Criando panorama com fotos no Photoshop.

Muitas vezes necessitamos de um background (imagem de fundo) em nossos vídeos, maquetes ou outros trabalhos, mas nem sempre uma simples foto resolve o problema, aí precisamos de uma imagem com um ângulo maior de visualização...

Nesse tutorial mostrarei como juntar várias fotos para se criar uma só em forma de panorama do cenário fotografado, aumentando assim o angulo da visão da imagem para até 360º caso necessário.


Esse processo é mais simples do que parece, é quase todo automático e a maior atenção deve ser dada na hora de tirar as fotos, para isso você precisa se posicionar no centro do cenário e ir tirando as fotos apenas girando sua posição em seu próprio eixo, assim como nas fotos abaixo:

O mais importante é sempre manter partes coincidentes entre uma foto e outra, notem nas fotos que tirei para exemplificar, sempre parte da próxima foto fica registrada também na foto anterior, assim como sinalizei em verde na imagem abaixo.

Após ter tirado suas fotos e passado para o computador, abra o programa Photoshop, e nele clique nos menus, Arquivo >> Automatizar >> Photomerge...

A seguinte janela se abrirá:

Clique em procurar, selecione todas as fotos que fazem parte de seu panorama e clique em Ok.

É sempre bom testar as outras opções de acordo com sua necessidade, mas para o exemplo vamos deixar em Automático, essa opção resolverá a maior parte das panoramas sem necessidade de processo manual, basta clicar em Ok e o programa começará o processo.

Assim que o Photoshop terminar seu panorama será exibido como na imagem abaixo.

Pressione Ctrl+E com todas as camadas selecionadas para mesclar elas em uma só e selecione apenas a parte efetiva de sua imagem, copie ela pressionando Ctrl+C, abra um novo documento e cole a imagem (Ctrl+V).

Prontinho, seu panorama está pronto para ser salvo.

Abaixo o resultado final do tutorial, quanto maior forem as imagens originais, maior será o panorama, a amostra abaixo está com 1024x221px a imagem original do panorama ficou com 8376x1811px, resolução suficiente para um bom zoom em qualquer parte da imagem sem perca nenhuma de qualidade.

Nosso próximo tutorial será de como usar essa panorama para criar um vídeo com o 3d Studio Max, acessem o link clicando aqui.

4 comentários:

  1. Fabrício muito bom ^^
    continue sempre assim compartilhando seus conhecimentos

    ResponderExcluir
  2. Solucionando a mensagem de erro 48: O arquivo ou pasta não existe
    Line 37
    -> $ evalfile(g_StackScripFolderPath + "LatteUI.jsx")

    Tem uma linha errada no arquivo dat da pasta required... abra o .dat ou tw10428.dat no notepad... procure por essa linha
    "$$$/ScriptingSupport/InstalledScripts=Predefinições/Scripts" altere ela para
    "$$$/ScriptingSupport/InstalledScripts=Presets/Scripts"

    salve... problema resolvido... faça isso com o photoshop fechado!!!

    ResponderExcluir
  3. cara vç e bom obrigado por compartinha seus vidios
    com agente ,

    ResponderExcluir