Incluindo objeto 3d em ambiente real com o Mental Ray - parte 1


Para acompanhar esse tutorial é necessário ter um nível básico/intermediário em 3d Studio Max e no render Mental Ray, pretendo ensinar a usar e configurar corretamente os shaders do Mental Ray disponíveis no 3ds Max 2010 para unir corretamente um objeto 3d em uma cena real, inclusive respeitando iluminação e reflexos da cena real...



Para esse tutorial utilizarei a imagem abaixo, quem quiser acompanhar com a mesma foto basta clicar sobre ela para abrir em uma resolução maior e salvar em seu computador.

Primeiramente abra o 3ds Max (para esse tutorial é ideal a versão 2010, as anteriores poderão não ter os mesmos recursos).

Pressione "F10" e na aba Common defina o Mental Ray como render em Assign Renderer e feche a janela.















Agora aperte a tecla de atalho "M" e no primeiro slot de material adicione a imagem clicando no botão Get Material e escolhendo a opção Bitmap.


No Slot de baixo escolha o material Environment/Background Camera Map (mi)

Ao lado aplique o Environment/Background Switcher (mi)

E acima clicando no botão Standard adicione o material Matte/Shadow/Reflection (mi)

Agora vamos associar os materiais...
Para facilitar vamos nomear eles de 1 a 4 na ordem de criação:


Agora selecione o slot do material 2 e arraste o material 1 no quadradinho a frente do parâmetro Map do material 2, marque a opção Instance na mensagem que aparecer o clique em OK!


















Siga o mesmo procedimento selecionando o material 3 e arrastando o material 1 para a o parâmetro Background do material 3



















E finalmente com o material 4 selecionado arraste desta vez o material 2 para a opção Camera Mapped Background e dê Ok.

















Com os materiais configurados aperte a tecla de atalho "8" e arraste o material 1 para o campo Environment Map da guai Environment e mantenha a opção Instance selecionada.

Agora feche as janelas do Material Editor e do Environment and Effects, selecione a viewport perspective e pressione "Ctrl+B" para abrir a opção Viewport Background, masque as caixas Use Environment Background e Display Background e clique em ok.

Volte no Material Editor pressionando "M" e com o material 1 selecionado marque a opção Environ em Coordinates, certifique se de que screen esteja selecionado em Mapping, fazendo isso a imagem deverá aparecer na viewport perspective.

Agora crie um plano com alguns segmentos e alinhe o grid da viewport com o chão da imagem, use os segmentos do plano como guia para enquadrar corretamente a cena com a foto.

Use o plano para modelar de forma simples as partes do cenário que receberão objetos 3d e sombras dos mesmos.

Com o plano selecionado abra o Material Editor e aplique o material 4 sobre o cenário modelado.

Agora para testar aplique uma luz do tipo SkyLight na cena, e distribua alguns objetos sobre a área modelada, reinderize e veja o resultado...

Para um resultado ideal deve-se trabalhar na iluminação e sombra dos objetos 3d para que fiquem condizentes com a iluminação real da cena, salvem esse arquivo do 3ds max pois futuramente ensinarei como usar os outros mapas criados e aplicar uma imagem HDRI para criar reflexos e iluminar de forma real os objetos 3d. Espero que tenham gostado desse tutorial e não se esqueçam de comentar!


Parte 2 aqui

64 comentários:

  1. Aí...Muito mlegal velho!

    ResponderExcluir
  2. se o intuito de criar uma superficie para que o skylight gere sombras no objeto vc poderia criar um plane e aplicar um shader mate shadow, não necessita o encaixe perfeito dos planos

    ResponderExcluir
  3. Se o chão do cenário for apenas plano ou pelo menos onde o objeto for ficar não tenha detalhes de superfície aí sim basta criar um plano, agora nesse caso olhe na última imagem como a esfera interage com a guia da calçada, se eu tivesse criado apenas um plano para todo o chão não teria essa interação de sombras e reflexos nos relevos e detalhes do cenário.

    ResponderExcluir
  4. ai sou novato mas gostaria de saber apenas isso(Agora crie um plano com alguns segmentos e alinhe o grid da viewport com o chão da imagem,)
    como faço

    ResponderExcluir
  5. para alinhar o grid você pode criar uma câmera e ir movendo ela até que pela vista da câmera o grid e o plane em 3d estejam na perspectiva mais aproximada da cena real.

    ResponderExcluir
  6. Estou começando com 3d mas já estou adorando seu Site Fabrício, espero que poste muito mais obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Muito show o tutorial!
    tem muito tempo que procurava sobre esse tema.
    vlw muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. cara quando eu aperto o "Ctrl + B" n abre a janela da Viewport Background!!
    ajuda aê pf!!

    ResponderExcluir
  9. dei uma pesquisada melhor aqui e achei um solução!!
    na minha versão do 3ds max o atalo para as configurações da Viewport Background é "Alt + B"
    ou então vc pode ir em ( views > Viewport Background > Viewport Background)
    achei nesse link do 3d1 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14751
    obrigadoo
    aah e parabéns pelo Tutorial!!!

    ResponderExcluir
  10. Fabricio... posso te dizer que sou teu mais novo pupilo e nunca vou dormir antes de dar uma espiada no teu site.
    Meu amigo sinto muito te dizer mas vc É O CARA!!!!
    Grato amigo por tudo.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Deivson por ter encontrado a resposta para sua dúvida e dividir com os demais leitores :)

    Obrigado pela força Thiago :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabricio eu de novo
    Depois de tudo pronto e com os objetos colocados no plane eu apliquei em cada um um CHROME, GLASS e COOPER.
    Queria saber por que meus objetos depois de renderizados ficaram meio transparentes depois de aplicado o Skylight???
    Grato

    ResponderExcluir
  13. Seu cenário ainda não tem um ambiente completo para ser refletido, leia a parte 2 do tutorial que é onde explico justamente como evitar isso.

    ResponderExcluir
  14. fabricio eu só queria agradecer isso que voce ta fazendo aqui no site!! realmente muito bom! parabens

    ResponderExcluir
  15. olá fabricio... onde eu acho o skylight? ... valeu!

    ResponderExcluir
  16. cara eu ainda não entendi como fazer esses planos e deixa los bem angulados com as cenas

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito dos seus tutoriais mas eu nao entendi muito como modelar com o plane, e voce poderia fazer um video sobre isso pois iria ajudar muito, pelas fotos eu nao entendi o que tem que fazer. Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal, na explicação eu foquei em usuários intermediários que já conhecem as ferramentas do programa, mas para quem está começando fica realmente difícil acompanhar assim, respondendo basicamente, a skylight fica junto com as luzes standarts do Max e para enquadrar a cena deve-se criar um plano como referência e girar a viewport com as opções do max até que ele fique na perspectiva correta, assim que eu voltar com os tutoriais refaço esse em vídeo para facilitar :)

    ResponderExcluir
  19. Ola fabricio eu estou esperando desde 2 de janeiro eu voce falou que iria fazer um video explicando sobre o que eu perguntei logo a cima... voce ira fazer mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Olá Matheus, farei sim esse tutorial em vídeo, ainda terão outros na frente mas logo o tuto sai.. hehe abraços

    ResponderExcluir
  21. eu descobri como modlear mas nao cnonsigo colocar na calçado certinho que nem voce mostrou na foto se conseguir me ajudar com outros videos de outros lugares ou site ;D por favor..

    ResponderExcluir
  22. Fabricio eu consegui modelar eu li os comentarios deste post e vi que vc falou para usar a camera para mecher com o grid e dai eu usei para conseguir modelar melhor, mas se der eu ainda gostaria de ter o tutorial e tambem se possivel algumas hotkeys para mecher em cameras, sair delas e etc.. vlw vc é muito bom me ajudou muito;D

    ResponderExcluir
  23. Opa.. que bom que está se saindo bem Matheus, logo teremos esse tutorial em vídeo, agora de imediato, os hotkeys da câmera são Ctrl+C na vista perspective para criar uma câmera nova, tecla C para selecionar a vista da câmera, tecla P para sair da vista da câmera e voltar na perspectiva no mesmo ângulo em que a câmera estava, além de mover a câmera com o mouse você pode mover a vista tela segurando as teclas Ctrl ou Alt, pressionando o botão do meio do mouse o movendo a vista da câmera, ele fará o movimento de pan.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Fabrício voce esta me ajudando muito e acho voce muito bom e esperto ;D

    ResponderExcluir
  25. fabricio sabe quando vc aperta W por exemplo e ai fica umas Setas pra X,Y,Z? entao essas setas sumiram aqui e só da pra mexer pra qualquer direçao me ajuda?

    ResponderExcluir
  26. Olá Matheus, aperte a tecla X que elas devem voltar, se não funcionar volte aqui que procuramos outra solução!

    ResponderExcluir
  27. vlw fabrício vc e d+ e seu site também

    ResponderExcluir
  28. Fabrício, primeiramente gostaria de agradecer pelo tutorial, excelente, mas estou tendo problemas na janela material editor, não estou conseguindo visualizar esse quadradinho no map do slot 2, pois a janela esta estreita e não consigo expandi-la, se tiver uma dica agradeço desde já.
    abraço.
    daniel

    ResponderExcluir
  29. Olá Daniel, muito estranho, este quadrado fica na frente de Browse... a janela de materiais não é redimensionável na largura por isso não consegue expandir ela, mas deveria aparecer o quadrado... nos outros slots como no 3 e 4 o quadradinho aparece como no tutorial?

    ResponderExcluir
  30. Fabricio, primeiramente obrigado pela atenção, mas nos outros slots tambem não aparecem e o botão browse do maps fica cortado pela metade.
    Como poderia te mandar uma imagem da minha tela para você?
    Daniel

    ResponderExcluir
  31. Olá Daniel, tire um print e envie para contato@vfxdofabricio.com.br que tentamos resolver isso!

    ResponderExcluir
  32. ola fabricio eu gostaria de saber como eu posso fazer uma animacao, nao como se fosse uma foto que nem esse seu tutorial, que a camera mexa e tal, mas eu nao sei como e se o plane mexe junto ou se tem que ficar modelando ele conforme os frames voce poderia me ajudar ? vlw te mais
    pode ser com videos do youtube outros canais se possivel ou escrevendo msm queria aprender a animar um cenario sabe com a cam por exemplo vlw te mais ;D

    ResponderExcluir
  33. Olá Matheus, para isso você deve aprender a fazer camera Track que é passar o movimento de uma câmera real para uma virtual, existem vários tutorias sobre o tema aqui no site, basta clicar no link.

    ResponderExcluir
  34. fabricio ensinar com faz o camera track porque toda vez que coloco o plano mexer junto com a camera

    ResponderExcluir
  35. Olá Antônio, clicando aqui você encontrará diversos tutoriais de camera track que já fiz para o site.

    ResponderExcluir
  36. e no 3d max 2012 que nao tem o matte/shadow/reflection??? como fazer?

    ResponderExcluir
  37. Olá Anônimo, tem sim, é a versão que utilizo atualmente, certifique-se de que está com o render Mental Ray habilitado.

    ResponderExcluir
  38. aai cara meus parabenss, aprendi o que eu queira mesmo, e pretendo me especializar nessa área de modelagem 3D, de animação..
    Me adiciona no msn- dudu1002009@hotmail.com
    Ou manda um email slá!

    Vlw!

    ResponderExcluir
  39. Olá...

    consegui seguir todos os passos do tutorial e funcionou muito bem... porem quando reiderizo parece algumas menssagens de erros e o backgroud do solo fica preto...

    o que posso ter feito de errado?
    janela de erro:

    API 0.0 96 MB error 301099: while defining texture "\\BA-226741\Public\C L I E N T E S\SIHRBES\4229 - Viva Bem - Campanha Lançamento\18 - Memorial Via Gastronômica\Arquivos Fornecidos\Fotos Via Gastronômica\IMG_0964_02_jpg|FileTexture": failed to open texture file \\BA-226741\Public\C L I E N T E S\SIHRBES\4229 - Viva Bem - Campanha Lançamento\18 - Memorial Via Gastronômica\Arquivos Fornecidos\Fotos Via Gastronômica\IMG_0964_02.jpg
    IMG 0.0 96 MB error 101003: ...\Arquivos Fornecidos\Fotos Via Gastronômica\IMG_0964_02.jpg: can't open file for reading (No such file or directory)
    MSG 0.0 96 MB warn : \\BA-226741\Public\C L I E N T E S\SIHRBES\4229 - Viva Bem - Campanha Lançamento\18 - Memorial Via Gastronômica\Arquivos Fornecidos\Fotos Via Gastronômica\IMG_0964_02.jpg: Image format not supported by mental ray. Translating the image as raw data (slower and more memory consuming).

    se puder ajudar... vou tar online no seu site o dia todo

    ResponderExcluir
  40. Olá Bruno, esses erros são referentes as imagens que está usando: IMG_0964_02.jpg essa imagem não est´sendo suportada pelo Mental Ray, ela pode estar em uma resolução maior do que a memória de sua máquina aguenta, corrompida ou com algum outro problema, tente abrir a imagem no photoshop verificar a resolução dela se não está maior que o necessário e se ela está em RGB, tenta salvar em PNG no lugar de JPG e substituir ela onde está sendo utilizada no 3d... se não resolver experimente uma imagem diferente no lugar só para ter certeza que o problema é só com essa imagem.

    ResponderExcluir
  41. bom dia Fabricio...

    diminui a resolução das imagens... e tbm converti em png... mesmo assim não funcionou... mas achei uma solução... coloquei skyportal em vez de daylights parou de dar o erro e tbm apareceu o background... mas mesmo assim obrigado... pois o tutorial foi muito bom... vou para a parte 2 do tutorial agora... obrigado e parabens

    ResponderExcluir
  42. Blz Bruno, luzes podem ser motivo de erros estranhos tbm.. parabéns pela solução e bons estudos!

    ResponderExcluir
  43. Fabricio muito bom cara esse tuto ta min ajudando muito esses seus toturias e queria saber se vc pode min ajudar com a iluminação photometric porque tou tendo muitos problemas com esse tipo de iluminação por favor min ajude

    haa e paranes pelo otimo trabalho q vem fazendo
    muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  44. Obrigado Anonimo, que tipo de problemas você tem?

    ResponderExcluir
  45. Fabricio, ótimo tutorial, bem esclarecedor. Estou com um problema no max 2012 que nunca aconteceu nas outras versões que tive. quando coloco o Background, ele se enquadra á viewport e não ao tamanho da camera (safe frame). Se souber me ajudar agradeço.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  46. Olá Tulio,
    Verifique se você está com o Show Safe Frames ativado pressionando Shift+F ou clicando no nome da viewport (ex: Perspective, front, Camera01) e em Show Safe Frames. Feito isso se a resolução da saída do render for o mesmo formato do bg ele deve ficar com o aspecto correto na viewport.

    ResponderExcluir
  47. ei o meu max 3d é versão 2012 sempre que aperto "M" não aparece a opção para puxar a imagem para o programa o que faço?

    ResponderExcluir
  48. Olá Anônimo, ao apertar M é para exibir a janela do material editor, você também pode acessar ela através do menu Rendering >> Material Editor >> Compact Material Editor.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Fabrício, gostaria primeiramente
    de parabenizá-lo pelos seus excelentes tutoriais,
    na minha opinião, dentre os sites gratuitos
    de tutoriais sobre CG em português no Brasil
    o seu é sem duvida o melhor.

    ResponderExcluir
  50. Fabrício, Não sei criar um plano com alguns segmentos. Será que poderia mim ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. amigo quando eu tento renderizar aparece erro creating bitmap. o que faço ?

    ResponderExcluir
  52. Olá Daniel, para poder ajudar preciso de mais detalhes do erro, envie um print da mensagem para o e-mail contato@vfxdofabricio.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá, Fabrício, td bem?! Sou novato no 3Ds max. Estou com um pequeno problema: Ao abrir a imagem no material editor, bitmap, dá erro quando o mental ray renderer esta selecionado mas, dá certo com o scanline. Em que será que estou errando?

    ResponderExcluir
  54. Respostas
    1. Olá Claudio, verifique se sua imagem está em RGB e qual a extensão dela? Nunca aconteceu comigo um erro assim.

      Excluir
  55. Olá Fabrício, estou usando a imagem do tutorial, a extensão é JPEG resolução 1024 x 768, eu até mudei a resolução do arquivo para 800 x 600 e a extensão para PNG mas, não resolveu. Será que só funciona com imagem HDRI? Obrigado pela atenção e seus tutoriais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, muito estranho, a imagem que está aí para download é exatamente a mesma utilizada no tutorial e não deu erro algum, envie um print do erro que está dando.

      Excluir
  56. Legal Fabrício parabéns!
    Mais os Teapots que criei ficam transparentes, o que pode ser?

    Obg!

    ResponderExcluir