Incluindo objeto 3d em ambiente real com o Mental Ray - parte 2

Vamos agora a segunda parte do tutorial de integração de objeto 3d em cena real com o Mental Ray, para acessar a primeira parte do tutorial clique aqui, vamos continuar de onde paramos e ver qual a utilidade dos demais mapas que criamos nessa primeira parte.





Crie uma esfera na cena a aplique nela um material cromado, como por exemplo o Arch & Design (mi) e escolha em Templates a opção Chrome.

Aplique o material na esfera, reinderize e veja o resultado.

Como percebemos a esfera refletiu apenas o que modelamos do cenário e aplicamos o material Matte/Shadow/Reflection, já o fundo do cenário, por se tratar de uma imagem plana não foi refletido, e é aí onde iremos utilizar o shader Environment/Background Switcher criado no primeiro tutorial.

Com este shader podemos escolher duas imagens, uma que será reinderizada de fundo, da qual já aplicamos a foto na primeira parte do tutorial, e outra imagem que servira para ser refletida nos objetos reflexivos da cena, para essa imagem vamos aplicar ou uma panorama, que pode ser feita clicando aqui, no caso um panorama do cenário real onde quer se aplicar o objeto 3d seria o melhor a se fazer, pois o objeto passaria a refletir o que realmente tem na cena real, mas poderemos usar também uma imagem HDR mais ou menos coerente com a cena como farei a seguir, para aplicar a imagem no lugar correto, selecione o material Environment/Background Switcher e em Environment/Reflections escolha bitmap e selecione a imagem que pretende usar.


Caso for usar uma imagem HDR a imagem ao lado aparecerá, ajuste o valor de White Point para ajustar a emissão de luz da imagem, assim se usada em conjunto com a Skylight ela servirá também para iluminar a cena, ajustando os valores tudo o que você queria mais claro na imagem deverá ficar da cor rosa no gráfico.











Nas propriedades da imagem, em coordinates marque a opção Environ e escolha no menu Mapping a opção Spherical Environment.

Agora basta pressionar a tecla de atalho "8" do teclado para abrir o Environment and Effects e arraste o material para o botão Environment Map, marque a opção Instancie e clique em ok.

Agora reinderize novamente a cena e veja o resultado

A partir de uma foto aplicada no canal Environment/Reflections do mapa, nós criamos um cenário para os objetos refletirem, se o seu resultado não ficou satisfatório refaça o tutorial e estude com precisão cada etapa alterando valores para conhecer como funciona cada parâmetro dos materiais, assim que obtiver um resultado satisfatório teste a cena com outros objetos de texturas diferentes se divirta com as possibilidades...



20 comentários:

  1. Brother essa parada é muito namoral ... isso explica muitas cenas de filmes chocantes

    véio ... tá de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Mandou muito bem cara! Nem sonhava em como fazer isso. Valeu mesmo e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Pronto Fabricio! Eu queria fazer algo assim!
    O nome no video com o track bem legalsinho só que toda vez que eu uso o boujou e exporto para o 3ds ele da erro, mas ai deleto parte do script como vc disse e aperto CTRL + E e pronto ele começa a carregar, só que quanod acaba não esta aparecendo nada.
    O que deve ser, gostaria de fazer um texto em 3d no video
    http://www.youtube.com/watch?v=YD3l7iTKwFg

    ResponderExcluir
  4. Olá Francis, aqui no site eu ensino duas formas de fazer isso, com o Boujou e com o After Effects, seguem os links:
    After: http://www.vfxdofabricio.com.br/2010/12/track-basico-com-after-effects-video.html
    Boujou parte 01: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/01/track-basico-com-boujou-video-tutorial.html
    Boujou parte02: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/01/track-basico-com-boujou-parte-2.html

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom fabricio, esses tutorias ajudam muito para que ta começando nesse ramo, sou do interior de Mato Grosso e estou começando agora...
    Valeu mesmo por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabrício Rabachini. Admiro muito vc e sua extrema inteligência. Vc é um gênio cara e manda ver mesmo. Adoro o seu blog. Vc escreve super bem, palavras simples mas com uma lógica matemática fora do normal. Gostaria de te convidar para vc participar mais ativamente do site 3d1. O endereço é esse: www.3d1.com.br/ . Adoro todos os seus tutoriais, de verdade. Gostaria se não fosse pedir muito, que vc poste estes mesmos tutoriais aqui lá na 3d1, para que o pessoal de lá possa aprender um pouco com vc também. Um grande abraço Fabrício. Muito sucesso, saúde, felicidades e muito amor na sua vida...vlws!! Te encontro lá na 3d1!! Parabéns, continue sempre assim.

    Danilo V. Sarmento
    www.3d1.com.br
    www.tresd1.com.br
    Teresina-PI

    ResponderExcluir
  7. Olá Danilo, obrigado pela força!
    Eu visito todo dia o 3d1 para ver as notícias, não participo ativamente do fórum nem postos os tutoriais lá pois, além da falta de tempo, na maioria deles tem marca d'agua com o endereço de meu blog, esse em especial não tem, então assim que der vou seguir sua dica e postar lá :)
    Obrigado por participar do site e tudo de bom pra ti também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Fabrício sou seu fã cara, Queria muito aprender mais e tenho um projeto de fazer um seriado. queria muito entrar em contato com vc. meu email é joatansena@hotmail.com.
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  9. Olá Joatan, você pode entrar em contato comigo através do e-mail contato@vfxdofabricio.com.br me envie um e-mail e fale mais de seu projeto :) abraços

    ResponderExcluir
  10. Fabricio, eu queria muito aprender como recriar o um cenário no 3ds max para servir de reflexo.
    Exemplo, eu faço um filmagem onde eu quero colocar um carro, mas o material do carro reflete o ambiente, eu tentei colocar imagens em volta e embaixo do carro para simular o cenário, mas não deu certo. você tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  11. Olá Hene, segue esses meus tutoriais que são justamente sobre isso: parte01 e parte 02

    ResponderExcluir
  12. oi fabrício?? blz com vc cara??
    eu me chamo erivaldo Sena de manaus!!
    queria saber como faço pra por texturas nos meus objetos em 3d! para ficar bem realista!
    ex: uma asfalto ( detritos ) quero deixa-lo bem parecido com o da sena real!! e ate agora não sei!!
    faço tudo correto ( pelo menos eu acho / rsrs )
    e quando renderizo a imagem!! fica como se fosse desenhos!!!
    vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  13. Olá Erivaldo, o realismo na computação gráfica é uma das coisas mais difíceis de se conseguir, pois depende de muitos fatores como modelagem, textura de diversos canais corretamente, como difuse, bump, normal, etc... criação do shader de cada material, saber como funciona a luz, reflexos e refração na vida real, dentre muitas outras coisas, é a união de todas as técnicas de render... Mas se possível me mostre uma imagem de exemplo que tenha feito e que o resultado não lhe agradou, me diga o render e luzes que utilizou que tento te ajudar a melhorar... Abraços!

    ResponderExcluir
  14. ola amigo onde concigo esse mat Arch & Design.. no meu 3d max 2012 nao tem ele..agrade

    ResponderExcluir
  15. No 3ds max 2012 não tem o Arch & Design?

    ResponderExcluir
  16. Olá Daniel, esse tutorial foi criado utilizando o 3ds Max 2012, tente verificar novamente no local correto.

    ResponderExcluir
  17. gostei fabricio !!! muito bom mais só que o seguinte assim que aplico o Environment/Background Switcher no background do teclado númerico " 8 " no viewport fica tudo preto mais na renderização mostra tudo certo , ja dei uma olhada apertando Alt+B e não é la o erro nao! Porque assim que aplico o Environment/Background Switcher meu viewport fica preto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hicaro, o problema está no Alt+B mesmo, esse material não é suportado para preview na viewport, então ao pressionar Alt+B você deve desmarcar a opção Use Environment Background e habilitar a imagem manualmente através da opção Use Files.

      Excluir
  18. Fabricio tenho aprendido muito com seus tutoriais, mas nesse deu um problema que nao faço ideia de como resolver. Sou novo em 3D Max e queria saber porque nao esta aparecendo minha imagem no viewport mesmo seguindo seus comandos. Se puderes responder queria muito. Segue meu e-mail dsmjob@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, explique melhor exatamente em qual etapa do tutorial isso acontece, veja se a resposta da dúvida acima não lhe ajuda, e vamos manter contato por aqui para que a solução de sua dúvida possa ajudar outros leitores.

      Excluir