Como desintegrar objetos com o 3d Studio Max - Intermediário

Efeitos de desintegração são amplamente utilizados em projetos cinematográficos e televisivos, filmes como "Blade" onde os vampiros se desintegram ao morrer e efeitos de objetos se congelando ou queimando podem ser feitos com a técnica que vou ensinar agora.







Esse tipo de efeito pode facilmente ser criado em programas de composição como o After Effects, mas quando o efeito tem que respeitar o volume e superfície do objeto em questão, aí a melhor escolha é fazer isso em computação gráfica, para esse tutorial abra o 3d Studio Max e crie um objeto qualquer, para meu exemplo eu utilizarei a mesma folha de meu vídeo "Fire vs Ice" onde com essa técnica eu congelei e queimei a folha no início do vídeo.


Abra o Material Editor do 3ds Max apertando a tecla "M", clique sobre um slot vazio, depois em Get Material e escolha o material Blend dentre os que aparecerem.


Nas opções do material Blend, arraste para Material 1 o material de seu objeto a ser desintegrado ou crie um material qualquer para ele caso ainda não tenha um.













Agora aplique o material ao objeto e na opção Mask do material Blend escolha o mapa Noise:


Configure seu mapa Noise da seguinte maneira...


Se tudo correu bem até aqui seu objeto deve estar com a aparência abaixo ao ser reinderizado, ele estará com manchas de outro material, caso as manchas fiquem muito pequenas ou muito grandes basta reajustar os parâmetros do mapa Noise até que se chegue a um ponto satisfatório.


Agora vamos animar nosso material, clique em Auto Key na Timeline do programa e posicione o Time Slider no início de sua animação e defina no mapa Noise que aplicamos no material Blend o valor 1 em High e 0,999 em Low.


Posicione o Time Slider no final de sua Timeline e defina 0,2 para High e 0,199 para Low, agora mova o Time Slider e veja seu material se transformando...



Clique em Go to Parent e em Material 2 para configurarmos o segundo material.




















Defina uma cor alaranjada clara e coloque 100 em Self Illumination.


Clique no pequeno botão ao lado de Opacity e no sub menu Material/Map Browser clique em scene e escolha o material Mask que criamos, nas opções que aparecem escolha Copy.



Agora com o Auto Key DESLIGADO vá até o final de sua animação, clique em Swap no menu Noise Parameters para inverter Color 1 e Color 2 e altere os valores de High e Low para respectivamente 0,235 e 0,234, quanto maior o valor mais larga ficará a faixa brilhante do queimado, indo ao meio da animação e reinderizando o resultado deve ser parecido com esse:



Em breve atualizarei o tutorial com um vídeo do processo completo, qualquer dúvida ou sugestão usem a opção de comentários abaixo.



16 comentários:

  1. brother tem como fazer um video explicansdo não?
    ficou muito massa o efeito, porem é confuso de fazer!
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Farei uma versão em vídeo em breve de como fazer esse efeito com materiais.

    ResponderExcluir
  3. cara vc tem que postar video aulas baixe um programa chamado (Camtasia Studio) baixe ele e começe a dar aulas logo eu sou seu fam cara pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  4. hehe vlw Tiago, o problema é tempo e não o programa para fazer, mas já estou preparando novas vídeos aulas, logo estarão no ar!

    ResponderExcluir
  5. Ei Cara, eu tenho uma banda, e queria produzir um videoclipe, mas como nós somos amadores e não temos recursos suficientes, eu mesmo quero tentar fazer, gostaria que podesse me ajudar, já que sou muito fã do seu trabalho, seria muito legal poder receber seu auxilio.. vlw mesmo, espero que possa responder, :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela participação!
    Quanto ao auxilio, pode postar suas dúvidas no site que tanto eu quanto os demais leitores podemos ir ajudando, qualquer coisa mais específica envie um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola Fabrico
    Quero ver c entendi direito... ali vc sta ensinando a desintegrar a folha ou qualquer objeto? To umas 2 noites sem dormir de tentar completar este tuto mas num sai do lugar home do cééu!
    Vc modelou a folha e depois colocou o material pra depois meter Blender???
    HEEEEELP!!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa técnica serve para qualquer objeto, ele deve estar modelado e texturizado, aí em outro slot de material vazio você começa com o blender e cria uma instância do material do objeto no local indicado pela terceira imagem do tutorial.

    ResponderExcluir
  9. fabricio onde fica o sub menu Material/Map Browser?? aqui nao aparece...

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo, pressionando a tecla M e clique no botão nº 2 da primeira figura do tutorial.

    ResponderExcluir
  11. olá Fabrício, curti muito este tuto mas não uso o 3D S Max, uso o cinema 4D. Tentei de todas as formas fazer usando o mesmo princípio e não consegui. Pode ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Ola fabricio poderia disponibilizar um tutorial ensinando a fazer controladores andei procurando esse tipo de coisa mais raramente encontrei e vi que você tem um auto nível de experiencia quero fazer curso real de 3ds max e affter effects poderia me ajudar nessa minha duvida..

    ResponderExcluir
  13. Olá Biólogo, não conheço as ferramentas do C4d para poder ajudar, se algum usuário do programa puder dar umas dicas será bem vindo :)

    Woponline sei pedido está anotado, logo pretendo lançar algum material sobre personagens, controladores e afins...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Fabrício tudo bem!

    Esse efeito é bem legal, mas tive uma dúvida, como fazer para juntar esse efeito com de um pesonagen em movimento durante animação? tem como?

    ResponderExcluir
  16. Olá Alê, tem como sim, como estamos animando apenas a textura, qualquer objeto ou personagem que receber esse material o efeito será aplicado independente da animação do objeto.

    ResponderExcluir