt, clique em algum local da imagem que não tenha emenda e depois soltando a tecla Alt pinte sobre a emenda até que ela desapareça, essa parte exige um pouco de trabalho em texturas mais complexas como certos tipos de pisos ou texturas compostas.


Para garantir que tenha ficado bom, aplique novamente o filtro de Deslocamento e altere os valores para ver se ainda há emendas, caso haja corrija ela como nos passos anteriores, após finalizar esse processo salve a imagem e ela está pronta para ser usada e poder se repetir lado a lado sem demonstrar emendas.

Para artistas 3d leiam a segunda parte desse tutorial onde ensino a criar um script no photoshop para automatizar a criação dos canais de bump e specular da textura no programa.

Um comentário: