Criar material auto iluminado com 3ds max e Mental Ray

Magias, raios, fogo, espadas de sabre, todos esses efeitos tem algo em comum, um material que emite luz, e é esse tipo de material que vou ensinar a fazer agora com o programa 3d Studio Max e o reinderizador Mental Ray.







Primeiro defina o reinderizador Mental Ray como padrão caso já não esteja, para isso abra o 3ds Max e no menu Rendering escolha a opção Render Setup ou pressione F10.


Na caixa Render Setup em Common vá ao menu Assign Renderer e clique nos três pontinhos que aparecem na frente de Production, dentre as opções de render escolha mental ray Renderer.


Crie um objeto qualquer na cena para servir de teste, no meu caso eu criei uma GeoSphere.


Agora abra o Mateiral Editor pressionando a tecla "M" e escolha o material Arch & Design como base.


Na via Self Illumination marque a opção de mesmo nome e em filter escolha o material Falloff para definirmos as cores.


Nas propriedades do material Falloff defina sua cor sendo que a do campo superior seja mais clara que a do campo inferior... 

Voltando a aba do Self Illumination, em Luminance coloque 3, quanto maior o valor mais iluminado ficara o objeto, marque a opção Illuminates the Scene (when using FG) para que o brilho do objeto sirva para iluminar a cena quando usar o Final Gather em conjunto com o render.


Coloque uma luz omin na cena e desabilite-a para que a única iluminação da cena seja do objeto com o material que criamos aplicado. 


Aplique o material a esfera e distribua outros objetos na cena.


Agora reinderize para ver o resultado.


Se seu objeto não iluminou a cena certifique-se que a opção Enable Final Gather esteja marcada em Render Setup, melhorando a qualidade do Final Gather e dos demais parâmetros do render melhorará o resultado final. 


Eu usei esse shader em todos os efeitos de raios e magias do vídeo Hadouken.
Esse é um tutorial introdutório sobre a técnica, em breve novos tutoriais mostrando como usar esse material na prática para os efeitos.


17 comentários:

  1. Em 1° lugar quero dizer que sou teu fã, véio! Muito bom o trabalho que vc faz! Muito bom mesmo!!! Com a dedicação que vc tem para aprender e compartilhar seu conhecimento não existem barreiras que não se quebrem. Eu sei da importância de um curso para aprender em qualquer programa (de animação) por mais simples que ele pareça ser, mas mais importante ainda é ter força de vontade; e isso voce tem de sobra. Muito grato por dividir todo seu conhecimento adquirido através dela.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado MVector :) eu aprendi muito com a internet e agora estou contribuindo um pouco para mostrar que podemos sim sonhar alto e nos tornarmos bons em algo que gostamos de fazer, muitas vezes mesmo sem a oportunidade de um estudo...

    ResponderExcluir
  3. ganhou mais 1 fã... e tbm aluno..!!

    ResponderExcluir
  4. cara, so n intendi na parte que seta a luz Omni, eu desmarco ON, e dou render mas n funfa D:

    ResponderExcluir
  5. spherecraftserver verefique se criou o material corretamente e aplicou ele em algum objeto, desmarcar a luz omni só serve para apagar toda a fonte de iluminação da cena, assim só o material criado emitirá luz.

    ResponderExcluir
  6. olá, esse tutorial pode ser feito no 3dmax9??
    Pois segui os passos e logo no começo não acho a opção : SELF ILUMINATION(GLOW)
    Quero muito fazer esse efeito... Obrigada Jé

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo,

    O max9 não conta com essa opção nesse material, mas você pode aplicar um material standard e em Blinn Basic Parameters, coloque o valor 100 em Self-Illumination que ajustando a cor do difuse e o render com o Mental Ray você consegue obter o mesmo resultado do tutorial utilizando o 3dsmax9.

    ResponderExcluir
  8. eu tou com um problema aqui no meu 3d max, é q os objetos nao estao recebendo a luz(plano e as spheres) como faço pra abilitar p/ q eles recebam a lus do objeto iluminado.
    eu uso o 3ds max 2011

    ResponderExcluir
  9. Olá Cayo, como explico acima, você deve habilitar o campo Illuminate the Scene (whenb using FG)

    ResponderExcluir
  10. funcionou vlw.E desculpa ae pela falta de atençao

    ResponderExcluir
  11. e ai !!!bao?!! legal esse site heim...gostei vo passa sempre aqui ahuahuaha =D.... vc sabe se no max8 tem o arch e design ou se tem algum que é a mesma coisa?...vlw abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo, obrigado, material parecido com o arch & design no Max 8 vai ser difícil, mas tente utilizar o Architectural ou o próprio Standard que ainda são muito úteis.

    ResponderExcluir
  13. fala fabricio po cara quando coloco no mental ray o objeto fica com a textura transparente pq sera aonde errei na configuraçao eu uso o 3d max 2013 valeu mano

    ResponderExcluir
  14. Olá Johnson, se você estiver utilizando uma imagem real de fundo siga exatamente os passos desse tutorial, parte 1 e parte 2 >> http://www.vfxdofabricio.com.br/2010/04/incluindo-objeto-3d-em-ambiente-real.html caso contrário refaça bem atento o tutorial acima e me diga exatamente em que parte do tutorial isso acontece para eu poder ajudar!

    ResponderExcluir
  15. Olá Fabrício, queria saber se você não poderia postar um tutorial de como criar o Planeta Terra no 3D Max, com efeito de dia, noite, etc.

    ResponderExcluir