Como fazer raios no 3d Studio Max e no After Effects...

Quem trabalha com efeitos visuais, de vez em quando, acaba se deparando com a necessidade de criar raios, este não é um efeito muito complicado, em programas de composição, como After Effects, ferramentas de criar raios vem nativamente e com todas as definições alteráveis e de fácil manuseio, mas quando se necessita de um controle absoluto e uma interação mais apurada do raio com a cena em questão, entra em ação a arte de criar raios manualmente em programas de computação gráfica como o 3d Studio Max.



Vamos começar criando um raio simples no 3ds Max, para isso abra o programa e crie um cilindro como na imagem abaixo, defina 100 em Height Segments e ajuste as demais propriedades como na figura.


Aplique os modificadores Noise, Twist e Noise com as configurações abaixo.


Agora crie cópias do raio e posicione para criar as ramificações, deixe os cilindros das ramificações mais finos e menores, altere os valores de Noise e Twist em cada cópia até criar o formato de seu raio mais ou menos como na imagem ao lado.













Mude o render para Mental Ray caso não esteja e crie um material auto iluminado como ensinei neste tutorial.


Para que o raio emita brilho pressione "F10" e na aba Renderer marque a opção Default Output Shader (Glare) em Camera Effects, quanto mais luminoso for o material criado para o raio maior será o brilho (Glare) emitido por ele.


Para criar raios no After Effects basta abrir o programa, criar uma nova composição, uma nova camada e aplicar o efeito Effect >> Obsolete >> Lightning.


Configurando corretamente as opções conseguimos ótimos resultados com o efeito.


Façam seus testes e compartilhem suas dicas nos comentários abaixo...


3 comentários:

  1. parabens da otimo o seu raio fiz o meu e botei na minha imagem da minha varinha do harry potter

    ResponderExcluir
  2. cara desculpa ta muito bom mais tem como fazer um video é bem melhor se não for muito abuso!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jhowmariano, boa pedida, aos poucos vou repassar esses tutos mais antigos.

    ResponderExcluir