Exportanto track do Boujou para o 3d Studio Max


O Boujou ou outro programa de track é indispensável para qualquer produtora ou qualquer um que queira aplicar efeitos de forma correta e precisa em seu projeto, mas os programas de track por si só não fazem efeito nenhum, eles apenas lêem movimentos de câmeras, objetos ou pessoas, para usufruir desses movimentos capturados e com base neles criar os efeitos, precisamos de outros programas trabalhando em conjunto com eles, mas quem sejam compatíveis com seus dados.

Nesse breve tutorial vamos aprender a exportar corretamente a câmera criada no programa Boujou para o 3d Studio Max, para fazer seu track acesse esse tutorial, após ter sua cena com o solver pronto no Boujou nós vamos prepará-la para o programa em que iremos mexer, no caso o 3ds max.
Para isso abra o menu Edit do Boujou e clique na opção Preferences.

Agora abra o menu 3D Display e clique na opção Preferred Camera Orientation, escolha dentre as opção abaixo a opção Z-up, Y-forward (desconsiderem a opção escolhida na imagem), essa opção muda o modo do boujou de trabalhar com as orientações para a mesma forma que o 3ds trabalha, sendo assim evitará que ao importar sua cena ela venha de ponta cabeça ou desalinhada no 3ds

Selecione alguns pontos de solver em sua cena que correspondem com o chão do ambiente na filmagem.


Na Toolbox do programa clique no botão Scene Geometry.
Ainda com os solvers selecionados, clique no botão Add Coord Frm Hint no menu Scene Geometry que se abriu.

Agora exatamente nessa ordem, marque a opção x-y plane no menu Type, para definir que os solvers selecionados formam parte do chão da cena, ou seja, dos alinhamentos x e y do cenário, clique em Connect to selected para conectar os solvers à opção anterior e clique em Update Coord. Frame.

Vai dar a impressão de que nada aconteceu, mas ao fechar a janela e selecionar a vista 3d verão que os solvers selecionados estão perfeitamente alinhados com o grid da cena.

Agora pressione a tecla F12 para abrir o menu Export Camera do boujou , em Filename escolha onde irá salvar o arquivo, em Export Type escolha 3d Studio Max, mude o valor de Scale Scene By para 10.0000 e clique em Save.

Agora abra o 3d Studio Max e vamos importar o track criado, ao exportar do Boujou para o 3d Studio Max o track vem em forma de script, então escolha no menu Max Script a opção Run Script, selecione o arquivo criado anteriormente pelo Boujou ao exportar o track e clique em Abrir.

Prontinho... a câmera e todos os pontos de solver para referência já estão na cena e perfeitamente alinhados com grid do 3ds max.

Para exportar em outros formatos siga o tutorial porém alterando onde necessário para que o arquivo saia do Boujou com a mesma orientação do programa que irá recebê-lo posteriormente, espero que esse tutorial tenha sido útil e não se esqueça de comentar e tirar suas dúvidas.

27 comentários:

  1. Eu nao sei que programa é esse fabricio , mas é a mesma coisa do after effects? vc disse q sempre precisaremos de um programa de track, after effects pode ser um de track ? abraços

    ResponderExcluir
  2. No After Effects tem ferramentas de tarck muito úteis, inclusive tem um programa chamado Mocha que funciona junto com o After para se criar tracks mais complexos dentre outras coisas, mas o after por si só não pode ser considerado um programa de track como o Boujou, com o Boujou você faz a leitura de toda a cena gravada e ele recria os pontos de track em um espaço 3d para ser exportado para outros programas inclusive para o After Effects, mas programas exclusivos de track só são necessários quando não der para fazer a captura de movimento da cena em programas de composição mesmo, resumindo... para a maioria dos tracks básicos o After dá conta.

    ResponderExcluir
  3. Olá realmente seus trabalhos são muito bons, sempre gostei desta area sempre fui apaixonado por efeitos especiais, comecei a estudar 3ds max, after effects, photoshop, e agora o boujou, que conheci através do seu site e de seus trabalhos, por esse motivo estou mais animado em aprender e desenvolver animações e efeitos como os seus, tenho feito alguns video clips musicais mas sem nenhum efeito quero aprender esses recursos para melhorar os clips, são clips caseiros feitos para amigos mas com eles quero adquirir conhecimento para quem sabe um dia fazer algum filminho kkkk, mas então tenho mexido muito no boujou e no 3dsmax segui seus tutoriais e exporto normalmente para ele mas to com uma duvida terrivel aqui, quando exporto para 3ds max, eu fico totalmente perdido com aquele monte de pontinhos não consigo ter noção de onde esta o chão da cena, ou prédio as janelas, como posso colocar algum personagem 3d na cena apenas tendo como referencia esses pontos poderia me ajudar nesta questão? e tb não entendi qual a importancia do procedimento de "Add Coord Frm Hint" não compeendi muito bem em quais asos devo faze essa lincagem em quais lugares da cena? poederia me esclarecer nesses pontos obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Alberto, obrigado pela participação no site!
    Assiste esse vídeo tutorial que fiz para entender melhor, o Add C From Hint é usado para alinhar os pontos com o grid da cena, ou seja deixar o chão do cenário no lugar do chão no 3d, no vídeo dá para entender melhor...

    http://www.vfxdofabricio.com.br/2010/11/track-basico-com-boujou-video-tutorial.html

    Depois que os pontos estiverem no 3ds max siga esse tutorial:

    http://www.vfxdofabricio.com.br/2010/03/incluindo-objeto-3d-em-ambiente-real.html

    Aí você terá o cenário real de referencia para colocar seu personagem 3d na cena, basta colocar seu vídeo de background e visualizar pela câmera criada do boujou, aí os pontos se encaixarão no vídeo nas partes certas... em breve um novo vídeo tutorial detalhando mais como agir após importar os pontos no 3ds max...

    ResponderExcluir
  5. Ahhh agora sim agora entendi legal, é só colocar o video de fundo que fica perfeitamente enquadrado na cena os pontos, blz agora da pra ter noção de onde colocar os objetos kkkk, deixa eu te fazer uma pergunta onde foi que vc aprendeu a mexer no boujou qual site? porque ja procurei no google por tutoriais dele e não achei nada, parece que só vc tem tutoriais assim. mas pelo que vi até agora ele não é um programa muito complicado ou estou errado? existe mais recursos neste programa que ainda não foi comentado por você? se tiver passa pra gente ai o que mais este programa pode fazer por nossas animações valeuuu abraço.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu aprendi sozinho mesmo por falta de material na internet, por isso estou disponibilizando um pouco do que sei para ajudar quem está com a mesma dificuldade que eu tive no começo, o programa não é muito difícil não para fazer coisas mais simples, ele complica de acordo com o que tentar fazer nele como uma captura de movimento facial ou de vários objetos com movimentos diferentes na mesma cena, aos poucos vou mostrando pra galera como usar os programas em diferentes situações...

    ResponderExcluir
  7. Eae amigo queria saber como incluir uma animação em 3d.Numa cena não a animação parada,uma em movimento, andando Exemplo: Pessoa, Robo, Animal,carro.Pelo que eu vi no seu tutorial você usou um texto em 3d, eu quero aprender a faze uma trajetora para o 3d andar no espaço do video rel.

    Se voce não entendeu veja esse video

    http://www.youtube.com/watch?v=EcLcCKN501w&feature=related

    Se voce não souber eu compreendo, mas se caso souber ou descobrir posta o tutorial aqui serei muito grato.

    Desculpe pelo português horrivel.

    ResponderExcluir
  8. É o mesmo processo, basta você animar o objeto 3d que queira colocar em cena, pode animar ele direto na cena tendo ela pré modelada como referência de espaço...
    Se não souber animar um objeto em 3d, de uma estudada nas ferramentas de animação do 3ds max, como criar os key de rotação e translação, animar uma pessoa é bem complexo, aconselho a começar com objetos mais simples...
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Vlw amigo, decha eu ver se entendi e so animar o objeto com o video ja rastreado pelo boujou no caso de filmagem a mão livre, eu animo ele no 3ds max.Esta certo.

    ResponderExcluir
  10. AMEI ESTE TUTO! AGORA QUERO VER EM Q PROJETO UTILIZAREI TAL FAÇANHA!

    ResponderExcluir
  11. Estou com um problema q parece bob mas passei uma tarde e não consegui resolver. exportei tranquilo meu projeto do boujou para o 3ds max porém quando abri o 3ds max e fui na aba maxscrip>run script ele dá um erro dizem como se o arquivo não existisse, po´rem existe, já mudei de diretório e nada resolve. alguem sabe resolver. agradeço aí. aa muito show o site fabricio parabéns encontrei o site a umas 3 semanas e já sou um leitor fanatico do site vlw abração

    ResponderExcluir
  12. ele abre um caixa de código e diz que o erro está na linha do "if ( doesfileexist filename ) then"

    filename = "C:\Program Files (x86)\Vicon\boujou 5.0\docs\BG.avi")
    if ( doesfileexist filename ) then
    (
    bitmap = openBitMap( filename )
    bitmap.numframes = 815
    setAsBackground bitmap
    setBkgImageAnimate true
    setBkgImageAspect #output
    setBkgFrameRange [0, 815, 1]
    setBkgStartTime 2
    setBkgSyncFrame 0
    )

    ResponderExcluir
  13. Olá, assista o vídeo tutorial Exportando Track do Boujou para 3ds Max que nele ocorre o mesmo problema e eu passo a dica de como resolver, obrigado por acompanhar o site!

    ResponderExcluir
  14. aew fabricio vlw pela dica funcionou legal amno parabéns ao site.

    ResponderExcluir
  15. Eae. Tem como exportar do boujou para sony vegas?
    Vlw

    ResponderExcluir
  16. Olá Anônimo, que eu saiba não, o Sony Vegas não trabalha nativamente com track (capturas de movimento) pois é um programa de edição de vídeo e não de composição.

    ResponderExcluir
  17. Beleza?

    É o Bruno, falei contigo em outro tópico sobre a camera que eu havia comprado, ha uns dias atras.

    Pois bem, eis meu primeiro Tracker. veja o que acontece:

    Estou fazendo este Track no Boujou com o Target Track.

    Não sei o que faço de errado pois quando passo para o 3ds max 2012 os Teapots ficam balançado em cima das marcações.

    Eles balançam pouco, mas se notarem la nos 10 segundos, eles balançam mais.


    http://www.youtube.com/watch?v=ozTLj_0CrjE&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruno,
    Aparentemente o track está 1 quadro adiantado, veja como no primeiro frame da animação os teaports estão fora do lugar, selecione sua câmera e mova todos os quadros de animação dela exatamente 1 frame para trás, deve resolver.

    ResponderExcluir
  19. Não consegui a hora de exportar pro 3d max, não aparece e fala q tem um erro no destino do video.

    Preciso de ajuda tchau e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, dê uma conferida nos outros tutoriais do Boujou, em alguns em vídeo eu ensino a resolver esse e outros problemas, é melhor ver do que falar :P

      Excluir
  20. Olá Fabricio, meu nome é Danilo. Deixa eu te perguntar, caso eu queira fazer esse track e exporta-lo para o after effects, você sabe qual é o eixo que o after effects usa no "3d" dele?
    E Tambem, o mais importante, o tamanho da cena. Obrigado amigo,
    Sei que o After tem programas para isso, que é o caso do Mocha, porem eu queria usar o boujou tambem. Não sei... mas prefiro o boujou

    ResponderExcluir
  21. Olá Danilo, em qual formato pretende exportar para poder importar no After? O eixo de profundidade do After é o "z", mas o boujou não foi criado para se trabalhar facilmente com o After, poderá encontrar algumas dificuldades.

    ResponderExcluir
  22. Olá Fabrício, tudo bem com você? Meu prezado, só para você ter uma idéia da ousadia deste que vos escreve; tenho 71 anos de idade, e nunca deixei o hábito de me envolver com tecnologias cada vez mais modernas. Pois, bem. Gosto muito de técnicas de som, tipo, técnicas de sound forge, e no início de 2011 comprei através da Render, dois DVDs: "3ds Max 2010 Técnicas de Modelamento de Personagens", e um "3ds Max 2010 Configuração e animação de Personagens". Moral da história; até hoje não pude criar nada, pelo fato de não possuir um programa que eu possa desenvolver as minhas idéias. Hoje, descobri a existência do prezado Fabricio e alguns dos seus talentos; por favor, você pode me dá uma dica de como eu praticar essas técnicas? e até mesmo englobando os teus ensinos?

    Meu e-mail: jagbi@ig.com.br

    Grato,
    John Albert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John, te enviarei um e-mail em breve com o que puder ajudar. Abraços e bons estudos :)

      Excluir
  23. Olá Fabrício, meu xará tudo bem?
    Amigo, quando vou exportar pro max, o programa trava. Já viu isso acontecer? Tem alguma dica pra me dar?
    Obrigado pela atenção,

    Abs

    ResponderExcluir