Making of - Vídeo Mundo sem barreiras

Fiz esse vídeo em janeiro deste ano para participar de um concurso de micrometragem de uma operadora de celulares, o tema era "Ser Digital", peguei o concurso no final e tive pouco tempo para fazer o vídeo, mas mesmo assim fui um dos semifinalistas do concurso, segue abaixo o vídeo e o making of da produção.






Com a ajuda de meu irmão e de minha namorada criamos um roteiro simples e corremos filmar já que o tempo era curto, filmamos uma prévia de cada cena e depois refilmamos todas elas corrigindo alguns erros e ângulos de filmagem, um roteiro mais definido e um storyboard evitaríamos esse trabalho dobrado.
Tendo a filmagem em mãos, capturei o movimento de câmera de todas as cenas que teriam efeitos e movimento de câmera, fiz o track com o programa Boujou como já mostrado aqui.



Para algumas cenas mais difíceis criei marcadores manualmente para fazer o track como na tela de meu computador no final do vídeo.


Após ter ajustado todas as cenas transferi os dados para o 3ds Max e comecei a criar os efeitos, para as telas flutuantes que aparecem usei o poderoso sistema de partículas Particle Flow do 3ds Max com texturas animadas.


Para o efeito de desintegração também utilizei o particle flow com o modelo 3d dos objetos e pessoas do cenário.


Agora com tudo em mãos reinderizei os efeitos e no After Effects em conjunto com Sony Vegas finalizei as cenas...


Qualquer dúvida ou sugestão deixem nos comentários abaixo.

18 comentários:

  1. esse making of merecia também um tutorial passo a passo tem varios efetos legais que poderiam ser ultilizados de outra forma como por exemplo o efeito de desintegrar e das telas flutuantes poderia talvez fazer um passo a passo somente desses efeitos especiais seria show. é só uma ideia né flww abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação Alberto, ótima idéia, aos poucos vou detalhando esses efeitos em tutoriais específicos e mostrando outras formas de uso também, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. uma pegunta Fabricio
    como q se faz esse efeito de desintegração de vc e sua namorada?
    eu to tentando aqui mais não consigo transformar a geometria e um sistema de particulas
    o q vc usou para poder dissolver os objetos?
    eu coloque shape instence ai eu scolho o objeto mais nada ocorre só acontece muitos clones
    grato!! preciso de sua ajuda
    valeu

    ResponderExcluir
  4. Na verdade você não vai transformar a geometria em partículas, mas sim sumir com ela enquanto as partículas são emitidas, as partículas nesse caso eram quadradinhos e usei o particle flow, para sumir com a geometria você pode usar esse tutorial aqui.

    ResponderExcluir
  5. Ola Fabrício antes de tudo quero parabenizá-lo pelos seus vídeos, eles são muito bem trabalhados, e agradecer a sua atenção , vendo muito dos seus vídeos na internet, fique muito espantado com os efeitos adquirido , achava eu que só era possível por grandes produtoras de filme , tendo ainda visto e comparado seu trabalho com novela os mutantes da red Recor (obs.; seus efeitos especiais são muito melhores) me intere sei muito em ingressar nesta área e quem sabe um dia poder fazer meus pro pios vídeos , gostaria de saber quais cursos terei que fazer e quais programas terei de adquiri , ficaria muito grato se você me ajuda-se obrigado pela atenção e fique com Deus .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Piru...
    Primeiramente obrigado por acompanhar e participar do site, quanto aos cursos eu sempre aconselho a fazer mas não sei o que te indicar pois nunca fiz um curso na área, tudo o que sei aprendi fazendo e entrando em sites como o meu, porém o difícil é achar material de qualidade e em português... os programas eu posso te indicar os que uso, 3ds max, after effects, sony vegas, mas aconselho a estudar vários outros programas da mesma área e ver em qual se adapta melhor, eu mesmo comecei com outros programas e fui mudando conforme a necessidade...
    Fique atento no site, vou abordar o tema de por onde começar em breve...

    ResponderExcluir
  7. Ok Fabrício obrigado pela dica, encima destes programas que me passou ire procurar na interne-te tutorias e cursos, mais uma vez agradeço pela atenção e estarei sempre acompanhando o seu site, obrigado e fique com Deus
    Ass.; Tony

    ResponderExcluir
  8. Kade o tutorial ?
    desse off .
    Gostei

    ResponderExcluir
  9. Farei tutoriais de alguns efeitos do vídeo em breve, fique de olho!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, vi algumas edições que você fez ficaram otimas, sempre mexi mais PS a mais de 6 anos já agora estou trabalhando mais com ferramenta 3d, quero aprofundar mais nessa area agora ..

    Esse ultimo programa usado, qual foi .. ?

    ResponderExcluir
  11. Olá Markiin, o último programa foi o Sony Vegas para edição da trilha.
    Bons estudos :)

    ResponderExcluir
  12. Ola Fabricio voce ta de parabéns rapaz.
    Li sua história, vc é o cara.
    abraço

    ResponderExcluir
  13. SÓ FICOU MEIO ESTRANHO TODA ESSA TECNOLOGIA E USAR UM PC DE TUBO '-'

    ResponderExcluir
  14. Sim.. na época os pcs do escritório onde trabalhava eram de tubo :P acho que até hj ainda são...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, pelo excelente trabalho. Sempre gostei desses videos de efeitos especiais são incriveis, meu trabalho é vontado para filmagens de casamentos, 15 anos, formaturas e etc.
    Pode me dar algumas dicas de como colocar esses efeitos em minhas filmagens, como nas aberturas e no meio delas.
    Grande abraçosss

    ResponderExcluir
  16. Olá Paulo, agradeço o apoio! Todas as dicas estão no site, basicamente escolha seus softwares preferidos dentro de cada categoria, edição, composição e/ou computação gráfica e domine eles ao máximo, infelizmente não tem uma dica mágica se não a dedicação e o empenho em estudar e aprender :)

    ResponderExcluir
  17. puts cara é um video assim que preciso fazer! mais por aqui nao dá pra intender muito bem

    ResponderExcluir