Unindo Computação Gráfica com vídeo real - Conceitos


O que dá mais veracidade a um efeito é ele estar realmente mesclado com o vídeo original onde não se sabe ao certo quando começa um e termina outro. Uma iluminação, ou um track mau feitos podem tornar amador o melhor dos efeitos, assim como um efeito básico pode se tornar grandioso se usado e unido de forma correta com a cena.




A primeira coisa ao se fazer em uma cena que receberá um efeito digital seja uma simulação física, um cenário virtual ou um personagem digital é um conceito do que você tem em mente, é passar sua idéia para o papel e analisar o melhor ângulo, verificar a iluminação, ajustar o enquadramento, tudo isso levando em conta o que você espera como resultado final de seu vídeo.
Para exemplificar esses passos, vou utilizar uma filmagem que fiz no ano de 2008 em cima da passarela de uma Avenida em Campinas durante o primeiro Workshop 3d que fui assistir.



Nesse caso, eu tinha apenas uma câmera digital básica no bolso que filmava com resolução máxima em 640x480 pixels e com qualidade bem baixa como podem perceber na imagem acima, como minha idéia é fazer um monstro atacando os carros da avenida e sendo filmado por um cinegrafista amador, isso era o suficiente, apesar de que ter um equipamento melhor mesmo que o resultado final tenha que parecer de uma filmagem amadora ajuda e muito.
No momento da filmagem eu apenas imaginei como seria e dei um espaço para o monstro, aí em cima da filmagem fiz um esboço do que imaginei para a cena. (Como vocês podem ver, desenhar não é o meu forte :P)



Após a idéia temos que preparar a cena para receber o efeito, no meu caso o personagem, como a câmera estava em minha mão e não em um tripé a filmagem ficou tremida, já que essa era a intenção, a de uma filmagem feita à mão mesmo, em vez de corrigir digitalmente o tremido da câmera, eu passei o mesmo movimento da câmera real para uma câmera virtual usando as técnicas que ensinei no tutorial Track Básico com o Boujou e Trabalhando com Máscaras no Boujou.



Agora importei a cena no 3d Studio Max da mesma forma que o tutorial Exportar track do Boujou para o 3ds Max e recriei os principais pontos de interação em 3d de forma básica, assim com os tutoriais de incluir objeto 3d em ambiente real parte 01 e parte 02, o diferencial é que manualmente também fiz o track dos carros com modelos simples que ajustei em alguns quadros de animação para que seguissem o mesmo movimento dos carros na pista.


Para o monstro eu utilizei um que fiz de teste em um fim de semana baseado em um Enti do Senhor dos Anéis mas de forma bem mais básica.



Após incluir seu efeito na cena vem um processo divertido, porém bem trabalhoso e que necessita de muita atenção, é a animação, na maioria dos casos é necessário animar o efeito, e de nada adianta ter um monstro todo detalhado, texturizado e com uma iluminação perfeita se a animação dele não for convincente.



Uma coisa muito importante é a interação do efeito com o vídeo real, no meu caso eu fiz objetos simples para seguirem o movimento do carro pois queria que a sombra do monstro interagisse com os carros se projetando neles como aconteceria realmente, e para dar um efeito mais dramático ao vídeo eu fiz uma pisada forte do monstro onde ele deixa um pegada de escombros na pista.



Assim que finalizada a animação, ajustada a iluminação e demais configuração de render de sua cena, é hora de renderizar o efeito, esse processo pode ser dividido em várias etapas, como renderizar separadamente as cores, sombras, luzes diretas, iluminação indireta, reflexos, e tudo o que for necessário para se ter um controle total sobre qualquer aspecto do efeito.



Agora em programas de composição como o After Effects ou Combustion você unirá as partes reinderizadas com o vídeo original e ajustará o ruído, a iluminação, cor e o que for necessário para "casarem" com a iluminação real da filmagem, essa é a parte da pós produção, no meu caso eu também apliquei um zoom na filmagem, coisa que não tinha na filmagem real, durante o zoom eu desfoquei a imagem como aconteceria em uma filmadora quando ela perde o foco durante um zoom rápido.



Uma das partes mais importantes de um vídeo como esse é o som dele, no meu caso eu uni vários sons, desde sons de pessoas gritando e conversando a sons de carro de polícia e helicópteros que não aparecem na filmagem mas ajudam na veracidade da mesma, já que se isso realmente acontecesse as autoridades se concentrariam no local do incidente.



Agora fiquem com o resultado final e deixem suas sugestões!



66 comentários:

  1. muito profissional cara...muito bom..... + seria legal um video tutorial,,,,,,pq com imagens, muitos q não tem um conhecimento em alguns programas.. fica dificil de aprender por fotos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Rodolfo, em breve começarei os vídeos tutoriais também, aí entrarei mais a fundo em cada etapa do processo e com noções básicas dos programas usados, essa matéria é mais para dar uma introdução no assunto e ver o interesse do pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabrício

    Sou Tiago de Blumenau - SC
    Gostaria de parabeniza lo pelo seu talento, é incrível o que vc faz, parabéns.
    Acho que vc tem obrigação de seguir esta carreira...

    Espero ver logo um filme com seu nome.
    Um grande abraço


    Tiago@aluminarte.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Tiago, quem sabe um dia não tenhamos essa surpresa... conto com a ajuda e vocês que parcipam do site! vlw

    ResponderExcluir
  5. poh cara,, mtoo bomm !!!

    posta o tutorial pleas ???

    opnião: usa o camtasia studio "ele filma a tela do pc" depois edita o video e posta ^^"

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela participação xadeleybsb, esse é apenas o conceito, mais pra frente farei sim vídeo tutoriais dos passos, ano que vem teremos novidades! fique de olho.

    ResponderExcluir
  7. olá me chamo Lucas eu tenho 15 anos tambem faço projetos no 3ds max e after effects a unica coisa que eu tenho dificuldade e fazer os track não sou muito customizado a esse tipo de programa
    Gostaria se voce podesse me ajudar a usar essa nova plataforma ah sim vc ja fez algum curso?
    e vc meche a quanto tempo obrigado!!
    eu mecho a 7 meses depois eu passo o meu msn pra vc para eu te mostrar meus projetos !!flow

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela participação Lucas, aqui no site já tem vários tutoriais de como fazer track no programa Boujou, e logo farei alguns sobre o assunto no After Effects, espero que já ajude...
    Quanto a curso eu não fiz nenhum, estudo por conta própria a uns 5 ou 6 anos, mas pouco tempo por dia...

    ResponderExcluir
  9. vc estuda assim como?
    tutoriais
    ah vc pode me emsentivar a achar um site bom pra eu estudar o 3ds studio max
    é pq eu não acho
    obrigado

    ResponderExcluir
  10. Um site que me ajudou muito é o www.3d1.com.br, é em português e tem vários tutoriais de todos os níveis, também tem o zbrushbrasil.com e vários outros que podem ser encontrados por aí...

    ResponderExcluir
  11. Muito bo mesmo, bem convicente se puder postar algo sobre liquido no after como no filme avatar eu agradeço muito valeu!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Renata, obrigado pela participação, especifique mais sua pergunta, líquidos no filme avatar que eu me lembre são os rios, cachoeiras, etc... diga qual efeito gostaria de reproduzir que pode virar tema de um tutorial futuramente...

    ResponderExcluir
  13. Muito bom mesmo
    Estou começando agora a fussar no c4d. e boujou.
    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Cara, muito legal....
    Deu pra entender tudo....
    Só não entendi como é que vc faz pra "sumir" com as primitivas que estão naquela árvore, carros e plano mas deixou a sombra e o monstro em si...se puder me ajudar fico muito grato....
    e-mail: jobs_rod@r7.com
    Vlw

    ResponderExcluir
  15. Para isso eu utilizo um shader do próprio 3ds max, leia este tutorial onde explico o procedimento.

    ResponderExcluir
  16. cara muito legal eu estou procurando um programa pra fazer algo do tipo. assim unir tres ou mais cenas diferente ao mesmo tempo numa mesma tela... qual programa vc me recomenda? valeu pela a atençao!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Carlos, muitos programas de edição e composição fazem isso que quer... tente pelo After Effects, Sony Vegas ou outro programas de edição que tenha mais afinidade.

    ResponderExcluir
  18. muito bom de verdade! Nós novatos lhe pedimos humildemente que nos faça o tutorial em video em todos os detalhes, boujou, 3d max, (movimento, textura) exportação (e after effects se for utilizado) obrigado e até mais!

    ResponderExcluir
  19. Cara ficou muito doido mesmo, melhor do que os efeitos realizados pela rede record em algumas novelas e séries.

    att. Wellington de Sousa

    ResponderExcluir
  20. Aeee manow, muito bom, mais ae, o video final não ta rolando queria ver como ficou o efeito..vlww

    ResponderExcluir
  21. Vlw pessoal, Playnow obrigado pelo alerta, o problema com o vídeo já está corrigido, vlw

    ResponderExcluir
  22. po mano eu sempre quis fazer isso e tu me ensinou, se algum dia eu trabalhar com isso dedicarei a ti velho pela ajuda, e vou te seguir e recomendar teu blog pra todo mundo!


    demais mano, vou aprender essas coias que tu ensina, ja que so sei fazer carros e armas! auhaua

    abraço ai!

    ResponderExcluir
  23. agora q vi o vídeo, simplesmente fantástico cara, eu sempre fui fascinado por cinema e sempre fiz uns videoszinho alguns anos atras, era da antiga, não sei se vc lembra da ou ouviu falar da pepafilmes??? meu PC era bem fraco pra essas coisas.....www.wenomine.com
    mais agora to com um PC bom e quero voltar a mexer com isso...tem alguma forma de a gente trocar umas ideas fabricio a respeito de efeitos, claro sem te pentelhar...eheheh

    abraços e parabéns!!

    ResponderExcluir
  24. Me lembro sim, alias eu me divertia muito com os vídeos da pepafilms :P
    Pode usar o contato@vfxdofabricio.com.br para contato pessoal, abraços e espero ver novos trabalhos de vocês em breve!

    ResponderExcluir
  25. você pode fazer um tutorial em vídeo?

    ResponderExcluir
  26. O site já conta com diversos tutoriais de vários passos dessa explicação, aos poucos quando tiver tutorial de cada uma dessas etapas eu reúno todos em um único post

    ResponderExcluir
  27. BY: Fernando:
    Cara muitoo obrigado de coração pelo os tutoriais! que deus te ilumine cara serio vlw mesmo! :D :D :D

    ResponderExcluir
  28. Fabricio eu sempre fui fascinado com animação, computação gráfica, efeitos tudo isso, tenho 14 anos e espero me tornar bom nisso. gostei muito do seu trabalho e espero um dia ser tão bom quanto você nisso xD , gostei muito e estou vendo os tutoriais no seu site

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pela participação Jeff, você está na melhor idade para começar a estudar fundo se é isso que quer mesmo, tenha disciplina e dedicação que logo será um ótimo profissional!

    ResponderExcluir
  30. Olá
    gostei muito do video Meu é Douglas meu canal do you tube é douglas9283 Por favor nos ensine a fazer isso !

    ResponderExcluir
  31. caraca mano aonde é que tu ta em!!!
    pow o mundo da magia cinematografica te espera ai fora...assisti quase todos os teus videos, por exemplo aquele do MAGIC TRAINING que tu detona um saco de boxe os efeitos da energia fluida e os impactos, pow a fox tinha que te contratar pra compor os efeitos do filminho DRAGON BALL EVOLUTION, sem saca eu prefiro passar duas horas assistindo seu teste-video do que assistir aquela porcaria!!!
    mano, tu vai me ajudar muito muito mesmo!!!

    ResponderExcluir
  32. A maioria enrola o Fabricio ensina...valeuuuu

    ResponderExcluir
  33. Muito Bom, Podia fazer um video explicando melhor se puder :D

    ResponderExcluir
  34. Ola Fabricio ja vi a maioria dos seus tutoriais acompanho-o faz bastante tempo eu gostaria de saber se nao poderia postar um tutorial ensinando como fazer o efeito de transparencia alpha no after efects sem ultilizar o kilaght, porque nao tenho nenhum fundo verde
    Desdeja agradeço abraço
    adds eu no MSN vinixvinix@hotmail.com
    quero te mostra meus projetos ai vc me da umas dicas
    flow

    ResponderExcluir
  35. Fabricio e ai cara, eu gosto muito dessa area, eu to parado a algum tempo por causa de pc e tempo, pois para quem não trabalha com isso voce sabe não ganha dinheiro, só por lazer mesmo.

    Cara aquela marca da pegada como você fez os carros passar por cima.

    E gostaria de saber umas coisas, esse programa Boujou ele é bom em que sentido de trabalhar?

    Que eu estou estudando C4D que para mim é muito mais fácil de aprender do que no max, e tambem tem plugins e ferramentas que o max não tem.

    No caso de uma cena real, se esse monstro fosse chutar aquele carro passando, o carro não poderia ser certo ? teria que ser 3d. ?

    ou tem como mexer em cenas reais, ?

    meu canal http://www.youtube.com/user/alekdaniel2012?feature=mhee quando eu tava começando na area, e to parado faz 3 anos.

    Valeu abraços

    ResponderExcluir
  36. Obrigado pessoal!

    Anônimo seu pedido está anotado!

    Aleksander, para a pegada eu utilizei máscaras nos carros que criei e animei no 3ds max tanto para eles passarem por cima dos destroços como receberem de maneira correta a sombra do monstro.
    O Boujou é bom para camera track, quando você quer reproduzir o movimento de uma câmera real em um ambiente virtual.
    Se o monstro fosse chutar o carro ele teria que ser falso, não necessariamente 3d, poderia copiar uma imagem de algum dos carros que passam e animar a partir dela.
    Mas tem sim como fazer muitas coisas em cenas reais, porém deve-se estudar cada caso, depende do efeito manipular algo real é totalmente inviável, aí partimos para o 3d...

    Abraços e parabéns pelos trabalhos! bons estudos!

    ResponderExcluir
  37. fabricio me responde no seu email de cotato que eu tenho uma ajuda pra tt pedir sobre um negocio e me aceita no seu msn meu nome e wildem.. obg

    ResponderExcluir
  38. Ola fabricio nao sei se é pedir muito, mais seria legal se voce postase o video original sem o efeito para nos tentarmos fazer um parecido. Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Muito bom o trabalho com a animação,rigging,shaders eo processo de renderização.
    Eu suponho que você usou o v-ray do autodesk 3ds max.
    E depois para adicionar o blur eu suponho que você utilizou o adobe after effects.
    Mais o efeito e impressionante.
    Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  40. Não se tenho os arquivos originais ainda hugão, gravei com uma qualidade ruim também na época, mas quando tiver oportunidade vou reproduzir a gravação em melhor qualidade e condições para o efeito, aí deixo aqui pra galera!

    Anônimo, quase lá.. hehe, renderizei por incrível que pareça com render padrão mesmo do 3dsmax, hj eu utilizaria Mental Ray... na época não abusava muito do tempo de render, e para a composição e blur utilizei o Combustion que nem uso mais hoje em dia... obrigado

    ResponderExcluir
  41. Olá Fabrício.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, pois você é um dos mais fantásticos artístas digitais que já encontrei pela web.

    Assim como você, tento aprender por tutoriais, na manha, sabe, hehe.

    Bem, pretendo criar um projeto visado para jovens para a produção de obras audiovisuais, e mesmo em épocas difíceis, estamso na luta, e provavelmente no mês de junho, iremos rodar uam produção para inaugurar a idéia do grupo e do projeto, e gostaria de conversar com você sobre a possibilidade de participar das edições junto comigo, e caso precise de alguma grana só para dar uma ajuda(não sei se você trabalha somente por hobby ou também por profissão).

    Espero contato.

    Cordialmente, Alex Lupoz

    alexleandro.eros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá Alex, inicialmente agradeço os elogios :) e parabéns também pela dedicação!
    Gostaria que enviasse um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br falando mais sobre seu projeto e em que eu poderia ajudar, meu maior problema com projetos paralelos é tempo, já que trabalho em uma produtora e depende da pauta fico dia e noite incluindo fins de semana trabalhando fora, mas vamos conversar melhor por e-mail.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. muito bom velho, me passa seu messenger ai? vamos fazer uma animção juntos? aguardo respostas...

    ResponderExcluir
  44. Me add ai Fabricio jhones_monteiro@hotmail.com. abraços vamos dominar o mundo com animações super fódas

    ResponderExcluir
  45. Anônimo, envie um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br que mantemos contato!

    ResponderExcluir
  46. Cara ficou muito bom e eu estou que nem vc cara muito bom seu trabalho moro em hortolandia do lado de campinas e estou com varias ideias,espero que daqui uns 5 ou 6 anos eu esteje assim, ja fiz um curso bem do max a uns 5 anos atras mas agora eu começei a estudar por conta e vc e sua historia pelo jeito me ajudou a me inspira e muito, parabens pelo site e pelo seu trabalho vou aprender muito no seu site.. minha gata me deu mor apoio tbm agora vo fica fera srsrs.. vlw cara se quizer me add no msn ou facebook Reginaldo Manoel msn: reginaldomanuel@hotmail.com.... flw parabens !!

    ResponderExcluir
  47. Vlw Reginaldo! Determinação e força de vontade são os princípios básicos para a profissão... continue estudando e será um grande profissional!

    ResponderExcluir
  48. WOW !!!
    Parabéns Fabricio, virei seu Fã...
    Muito bom seus Videos.
    Nossa, eu sou apaixonado por isso, gosto muito de Editar meus videos, adicionando efeitos e tals...
    Seus videos ficam Perfeitos demais cara, muito Legal!!! Eu uso o sony Vegas rsrs.
    Que programa você usa???

    ResponderExcluir
  49. Obrigado Anônimo... eu utilizo mais de 20 softwares, depende da necessidade, os principais que uso você pode ver aqui: http://www.vfxdofabricio.com.br/2009/07/apresentando-os-programas.html

    ResponderExcluir
  50. Fabrício, como você faz para renderizar separadamente as cores, sombras, luzes diretas, iluminação indireta e reflexos? eu consigo fazer isso com V-Ray, mas quando importo tudo pro AE, eu num sei oque fazer.

    ResponderExcluir
  51. Olá Hene, para falar a verdade, raramente eu renderizo tudo separado, apesar de ser o melhor formato, muitas vezes acho que mais atrapalha do que ajuda, mas caso tenha todos os canais você deve uni-los utilizando os modos de mesclagem do AE, leia essa matéria que explica perfeitamente como utilizar os passos do render: http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-variados/edicao-e-composicao-de-video/render-elements-e-composicao-parte-1

    ResponderExcluir
  52. lo maximo!! MUY PROFESIONAL!!. ME LLAMO JONATHAN SOY DE PERU.. PODRIAS PONER EL TUTORIAL :"PARAR EL AUTO CON LAS MANOS"..please.por favor

    ResponderExcluir
  53. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!! Sou seu mais novo fã! também entendo um pouco de videos e edição de imagens, quem sabe um dia não podemos forma uma boa equipe e lançar um filme que surpreenda o Brasil?! Vale a pena sonhar...

    ResponderExcluir
  54. Ola Fabricio parabens ai pelo tutorial.

    Bom minha duvida, eu gravei um video em 720p em 30fps, fiz tudo la no boujou e coloquei o objeto de teste perfeito onde deveria estar. Meu caso uso o Cinema 4D, abri normal inseri o objeto, sem animação nenhuma, renderizei so que quando abro o video final o objeto treme todo conforme a camera se movimenta, como que se fixa o objeto sem ela tremer e acompanhando o movimento da camera. Pois vi que seu video nao tem boa qualidade como mencionou e ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  55. Vlw pessoal!

    Anônimo, verifique se configurou o boujou para trabalhar com 30fps ao importar o vídeo, pois o defaut dele é 25fps, além disso pode acontecer de ao importar os dados de movimento da câmera ela vir um frame adiantado ou atrasado em relação ao vídeo, arraste o movimento da câmera um quadro para frente ou para trás e verifique se melhora. São as duas opções mais comuns que causam esse problema.

    ResponderExcluir
  56. Ola Fabricio obrigado pela resposta.

    Sobre o FPS sem problemas ja havia configurado, agora sobre adiantar e atrasar ainda nao tinha feito, vou verificar se é isso mesmo e mais uma vez obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  57. Meu amigo, por acaso eu não sei, mas tem como fazer isso dai no combustion 2008, tipo, colocar qualquer coisa 3d dentro de um video, no combustion 2008,
    Obg ae pela atenção.

    ResponderExcluir
  58. Olá Jeferson, apenas pelo Combustion não, você deve criar o elemento 3d em outro software próprio, renderizar em vídeo ou imagem e compor com o Combustion, mas no After Effects já tem como importar alguns objetos 3d e animar no próprio software com ajuda de plugins...

    ResponderExcluir
  59. Caraculas, sensacional!!!!!!!!!!
    Ainda chego lá...

    ResponderExcluir
  60. tem como tirar o render do mental ray sem modificar algo?

    ResponderExcluir
  61. PARABENS CARA MUITO SUCESSO
    EU QUERIA SABER QUAL FOI O PROGRAMA QUE VC USOU PRA MONTA O MONSTRO

    ResponderExcluir
  62. cara em primeiro lugar PARABÉNS pelo tutorial e pela animação, eles ficaram incríveis. Em segundo lugar eu gostaria de saber quantos e quais programas você usou para criar a animação(desde o começo até até o final)?

    ResponderExcluir