Making of - Fire vs Ice

Material utilizado: 1 Filmadora (Sony HDR XR500), 2 "atores" de baixa qualidade :P, 3 amigos para auxilio na hora da filmagem e 1 computador com os programas adequados.
Tempo total gasto: 3 horas e meia por dia durante 4 meses.







Sem roteiro nem muita coisa definida, aproveitamos uma tarde livre para gravar um vídeo de luta e magia onde eu queria conhecer meus limites de edição e aplicar efeitos em filmagens com o mínimo de preparo prévio para isso. 
Começamos então filmando e definindo as cenas na mesma hora, o pouco de preparo para certos efeitos foram na base do improviso. 


Após a gravação de 64 cenas foram escolhidas as 30 cenas que fariam parte do vídeo, das quais 26 teriam algum tipo de efeito.



Após passar todo o material para o computador, separar e nomear tudo eu comecei o processo de estabilização das filmagens e captura de movimento das cenas gravadas sem tripé, para isso utilizei o programa VirtualDub que é grátis e o Boujou para captura de movimento da câmera. 

 

Com esses dados de todas as filmagens passei uma a uma para o 3d Studio Max onde criei as condições adequadas de cenário e iluminação para cada efeito. 



Para os efeitos de gelo na cena eu tive que recriar tudo o que seria refletido e refratado no gelo, modelar ele e criar um material adequado para cada cena.



Já no fogo nas cenas em que aparecem meu irmão em chamas tive que modelar um dublê digital de volume extremamente básico e animar manualmente toda a movimentação dele para a mesma de meu irmão, o fogo eu apliquei e configurei através do plugin FumeFX do 3ds Max em associação com partículas em casos específicos.



Para algumas cenas eu tive que fazer uma pré composição no After Effects antes de prosseguir com os efeitos do 3ds max.


Alguns efeitos eu fiz direto na composição do After Effects, assim como correção de cor, iluminação, rotoscopia, máscaras e ajustes de imagem, mas a maioria foi a composição da filmagem real com os efeitos gerados no 3ds max.



Após finalizar todos os efeitos e reinderizar as cenas era hora da edição no Sony Vegas onde juntei as partes, fiz a última correção de cor e adicionei os sons... 


Para quem ainda não viu o resultado final foi esse abaixo.





Esse making of é um resumo básico de tudo o que fiz no vídeo, agora conto com o interesse de vocês leitores para escolherem uma cena específica do vídeo onde farei um making of totalmente detalhado da cena com vídeo das etapas de produção, a cena mais solicitada abaixo será escolhida, deixem seus comentários.


65 comentários:

  1. Excelente!

    cara, faz um tutorial detalhado do inicio, das folhas congelando e se desintegrando

    ResponderExcluir
  2. faz uns tutos no estilo dos desses site " http://www.videocopilot.net/ " incluindo as partes que usam 3D desde o processo de modelagem... tutos de modelagem, textura, animação seria bem legal... e parabéns! =)

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar mais pessoas escolherem a parte da qual querem um tutorial completo em vídeo, making-ofs e tutoriais em vídeo são mais demorados de se fazer, o videocopilot lança apenas 1 por mês, mas logo teremos isso por aqui também, obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  4. muito bom ... so uma duvida.. vc usou algum programa "generico" ai??

    reinatomoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Não entendi muito bem a dúvida Reinato, no caso desse vídeo usei o Virtual Dub para estabilização de filmagem que é um programa simples e grátis, uma opção free aos grandes programas de edição...

    ResponderExcluir
  6. pustasqueosparalho pena que foi curta duração mas de grande impacto técnico cara dediquem-se não sou o chuck norris mas aprovei....

    ResponderExcluir
  7. Sensacional, momentos de diversão garantidos. Segue o caminho pequeno gafanhoto!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal mesmo! Parabens!!!

    Cara eu não consigo instalar esse fumefx aqui. você teria alguma dica para me ajudar na instalação?

    ResponderExcluir
  9. Amigo qual é o hardware mínimo para fazer esse vídeo?

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela participação galera, quanto ao hardaware mínimo, acredito que o suficiente para os programas funcionarem, de preferência um sistema 64 bits, 2 gb de ram no mínimo e uma placa de vídeo boa... realmente o mínimo mesmo é o suficiente para os programas rodarem legal...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo faz um tutorial do começo da cena das folhas, depois faz a seguencia da proxima cenas etc etc da fechar o video.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Alberto, a parte das folhas está ganhando rs

    ResponderExcluir
  13. UALLL parabens! a parte das folhas é muito legal, agora o final... é épico hahaha

    ResponderExcluir
  14. Cara parabéns pelo seu trabalho, você está atualmente trabalhando em algum estúdio? Muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado! estou com algumas propostas, mas atualmente meu emprego fixo não tem haver com efeitos visuais...

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei o seu video..
    A parte das folhas foi bem criativa..heheh
    No 3DS Max vc foi montando os efeitos(gelo e fogo)imagem por imagem?
    Foi no 3DS Max q vc fez o movimento dos efeitos ou foi no after effects??
    Eu tbm queria q vc fizesse um tutorial, principalmento do começo , e só ensinar o basico de como vc fez o efeito fogo e efeito gelo e depois explicar como vc fez o movimento dos dois.
    Achei bem interessante o seu video..
    Parabens
    Ass. Felipe F.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela participação Felipe, a maioria dos efeitos e o movimento deles foi em 3d Studio Max, mas os efeitos de partículas e de cores foi no after effects, vou sim detalhar mais os efeitos e fazer alguns tutoriais em cima disso, esse final de ano está meio corrido, mas para o ano que vem pretendo trazer muitas novidades!

    ResponderExcluir
  18. Só mais uma coisa Fabricio..
    No boujou qnd for abrir o video, o msm tem q estar em seq. d imagens?
    Pq eu tentei abrir um video pelo boujou e ñ deu certo..
    Se tiver q ser em seq. de imagens como q faço para deixar o video em seq. de imagens?
    Vlw pela atenção
    Abrçs

    ResponderExcluir
  19. Não é necessário estar em sequência de imagens, o boujou vai abrir todas as extensões de vídeo que tiverem codecs em seu computador, mas eu acho melhor trabalhar com sequências, para converter pode utilizar qualquer programa de edição, recomendo até o programa grátis Virtual Dub, para baixar ele localize-o ente os programas que apresento aqui e clique no link do site dele.

    ResponderExcluir
  20. Ah sim valeu novamente..Vou baixar ele
    Eu vi todos os seus tuto. falando do boujou mas ñ entendi exatamente q ele faz..eu entendi q vc usou ele pq tava sem tripe..mas ñ entendi o q ele faz na camera..
    Só mais uma perguntinha...no 3DS Max vc mexeu em todas as seq. de imagens q vc ia fazer efeito?
    Por exemplo cada imagem q vc ia fazer efeito vc mexia, mudava o efeito de lugar e etc.assim criando o movimento.
    Vlw :)

    ResponderExcluir
  21. O boujou captura o movimento da câmera real e passa esse movimento para uma câmera virtual, assim na câmera do 3ds max você terá o mesmo movimento que fez em sua câmera real na hora da filmagem... basicamente isso...
    Quanto aos efeitos, eles não são modificados imagem por imagem, pelo menos a maioria deles não... para o fogo por exemplo eu defino todos os parâmetros como calor, intensidade, expansão, gravidade, etc... e o plugin gera o movimento dele em toda a animação que eu defini... em breve vou fazer uns vídeos aí dá para entender melhor.

    ResponderExcluir
  22. cara!! muito bom... para um amador... fico bem legal... menos mal que tu manda bem nos softwares pq como galã... vai passar fome... hehehe... brincadeira... valeu..

    ResponderExcluir
  23. Teriia como voce fazer esse gelo no pé....saiu muiiito maneiiiro

    ResponderExcluir
  24. ae fabricio sou eu de novo o lucas q fez aquele video então eu queria saber como vc conseguiu fazer seu poder de gelo no fumefx eu faço fogo bem feitinho mais no caso do gelo não consigo sera que é a mesma performace de fazer o fogo mais q com suas cores modificadas?e com mais fumaça obrigado pela ajuda fabricio.Eu estou quase conseguindo fazer o poder do gelo!

    ResponderExcluir
  25. Olá Lucas, para o gelo eu utilizei partículas mesmo, e não o FumeFx... Ajustando materiais e iluminação com sistemas comuns de partículas se chega a vários tipos de efeitos...

    ResponderExcluir
  26. Eae fera, não teria como voce postar aqui um video tutorial bem legal sober fumefx como usalo.

    ResponderExcluir
  27. Oh video ficou muito legal e os efeitos especiais são ineditos para o Brasil.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado lucas, assim que possível voltarei com os tutoriais e farei um dedicado ao fumefx, valeu!

    ResponderExcluir
  29. Queria saber onde eu acho efeitos sonoros para editar?

    ResponderExcluir
  30. Nossaaa ficou muito locooo.

    ResponderExcluir
  31. cara fantastico em!!! eu tava usando só o after efects mais acho que vo ter que almentar meu arcenal de programa para fazer efeitos locos assim...
    falow

    ResponderExcluir
  32. Cara realmente seu talento e profissionalismo sem duvidas esta entre os melhores pode continuar que seu futuro esta marcado meu amigo Fabrício abç fica com Deus.

    ResponderExcluir
  33. puxa queria saber dominar que nem você!
    (se inveja de conhecimento matasse você estaria duríssimo agora)bom eu não entendo nada sobre o 3d Studio más eu tenho o After effects e arranho ele um pouco! eu queria saber como você conseguiu uma câmera estabilizada e também queria saber detalhada-mente como você fez aquelas folhas levitarem e principalmente como aplicou os efeitos em geral! cara eu sei que eu to pedindo demais só que você agora é meu Guru do 3d i eu tenho que aproveita!! lala~ =D
    me add ai depois msn! bvcmbru2@hotmail.com..

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pelos elogios pessoal!
    Bruno na grande maioria das cenas a câmera está fixa em um tripé e o movimento eu adiciono na pós produção, aí controlo ele com a estabilidade que desejar, aos poucos vou detalhando cada parte desse vídeo, logo volto a atualizar o site com novos tutoriais e making ofs, vlw!

    ResponderExcluir
  35. CARA ME ADD leandrocamacho_17@hotmail.com facebook tmb é assim cajo tenha!...

    gostaria de saber se vc tem curso ou foi fuçando mesmo?!

    ResponderExcluir
  36. Olá Leandro, aprendi por conta mesmo, abraços

    ResponderExcluir
  37. Foi fuçando, mas ainda pretendo fazer alguns cursos, não me considero profissional na área ainda.

    ResponderExcluir
  38. É muito conhecimento pra um ser humano só num é possivel!
    Eu com quase 30 não sei nem 0,0001% desse moço! Pelo amor... alguem tem uma 44 ae? rsrs

    ResponderExcluir
  39. aquela parte em que os 2 caras jogam efeitos um no outro, quero saber como se faz aquele impacto de um poder no outro.

    ResponderExcluir
  40. esse seu video ficou legalzinho. So por curiosidade, vc levou quanto tempo pra fazer ele???

    ResponderExcluir
  41. Obrigado pessoal!
    Anônimo, utilizei várias técnicas em CG e composição para o impacto, mas basicamente são sistemas de partículas, luzes e máscaras com cores.
    João, levei uns 4 meses fazendo o vídeo somente nas horas vagas...

    ResponderExcluir
  42. aquele começo das folhas ficou impressionante, parecia até um filme da warners bros, tu é muito bom parabéns... Uma pergunta quanto tempo masi ou menos vc duraou para produzir esse vídeo?? (não precisa contar com o tempo da filmagem).

    ResponderExcluir
  43. Obrigado anônimo, eu fiz muito pouco por dia, somente nas horas vagas, levei mais ou menos 4 meses para terminar contando os dias de render...

    ResponderExcluir
  44. oi fabricio, eu sou de moçambique em africa, e ja algum tempo venho rastreando os seus trabalhos,cara, embora novo ja tenho uma produtora e recentimente comecei numa produçao dum filme de terror, e tenho alguns conhecimentos em "cgi" e fiz um curso de cinema como "director"
    porem, nao posso avançar em algumas ideias por nao dominar bem a cg. por isso venho trabalhando em um filme em 2d tradicional, no qual sou xpert. gostaria de me manter em contacto contigo para trocar-mos xperiencias, kem sabe trabalharmos juntos no futuro, izdine picardo

    ResponderExcluir
  45. Cara, antes de mais nada, admiro de mais o seu trabalho e que Deus esteja sempre contigo nessa sua caminhada!!!
    ... Estou com um projeto aqui de um filme que eu vou fazer com uma galera aqui, por enquanto a coisa não saiu do papel estamos trabalhando arduamente no roteiro, tem cenas que eu quero trabalhar com substituição do céu e o tempo parando juntamente com a chuva e raios em meio a uma tempestade na cena, só que o meu problema é que eu estou aprendendo essas coisas apenas no after effects, e como eu pude ver em seus videos as possibilidades são infinitas quando nós tiramos o limite de trabalhar com apenas um programa. E aí cara, você é um cara com bastante experiência, oque você tem a dizer a respeito?

    ResponderExcluir
  46. Olá Dine, bem legal ter contato com um produtor da Africa, agradeço por acompanhar meus trabalhos e parabéns por sua produtora e pelo filme que estão fazendo! envie um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br para que possamos manter contato.

    Anônimo, realmente conhecer vários programas amplia e muito as possibilidades, mas um bom software de composição como o After que você está estudando é a base dos efeitos visuais, então estude e abuse do programa de composição antes de partir para outro, existem muitas maneiras de se fazer cada efeito e todas elas passam por um programa de composição :P

    ResponderExcluir
  47. como vc fez exatamente o seu irmão pegando fogo com o fume FX? outra duvida, pq quando eu uso o fume FX n dah p ver as particulas soh na janela de preview do FFX? :/
    Dah uma ajuda ae se possivel. =D

    ResponderExcluir
  48. Olá Nemqueirasaber...
    Para fazer meu irmão pegando fogo, é o que consta na 8ª e 9ª imagem, fiz um modelo bem básico em 3d com o formato de um humano e posicionei ele frame a frame sobre a imagem de meu irmão, assim o modelo 3d serviu de volume para o fumeFX.
    Para ver as partículas do FFX na viewport você deve selecionar o plugin e nas opções que aparecem na aba Modify vá para Viewport e em Channel marque as opções que deseja ver na viewport, como fogo, fumaça, etc...

    ResponderExcluir
  49. Fabrício, como você faz aqueles grids para seguir o terreno,alinhando o objeto a ser inserido?

    ResponderExcluir
  50. Olá Felipe, eu sempre aplico um plano normal na cena 3d e ajusto a vista para a perspectiva correta no olho mesmo, depois crio a câmera e dou mais uma ajustada colocando alguns objetos de referência.

    Vlw!

    ResponderExcluir
  51. Vlw Fabrício!Me Ajudou Muito

    ResponderExcluir
  52. parabens! podria enviar au mail bessonesebastian@gmail.com o projeito de 3ds Max com o gelo? eu tem que fazer umas coisas com seu gelo de base. Obrigado!

    ResponderExcluir
  53. Olá Wiki, não tenho um projeto com o gelo, isso é um shader aplicado em um mesh no formato de gelo, se você souber utilizar o básico de materiais e render do 3ds Max e Mental Ray envie um e-mail para contato@vfx... que te ajudo a chegar nesse resultado.

    ResponderExcluir
  54. fabricio como vc usa o mental ray para render fume fx

    ResponderExcluir
  55. Ao menos no 3ds Max 2012 o Mental renderiza normalmente o fume fx, não faço nada de especial, renderizo como se estivesse usando o render padrão.

    ResponderExcluir
  56. Olá Fabricio,por favor crie esse tutorial tem como?
    Valeu

    ResponderExcluir
  57. Mais uma vez eu foco super video mais vc com essa intenção de escolher a parte mais desejada ta por fora, a melhor maneira e ensina passo a passo todo o processo detalhadamente, videocopilot e assim passo a passo detalhadamente, agora escolher cena e furada fica a dica, quer ensinar então faz o famoso prato simples "arroz e feijão" ,e hora de começar a refletir se quer ensinar por completo ou pela metade abraço

    ResponderExcluir
  58. Olá dk-blu, você está fazendo esse tipo de comentário sempre nos Making Ofs, making of não é tutorial, aqui nessa matéria eu não ensino a fazer, apenas mostro em poucos passos a técnica base utilizada para reproduzir algumas cenas, onde eu ensino a fazer os efeitos mesmo são nos tutoriais que podem ser acessados no menu do site, e mesmo neles não ensino em todo tutorial como abrir o vídeo passo a passo para quem não conhece o software que está usando, a proposta é ensinar a usar ferramentas simples para atingir efeitos complexos, para o básico já existem muitos tutoriais na internet. De qualquer forma obrigado por visitar o site e não se esqueça de visitar a sessão de tutoriais! Abraços

    ResponderExcluir
  59. Você poderia me passar o link p/ baixar a trilha sonora q vc usou nesse vídeo?? Estou fazend um igual e já estou na parte de renderização:)
    Por favor><
    ---> ris_mariana@yahoo.com

    ResponderExcluir