Making of - Carrapato Mecânico

Em um passeio por aí com minha filmadora eu vi um "pequeno" ser escalando uma parede com certa dificuldade proveniente de seu peso, era um carrapato dos grandes, resolvi filmar a criatura e dar início a uma série que pretendo ir fazendo de insetos mecânicos, o primeiro deles é esse, o Carrachânico:






Após a filmagem do aracnídeo e ter em mente qual seria o efeito a aplicar era hora de preparar a cena... como eu queria um vídeo o mais próximo do real possível fiz a filmagem na mão para conservar os tremidos naturais, após isso utilizei o Boujou para capturar o movimento do carrapato isolando ele da cena como expliquei aqui.


Com os dados de movimentos prontos eu passei a cena para o 3ds Max onde preparei o ambiente para receber os efeitos, como explicado aqui e aqui.


Agora foi só modelar a parte robótica, para isso utilizei combinações de geometrias simples do 3ds max, como cilindros, esferas e cubos...


Criei texturas metálicas e auto iluminadas para cada parte da modelagem, os detalhes fazem a diferença nesse tipo de vídeo, animei as peças e reinderizei o efeito.



A junção do vídeo real com a computação gráfica, o efeito final do holograma, o efeito de zoom digital da câmera, os desfoques e o efeito da troca de lente por uma lente de calor que fiz para não deixar o vídeo muito monótono foram todos em After Efeccts.


Para finalizar o vídeo como de costume utilizei o Sony Vegas, pequenas correções de cores e som...


Espero que tenham gostado de mais esse making of, em breve novos tutoriais!

4 comentários:

  1. Nossaaaaa !!!
    Caramba velho, eu achei o seu site sem querer no youtube e fiquei muito surpreso com tamanha riqueza que possuis os seus videos em 3D e os efeitos aplicados a a eles.
    Vc é muito mesmo no que faz !!!
    Estou começando agora nessa área de computação gráfica e estou precisnado de uns toques para ir aprendendo a manusear os programas 3DS e After efects.

    Como faço para entrar em contato com vc por e-mail, orkut ou msn?

    Se puder me ajudar eu lhe agradeço
    meu e-mail é: rafaellinkinpark007@hotmail.com
    Tel(71)8888-2557/(71)3313-7788/(73)3531-7469
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rafael, obrigado por participar do site!
    Para entrar em contato comigo pode ser através do e-mail contato@vfxdofabricio.com.br ou por aqui mesmo se for algo relacionado com alguma matéria do site... Muita dedicação nesse início no mundo dos efeitos e continue visitando o site, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Fabricio realmente vc cada dia me surpeende mais... será que pelo menos chegarei a 5% de sua sabedoria digital? Pra alguem que nunca teve aula de max e video vc ta é muito Avançado home! Vc não é extraterrestre não ou foi abduzido home? rsrs
    ANIMAÇÃO PERFEITA TOTAL!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade eu sou feito em computação gráfica... rsrs
    Vlw Thiago nada que alguns anos de dedicação nas horas vagas não resolvam :P

    ResponderExcluir