Making of/teste - Track Manual no 3d Studio Max


Muitas vezes, da forma tradicional, é impossível capturar o movimento de objetos específicos, rápidos e com movimentos aleatórios, como no caso capturar o movimento da mão de um personagem para incluir um objeto 3d nela, normalmente nesse caso grandes estúdios capturam o movimento do ator com marcações, programas e filmadoras caríssimas, coisa que nem todos tem acesso. Uma alternativa é fazer manualmente a captura de movimento como fiz em meu vídeo do Motoqueiro Fantasma, para exemplificar melhor fiz um vídeo simples onde precisei capturar o movimento de minha mão para incluir digitalmente um bastão nela.

Para isso coloquei a filmadora em um tripé e "atuei" imaginando que eu estava realmente com um bastão na mão fazendo várias manobras.

Após importar a filmagem como background no 3ds max, quadro a quadro do vídeo eu fui posicionando um objeto de referência em cima de minha mão com o Set Keys ligado para ir criando quadros chave desse objeto e gravar a animação que eu estava fazendo, primeiramente nos eixos "x" e "z", e depois no "y" que é a profundidade onde no caso do vídeo ser gravado de apenas um ângulo não temos uma visão exata do quanto próximo ou distante o objeto está da câmera, essa é parte mais trabalhosa e que exigirá uma atenção especial, depois de pronto o movimento do objeto devidamente alinhado com minha mão eu também animei a rotação dele primeiramente condizente com a de minha mão, mas depois fiz os ajustes necessários para que o bastão agisse corretamente.

Essa é a trajetória completa de minha mão em todos os ângulos durante o vídeo, cada quadradinho branco foi um quadro chave que criei para reposicionar o objeto, clique na imagem para ampliar.

Com o movimento pronto bastou criar objeto em 3d e linkar ao objeto de referência que usei para capturar o movimento de minha mão, agora ambos os objetos farão o mesmo movimento, alguns ajustes serão necessários, mas com paciência o resultado pode ser bem agradável.
Feito os ajustes finais de animação e iluminação eu reinderizei o vídeo e passei para um programa de composição para apagar as partes em que o bastão não deveria aparecer.

Agora foi "só" incluir movimentos de câmera, ajustar as cores, fazer a edição final, colocar um som e segue logo abaixo o resultado final desse teste.


7 comentários:

  1. belissimo trabalho!!!!
    poderia fazer um video tutorial desse
    trabalho.
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. como importo um video para o 3dsmax???
    por favor Fabricio me ensina

    ResponderExcluir
  3. Fabrício, por favor, especifique as ferramentas usadas no Max. Por exemplo: como importar o vídeo para background, o uso da linkagem (no movimento da mão) e como incluir bastão. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Para add o vídeo como background eu ensino neste tutorial a partir dos 2 minutos e meio, para posicionar o bastão com o objeto que usei de referência foi um link simples, aconselho a estudar as ferramentas de link do 3ds max pelo próprio help do programa, todo o movimento do bastão é feito de modo manual assim como exibi no making of.

    ResponderExcluir
  5. pow se eu fizesse um quarto do que ele faz pra min ja tava bom

    ResponderExcluir
  6. como q eu faco para fazer um track manual
    o que vc fez no 3ds max

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, assim como eu apresento no making of, você deve criar um objeto 3d que sirva de referência e animar ele quadro a quadro sobre o objeto real... é um trabalho bem manual mesmo.

    ResponderExcluir