Track no boujou Intermediário – Trabalhando com máscaras

Muitas vezes quando vamos fazer o track de uma filmagem, ou seja, capturar o movimento da câmera ou de um objeto da cena, algumas coisas atrapalham e podem prejudicar muito o resultado final do trabalho, como por exemplo, a filmagem de uma avenida onde se queira capturar o movimento da câmera, mas tem carros passando por todas as direções. Programas de track têm uma opção para excluir ou isolar um objeto da leitura do movimento da cena, são as máscaras, e usando o programa Boujou que pretendo ensinar esse recurso.



Abra o programa e importe sua filmagem que tenha um objeto atrapalhando na hora do programa fazer a leitura do movimento da cena, para isso clique no botão Import Sequence da Toolbox, os procedimentos básicos para o track eu já expliquei em um tutorial anterior que pode ser acessado clicando aqui.















Após configurar corretamente os parâmetros do programa localize em qual ou quais partes do vídeo tem algo que possa atrapalhar na leitura do track, no meu caso eu propositalmente coloquei a mão na frente da filmagem, mas eu quero capturar apenas o movimento da câmera, e se eu mandar fazer o track com minha mão na cena o resultado será o seguinte:

Notem como ao fundo o programa faz a leitura da câmera com base no movimento da cena, mas em minha mão é feita uma leitura do movimento dela criando assim pontos que divergem do movimento da câmera, e na hora de criar o solver, que é converter a leitura em uma câmera virtual, o programa irá levar em a leitura dos pontos errados em consideração e tentará compensar essa divergência de movimento ou criando várias câmeras de solver, uma com cada trecho do vídeo em que o movimento é alterado, ou fazendo uma leitura errada do movimento da câmera real criando assim um track que não "casará" com o movimento real da câmera.

Para resolver esse problema deveremos dizer ao programa o que ele pode e o que ele não deve levar em consideração na hora da leitura dos movimentos.

Na caixa de ferramentas lateral do programa localize a ferramenta Add Poly Masks.













Agora vá clicando em volta do objeto até fechar a seleção dele, notem que ao fechar a seleção a mesma se torna verde e opaca, nessa área verde o programa não irá fazer a leitura do track, faça isso em uma parte da filmagem que o objeto mais aparece por completo na cena, não crie pontos demais e nem de menos em torno do objeto, pois com esses pontos criados você os adaptará durante toda a aparição do objeto pela filmagem.

Na Timeline expanda o menu Mask e veja que uma chave foi criada no quadro em que você desenhou sua máscara em torno do objeto.

Agora com as setas do teclado para frente e para trás percorra todo o seu vídeo e vá ajustando a mascara sempre que parte de seu objeto sair fora dela, a mascara pode ser ajustada pelo controle de rotação, escala e movimento que aparece no centro dela, pelos pontos criados por você ao desenhá-la ou pelas linhas entre os pontos, sempre que mover em algum desses controles da máscara um novo quadro chave será criado na timeline e a máscara se moverá automaticamente na intermediação de dois quadros, ao criar um quadro o contorno da máscara fica sólido, e quando ela não está em nenhum quadro criado por você ela ficará com o contorno pontilhado.

Assim que terminar percorra todo o vídeo para ter certeza que cobriu o objeto durante toda a filmagem, agora basta clicar em Track Features e dar Start, notem como o programa irá considerar apenas a parte da filmagem que não estiver com a máscara.

Para uma melhor visualização a máscara poderá ser ocultada através do menu Overlays simplesmente desmarcando sua visualização, isso não excluirá a máscara e ela continuará sendo considerada na hora dos cálculos, para voltar a visualizar as máscaras clique novamente na caixa para reativar a visualização de máscaras.

Caso sua intenção seja isolar um objeto da cena para que apenas ele seja levado em consideração pelo programa, basta seguir esses mesmos passos com sua máscara em cima do objeto, e ao terminar que manuseá-la para cobrir o objeto durante toda a filmagem, basta clicar com o botão direito sobre a máscara e escolher a opção Invert Mask.

Assim todo o restante da cena fica com a cor esverdeada e a máscara se torna a única parte da cena onde o programa fará a leitura do movimento.

Espero que esse tutorial tenha sido proveitoso, façam seus comentários...

4 comentários:

  1. Faltou o download deste video da tua mão pois não tenho nenhum pra praticar e muitos ja passaram por isso também... e isso frusta e brocha o aprendizado home!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma duvida sanada no vfx do fabricio..vlw cara!

    ResponderExcluir
  3. Seria bom você disponibilizar esses videos para download :/ pena que não posso criar um só tenho a câmera do meu celular que grava em 240p, mas vou tentar assim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, você pode encontrar muitos vídeos para usar em testes e estudos aqui mesmo: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/lista-de-sites-com-footages-gratis-para.html

      Excluir