Criar vídeo a partir de imagem panorâmica no 3ds max.

Se você ainda não sabe criar ou para que serve uma imagem panorâmica acesse a matéria "Criar Panorama com fotos no Photoshop", agora para você que já tem sua imagem panorâmica e é usuário do programa 3d Studio Max, vamos transformar nossa imagem em um vídeo e ter total controle sobre a câmera.




Para isso, após ter criado seu panorama abra o 3d Studio Max e crie um plane com dimensões relativas as de sua imagem, caso o plane fique muito grande ou muito pequeno na viewport do programa basta usar a ferramenta Scale para deixar em um tamanho bom de se trabalhar.

Agora abra o Material Editor do programa pressionando a tecla "M" e no canal diffuse do material adicione a imagem de panorama.

Aumente o valor de Self-Illumination para 100

Agora aplique o material em seu plane clicando em Assign Material to Selection, o plane deve estar selecionado, e em Show Standard Map in Viewport para o mapa ficar visível na viewport.

Crie uma câmera pressionando Ctrl+C e com a vista da câmera selecionada pressione Shift+F para que na viewport fique demarcada a visão da câmera.

Ajuste a câmera para que a imagem ocupe toda a visão da mesma e aplique um modificador Bend no plane para que as laterais da imagem fiquem no ângulo certo para a câmera, se necessário aplique mais seguimentos ao plane.

Agora é só animar a câmera a seu gosto, lembre-se apenas de sempre manter a imagem ocupando toda a visão a câmera.

Essa técnica tem suas limitações, mas é muito usada em grandes filmes por grandes empresas hoje em dia. Treinem e façam seus testes para transformar fotos em vídeos também!


Veja como eu usei essa técnica com vídeos clicando aqui!

0 comentários: