Making of - Hadouken


Este vídeo foi gravado em um dia de testes de minha filmadora, meu irmão queria que eu o fizesse carregando e soltando a magia conhecida como Hadouken do clássico game de luta Street Fighter, porém com toda a essência do antigo desenho animado dos personagens do game, eis o resultado:
 






O primeiro passo foi fazer a filmagem, no caso foi tudo no improviso e filmamos apenas uma vez... coisa que eu não recomendo, afilmagem consiste em um giro de 190º ao redor de meu irmão enquanto ele atuava a magia.

Pesquisei na internet algumas referências e resolvi fazer o efeito baseado no primeiro radouken do Ryu em um desenho que passava na tv aberta.


Na hora de fazer o track para capturar o movimento da câmera começaram os problemas, meu irmão cortava toda a cena graças ao espaço curto que tive para filmar e o improviso de fazer isso na brincadeira, tive que criar máscara em todos os objetos com movimentação diferentes da câmera, como já expliquei aqui, e criar target tracks manuais com o boujou, dividi o vídeo ao meio e criei 2 tracks, um para o início onde são apenas os raios e outro para o final onde é carregada e liberada a magia.

Ao importar os 2 tracks para o max fiquei com 2 câmeras, uma para a primeira parte do vídeo e outra para o final, fiz os raios utilizando cilindros com modificadores e fiz toda a animação deles manualmente como podem ver na imagem:


Com sistemas de partículas fiz os pequenos círculos de energia que formariam a magia posteriormente, utilizei Space Warps e animação manual para garantir a movimentação desejada.


Para a magia em si utilizei um simples cilindro com uma cópia sobre o plano que criei para simular a água do lago, o movimento da água se abrindo fiz utilizando diversos modificadores e animação manual, cliquem na imagem para ampliar.

Terminados esses processos e reinderizados os efeitos, fiz uma correção básica de cor e em forma de homenagem utilizei apenas os sons originais do desenho do Street Fighter que me serviu de referência, e no Sony Vegas foi feita a finalização do vídeo.

Lembrando que isso é apenas um making off, mas pretendo futuramente criar tutoriais mais explicados das partes que não entenderam ou tem dúvidas, então deixem seus comentários logo abaixo com dicas, críticas, dúvidas e opiniões que novos tutoriais irão surgindo :)

17 comentários:

  1. fala aew irmão blz! tô ansioso pelas video aulas,
    aew que câmera vc usa?

    minha sony SR47 será boa pra fazer esses efeitos?
    obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Uso uma Sony HDR XR500, a sua é boa sim, meus efeitos anteriores fiz até com câmera de celular, tendo uma imagem razoável já dá para trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. muito bom cara, principalmente a parte da água seria leagl tbm um Hadouken em um lugar escuro , pra mostrar a iluminação dele no corpo de quem o solta, tipo como no anime, que cê acha? é algo pra se treinar!

    ResponderExcluir
  4. Boa idéia Bill, vou pensar em algo.. obrigado por participar!

    ResponderExcluir
  5. q programas usou? abraços.

    ResponderExcluir
  6. Os programas estão descritos no making of, mas foram basicamente Boujou, 3d Studio Max, After Effects e Sony Vegas.

    ResponderExcluir
  7. Ai parceiro vou aguardar pelas video - aulas pois assim e complicado de entender melhor no passo a passo , mais ta fmz .
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Cara muito show, eu tenho o 3D studio max e o boujou será mesmo assim da pra fazer, ahhh e que irmão hein hahahah

    ResponderExcluir
  9. hehe conhecendo intermediariamente os softwares já dá para fazer algo sim.

    ResponderExcluir
  10. Caramba Fabricio,você manda muito bem em efeitos visuais.
    Mais sera que teria como você fazer um tutorial sobre dubles-digitais?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Ai mano seus tutoriais são de boa imaginação, o único problema e que vc não explica todo o processo desde o inicio até o fim como em outros videos, pois para que agente possa entender e praticar e sabermos fazer todo o processo passo a passo nem que seja repartido em várias aulas,porque explicar apenas uma cena não adianta pois toda dúvida surge com o processo, fica esse lembrete de alerta fmz.

    ResponderExcluir
  12. Olá dk-blu, este é só um making of, diferente de um tutorial, mas mesmo os meus tutoriais são destinados a quem já conhece o básico dos programas, tutoriais básicos existem aos montes na internet, os meus são voltados a efeitos mais complexos na maioria das vezes, mesmo usando ferramentas básicas para chegar até eles. Esta é a proposta do site...

    ResponderExcluir
  13. caralho vei distruir minha casa entera nao to mentindo

    ResponderExcluir
  14. mas sai alguma coisa mesmo da mao ou n e nada?

    ResponderExcluir