Track básico com Boujou - Vídeo Tutorial

 Muitas pessoas estão me pedindo os tutoriais em forma de vídeo, então aos poucos vou me adaptando ao formato, este é o primeiro vídeo tutorial do site, não tem narração nem som ou edição especial, o vídeo é simples e ensina como fazer um track básico de uma filmagem com o programa Boujou, eu já havia abordado este tema aqui, aguardo sugestões e em breve teremos mais novidades no site!


17 comentários:

  1. FIZ IGUALZINHO O TUTORIAL MAS QUANDO EXPORTO PARA O 3DSMAX 11 O GRID NAO FICA NA POSIÇAO CERTA MUITO MENOS OS PONTOS GOSTARIA DE SUA AJUDA URGENTE

    ResponderExcluir
  2. Olá Alan, dê uma olhada nos outros tutoriais do Boujou que tenho, você pode ter esquecido de alterar as coordenadas da cena para exportar corretamente para o max ou a taxa de quadros pode estar diferente, tente ver se os pontos não estão alguns quadros atrás ou a frente do vídeo original.

    ResponderExcluir
  3. sou eu novamente, fiz tudo novamente e não da certo será que a qualidade do vídeo tem algo a ver
    por favor me ajuda ai cara, sera que não tem alguma configuração faltando tanto no aae como 3dsmax.
    valeu

    ResponderExcluir
  4. pode ter sim, se o vídeo não tiver uma qualidade suficiente pode gerar tremidos e erros na câmera.

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de GOD Fabricio, coloque seus filminhos gravado pra exemplo pra download pra podermos praticar junto pq tá osso sair filmando qualquer coisa aki viu!
    Pleeeeeease?

    ResponderExcluir
  6. O site não tem um servidor bom ainda para eu poder disponibilizar muita coisa, mas estou fazendo uma seleção e logo disponibilizarei algumas filmagens variadas para testes.

    ResponderExcluir
  7. hey fabricio, me ajuda aki. tem como falar as diferenças do boujou para o plugin camera tracker do after. em quais situações devo usar cada um. vlw

    ResponderExcluir
  8. Olá Éric, basicamente se você for utilizar o track apenas no After, utilize o plugin dele, agora se for utilizar o track em algum programa de computação gráfica, utilize o Boujou ou programas do gênero, na versão CS6 do After ele tem o recurso nativo de track 3d, você pode utilizar o boujou para criar alguns efeitos em CG e o track do After para compor com outros efeitos do programa como adicionar partículas ou texto na cena.

    ResponderExcluir
  9. Ah, entendi. É pq eu vi um tutorial do trash uncompressed(deve conhecer, se não olha no youtube pq é muito bom) e fiquei na duvida, pq vc conhece bastante dos programas então deveria ter um motivo especial para usar o boujou. Enfim, muito obrigado mesmo. Curto muito seus tutoriais. Flw

    ResponderExcluir
  10. fabrico toda vez faço tudo direitinho mais quando coloco o objeto no 3ds max 2010 e passo de frame ele se mover com grid e tudo ja pesquisei em varios sites e nenhuma resposta me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  11. Antônio, não entendi sua dúvida, a intenção é o objeto se mover com o grid se você fizer o track da câmera, tente dar uma olhada nos outros tutoriais do boujou que tem no site que deve ajudar.

    ResponderExcluir
  12. Eu quiz dizer que o objeto não fica fixo

    ResponderExcluir
  13. Verifique se ele não está com frames atrasados ou adiantados em relação ao movimento da filmagem real ou se o frame rate está corretamente configurado no boujou antes do track.

    ResponderExcluir
  14. é normal demorar tanto pra fazer o trackeing? aqui ta marcando mais de 10 horas e o video nao tem nem 30 segundos. e ja ta a mais de meia hora trackeando e não chegou nem a 1% ainda =[

    ResponderExcluir
  15. Olá Tarço, inicialmente é normal sim, depois que pegar a prática saberá o que está deixando o track lento e na hora da filmagem mesmo já vai saber o que fazer para ajudar o programa a ler os movimentos mais rapidamente e entenderá o pq da demora... as configurações do computador ajudam bastante também, mas o segredo está na qualidade de imagem e de movimentos da câmera.

    ResponderExcluir
  16. aqui o boujou coloca vídeo de 1 minuto em 10 segundos o.O fica muito rápido e isso atrapalha o track e as coisas, tem como ajustar?

    ResponderExcluir