Rig humano 3ds max - Download Grátis


Talvez a parte mais complicada de um personagem em computação gráfica para animação seja a criação de seu "esqueleto" ou Rig para os adeptos, isto nada mais é do que uma hierarquia de controladores e objetos que devem fazer o papel de um esqueleto real e da maneira mais prática possível permitir o total controle sobre o personagem.





Para os usuários do 3d Studio Max estarei disponibilizando um rig que criei para o meu personagem usado em 2009, aqui no site mesmo tem essa matéria onde explico o processo de criação do braço e antebraço do esqueleto, esse rig acompanha seus controladores e apesar de ser um modelo básico sem ações avançadas está totalmente funcional.





Algumas dicas:
Para definir a pose do esqueleto usa-se apenas os controladores, e para travar a seleção dos demais objetos como os bones por exemplo basta especificar em Selection Filter a opção Shape, para selecionar os demais objetos volte a opção para All.


Na opção Named Selection Sets também estão separados por grupos de seleção, para uma seleção automática basta clicar na opção que deseja selecionar...




Para voltar o esqueleto na posição original, pose em "T" basta selecionar todos os controladores, segurando a tecla Alt clicar com o botão direito do mouse na viewport e escolher a opção Transform to Zero.











Ao selecionar o controlador da mão novas opções de controle do ombro e cotovelo aparecem no menu Modify








20 comentários:

  1. Esse Rig é para a versão 3ds 2010??

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  2. Olá Anônimo, se não me engano é sim da versão 2010, caso não consiga abrir me avise por aqui.

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  3. Sou iniciante no 3DS MAx como faço para adicionar uma "Pele" ao personagem?

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  4. Ola tenho esse rig e outro projeto com corpo humano como faço para abrir os 2 projetos no 3d max?

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  5. qual modificador eu aplico no rig para assimilar com a malha?

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  6. Olá pessoal, o modificador utilizado para mesclar o rig com a modelagem de um humano contanto que estejam devidamente posicionados e preparados para o skin é justamente o modificador Skin, ele deve ser aplicado no modelo e no botão Add da opção Bones deverão ser selecionados os ossos do esqueleto que darão a movimentação do personagem, após isso vem todo o processo de ajuste...
    Para juntar 2 arquivos ou mais na mesma cena basta ir na opção Import e escolher Merge, ao selecionar o outro arquivo aparecerá a opção de escolher o que será importado.

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  7. Olá Fabricio,
    meu 3Ds max é a versão 2009, não consigo abrir esse seu rig. Você pode salvar em uma versão mais antiga ?

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  8. Olá Anônimo, ele só funcionará a partir da versão 2010 do Max.

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  9. Da pra fazer MOCAP dentro do 3d max usando esse rig ou qualquer outro modelo humanoide

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  10. Para isso você precisará de um arquivo de captura de movimento e associar ele ao Biped ou CAT, com bones a coisa complica.

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  11. o link ñ funciona para baizar?

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    1. Está com excesso de tráfego, logo volta a ativa... desculpe o transtorno...

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  12. Poderia disponibilizar seu duble digital para download?ele é de que versão?

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    1. Olá Anônimo, infelizmente não, afinal ele sou eu :P e não posso cair em mãos erradas hehe, brincadeiras a parte, não.. eu não posso. :/

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  13. como faço para por exemplo: posicionar o braço esquerdo e depois copiar a posição para o braço direito...para que fiquem na mesma posição

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    1. Para ter essa opção o rig deve ser trabalhado e preparado com algumas ações especiais, o que não é o caso do rig disponibilizado.

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  14. Fabricio brigado por responder...vc ou algum outro colega pode me passar alguma maneira de fazer isso...se tem alguma video aula ou coisa parecida pq estou com dificuldade para posicionar os dois lados de maneira perfeita em um personagem...e esse Rig tah muito bom para usar...abraços !

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    1. Obrigado pelo elogio! Infelizmente não vai ser fácil encontrar algum material que explique como fazer isso gratuitamente na internet, já que envolve técnicas avançadas de rig e MaxScript.

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  15. Fabricio como eu coloco eu no esqueleto na hora do video.exemplo: uma outra pessoa me deu um soco e eu queria voar longe na hora do soco como eu faço isso?

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