Track básico com Boujou - Parte 2 - Exportando para o 3d Studio Max

Esta é a segunda parte do tutorial de câmera track com boujou, agora ensino como exportar corretamente os dados para o 3ds max e utiliza-los em seus vídeos, quem acompanha os tutoriais do site já poderá começar a fazer seus próprios efeitos, em breve teremos um desafio aqui no site onde poderão apresentar seus trabalhos.
Agora fiquem com o tutorial...





Para acessar a primeira parte do tutorial e baixar o vídeo de exemplo basta clicar aqui.
Para aprender este mesmo efeito em After Effects o link está aqui.

65 comentários:

  1. Ólá Fabricio queria parabenizar o seu trabalho e vim aqui lhe fazer uma susgestão por que você não faz uma video aula completa de como você fez o Fire vs Ice.
    Me responda por favor . (Urgente)

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado por participar do site, logo logo vou compartilhar estudos das cenas principais com os leitores, em forma de vídeo tutorial vou narrar como fiz para chegar no resultado de cada cena desse e de outros vídeos que fiz, em uma vídeo aula só não daria para mostrar tudo... a base de meus efeitos estão nesses tutoriais específicos que estou fazendo, além de apresentar como fiz as cenas em breve vou ensinar a controlar fogo com o FumeFX e sem ele, a congelar objetos no 3ds max e outros derivados do vídeo.. abraços e continue acompanhando o site!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por responder ! E tenha certeza que eu divulgarei seu site.

    ResponderExcluir
  4. Fabricio eu tambem aprecio bastante sua inteligencias você poderia dar dicas de como chegou a um nível avançado ?

    ResponderExcluir
  5. Minha dica é simples... tenham persistência e estudem sempre, eu levei 5 anos para chegar onde estou, sempre por conta própria, é claro que se fizerem um curso dá para diminuir muito o tempo de aperfeiçoamento, mas basicamente é começar com coisas simples e ir evoluindo até onde desejar...

    ResponderExcluir
  6. Materia prima onde conseguiu ?

    ResponderExcluir
  7. Fabricio ceh tah vivo pow faz tempo que no comenta nada aqui parceiro ?

    ResponderExcluir
  8. Opa, realmente estou meio ausente um dia ou outro, pois estou de mudança e aí fica meio complicado a questão de ter tempo para as coisas...
    Quanto a matéria prima não entendi muito bem a pergunta... os vídeos que uso nos tutoriais sou eu mesmo que gravo, inclusive este é o muro da minha casa.. :p

    ResponderExcluir
  9. Valeu tava só bricando rsss.

    ResponderExcluir
  10. Boa sorte com a mudança ! Fique na paz.

    ResponderExcluir
  11. Olá fabricio poderia me ajudar estou tendo um problema aqui pra fazer uma cena simples como a sua eu filmei um patio de um estacionamento fiz o processo no boujou selecionei os pontos do chão e coloquei na coordenada x-y plane joguei no 3d max até ai tudo bem, mas quando eu coloco o video como fundo e vo fazer a modelagem simples do chão fica tudo torto o plane não fica alinhado na cena ja tentei em todas as vistas top etc,não consigo alinha-lo perfeitamente com o video, quando eu crio na visão persperctive, olhando parece que fico perfeito na cena mas quando eu exporto algum modelo pra por na cena fica estranho uma parte some no meio do plano, deu pra entender mais ou menos? to enrolado aqui kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Olá Alberto, você terá que usar a vista a câmera, para isso clique em perspective e aperte a letra C do teclado, aí você entrará na vista da câmera, isso deve resolver seu problema, qualquer coisa envie um print do erro e mande o link por aqui para eu tentar ajudar.

    ResponderExcluir
  13. olá, então eu ja fiz isso ja tentei em todas as vistas, pela vist ada camera fica pior ainda pra mexer, vou tentar recomeçar do zero denovo vou passar o video pelo boujou depois jogo no 3ds denovo se não der certo mando alguma imagem ou um pequeno video.

    ResponderExcluir
  14. Ok, as vezes pode ser a complexidade dos movimentos da câmera, aí tem que ajustar mais o boujou para exportar o track corretamente...

    ResponderExcluir
  15. então fabricio como eu quero colocar o objeto 3d no chão desta filmagem eu estou escolhendo as coordenadas x e y, será esse o problema? no seu video vc seleciona y e z, mas no seu caso é uma parede e no meu é o chão tem alguma coisa haver?

    ResponderExcluir
  16. Alberto, confira se você alterou as preferências do boujou para as mesmas coordenadas do 3ds max, olha no tutorial onde explico clicando aqui.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rabachini To Curtindo seus trabalhos cara, venho me dedicando na area de motion designer há 2 anos. mais ainda sou um usuario intermediario desses progamas. queria muito de pedir que você, que nos ajudaria muito que você explcasse em video cada efeito que você faz em seus videos. exemplo a folha se desintegrando. ficou muito massa. agora queria aprender a fazer o gelo. e edicionar sombras em objetos tipo a sombra do montro na avenida, a sombra nos carros ficou da hora. me entende o que quero dizer? qual o site onde encontro carros de qualidade pra baixar? responda minha perguntas por favor!
    By: TutoriaisTube

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Jedeias, desculpe pela demora na resposta!
    Atualmente não estou podendo atualizar o site, mas em breve farei sim vídeos tutoriais inclusive a pedido dos leitores como você, resolvendo rápido sua dúvida esse tutorial que já postei no site ajuda a deixar sombra nos objetos reais.
    Obrigado pela participação e se quiser me envie um e-mail com seu portifólio.

    ResponderExcluir
  19. Oi Fabrício, vim trazer uma boa notícia pra você, não prescisa apagar a primeira parte no script, você só prescisa apagar aquele parântese que fica depois das aspas no inicio, lá onde mostra o local da sequencia de imagens, feito isso, você não prescisa exportar o vídeo! E o erro está no Boujou 5, não no 3d Studio Max, fiz o teste com o 4 e deu certo.

    ResponderExcluir
  20. Vlw Greg, realmente, o resultado é o mesmo apagando apenas o parêntese extra no final da linha do código.

    ResponderExcluir
  21. Oi Fabrício.
    Primeiramente, parabéns pelos seus trabalhos, eles são bem legais!

    Tenho uma dúvida: Quando utilizo o solve do Boujou, o programa gera várias "cameras" mas não consigo reuní-las para exportar um única camera para o Max. Sabe dizer como resolvo isso?? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, o boujou "quebra" a cena e cria várias câmeras quando ele tem dificuldade em ler a cena de forma contínua, isso pode acontecer quando a filmagem tem movimentos muito bruscos, para corrigir isso a melhor forma é refazer o track criando pontos manuais, não tem como juntar as câmeras no boujou, você pode exportar todas e tentar juntar no programa em que for usá-las, tive que fazer isso no vídeo do hadouken

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pela reposta, Fabricio.


    Outro problema que me ocorreu quando tentei fazer meu track foi que ao importar para o 3ds max não consegui um alimento correto de camera, tentei fazer todos os ajustes no boujou inclusive criando planos no chão para verificar a orientação da camera, mas quando trazia para o max nunca vinha com alinhamento correto.... Notei que muitos pontos do track não permanceiam do incicio ao fim da câmera, acho que meu problema pode ser isso, não é?

    ResponderExcluir
  24. Isso acontece quando a sua câmera começa com a animação no quadro 1 e sua cena de fundo se inicia no quadro 0 da timeline, selecione todos os keyframes da câmera e retroceda ou avance um quadro que deve resolver o problema.

    ResponderExcluir
  25. No meu caso sobrou alguns pontos "voando" e percebi que dá pra deletar... pode deletar estes pontos para os pontos ficarem totalmente rente a parede já que os pontos que estão "voando" na cena não servirão pra nada ou tem q ser feito apenas no Boujou???

    ResponderExcluir
  26. Olá Thiago, sim você pode deletar esses pontos sem problemas e exportar somente os melhor posicionados, se preferir clique com o botão direito apenas sobre os pontos que deseja exportar e selecione a opção Flag for export no menu que aparecer, aí na opção Export Camera basta selecionar Export flagged tracks only.

    ResponderExcluir
  27. Oi Fabricio eu queria tirar uma Duvida, eu faço o track da camera no Boujou ate ai beleza mas na hora de exportar a por 3ds max Eu na consigo alinhar no eixo certo sempre fica visualizando na vista "TOP" eu fiz aquela parte igual do seu tutorial para colocar as coordenadas y,z plane mas nao da certo, isso no video que eu baixei no seu site

    Quando eu tentei fazer um track do meu propio video na hora do track o boujou fica sem ler alguns frames ai quando vai fazer o solve ele so faz mais ou menos do 0 ao 100 ou 140.

    Me ajuda eu ja nao sei o que fazer mais...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Outra duvida é a respeito de exportar, eu nao consigo alinhar o camera certinho com 3ds max eu ja coloquei varios eixos diferentes e sempre fica diferente!

    ResponderExcluir
  29. Olá Leoliver, verifique no Boujou se você configurou ele para trabalhar com as mesmas coordenadas do 3ds max, veja como fazer isso nesse tutorial do Silvio Alterando as coordenadas do Boujou para trabalhar com 3ds Max isso deve resolver os problemas com alinhamento, quanto o problema de o Boujou não ler alguma parte do vídeo, pode ser que tenha um movimento muito rápido nessa parte, ou algum tipo de perda focal, aí ele reconhece como uma cena nova pois não pode fazer a leitura de track, nesse caso tente aumentar a sensibilidade do programa em Track Features ou em último caso será track manual nessa parte...

    ResponderExcluir
  30. Entao eu fiz a configuração para ficar igual ao 3ds max, mas mesmo assim nao resolve parece que eu vou ter que fazer manualmente, e na questao de nao ler alguns frames, é assim eu fiz a filmagem com celular é so um teste de como funciona o programa porque na verdade eu pretendo usar filmadora mesmo que é para um trabalho da faculdade!

    Me tira outra duvidada qual é o melhor programa pra fazer track de camera é o "boujou" mesmo ou tem outros?
    obs:eu vi um da autodesk


    Desculpa abudar mas é que assim eu tenho uma especie de TCC pra entregar em Dezembro meu grupo esta pretendendo fazer um curta de uns 2:30 a 3 minutos e eu queria que vc se possivel desse um conselho como começar como produzir quais programas usar e etc. Nos vamos fazer a filmagem real e depois integrar um Personagem 3d.

    Cara valew Mesmo eu admiro muito seu Serviço!

    ResponderExcluir
  31. O bounjou le melhor se a filmagem tiver qualidade melhor?
    Vc acha que pode ter dado problema pelo fato de eu ter usado um celular inves de um equipamento melhor, como exemplo uma filmadora?

    ResponderExcluir
  32. Quanto melhor a qualidade da filmagem melhor o boujou fará o trabalho dele, filmagens com granulado, distorção de movimento, zoom digital, borrão de velocidade, pixalizada ou de baixa qualidade dificultam a leitura dos pontos de track e geram um resultado inviável...

    Tem vários programas a altura do boujou como o MatchMover da Autodesk, o PFtrack, o Syntheyes dentre outros, aí vai de cada um testar os softwares e ver em qual mais se adapta...

    Qualquer outra dúvida pode perguntar ou enviar um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br

    ResponderExcluir
  33. Fala Fabricio, quando eu exporto o script beleza vai, mas ae a grade aonde se posiciona os objetos some, ae coloco o video de background ae faço as modelagens do ambiente nao aparece nada da uma força ae amigo abraços!

    ResponderExcluir
  34. O meu problema e que quando faço o camera solve a camera fica na posiçao de cima para baixo. ae quando exporto para o 3d max e coloco na visao da camera sobre o background fica de cima para baixo tb a visao da camera, ae fica ruim para fazer as modelagens como coloco na posiçao certa? abraços amigo

    ResponderExcluir
  35. Fala Johnson, tudo bem?
    Verifique se você ajustou as coordenadas do boujou para trabalhar com o 3ds max e depois de pronto o Solve, se alinhou as coordenadas da câmera selecionando parte do chão de sua cena, você pode ver como fazer isso clicando aqui se isso resolver dê um ok! :)

    ResponderExcluir
  36. e ae amigo fabricio muito obrigado consegui ajustar o boujou mas agora so um pequeno problema, todos os frames do objeto acompanham o video exceto o ultimo frame do objeto que desalinha com o video como resolver isso amigo? abraços Deus te abnçoe!

    ResponderExcluir
  37. Se for apenas um quadro você pode simplesmente não utilizar ele que não afetará o tempo de seu vídeo, ou como já fiz outras vezes, copiar o penúltimo quadro para a último e ajustar manualmente, o movimento vai ser mínimo de um frame para outro.

    ResponderExcluir
  38. fabricio eu vi no seu video de hologramas no youtube que voce diz que tem que ajustar o boujou para dar certo com o 3d studio max... toda vez que eu faço aqui (sigo atentamente o que voce faz) a geometria fica 'torta' no 3d studio max... o que preciso fazer no boujou? abraçao Thiago.

    ResponderExcluir
  39. Olá Thiago, siga esse tutorial de nosso amigo Silvio que é a maneira correta de preparar o boujou para trabalhar com o Max: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-alterando-as.html

    ResponderExcluir
  40. Olá Fabricio, vc faz um ótimo trabalho, mas eu to com um problema para trackear os videos...
    Bom na hora de passar para o (3d max 2010) os pontos de track do (boujou 4) sai vertical, sendo que a intençao era para sair horizontal... mudei varias vezes já o geometry scene do boujou, mas não da certo, já segui o tutorial 1 umas 5 vezes já...e o video que eu usei tem 6 segundos, mas no boujou ele fica mais lento, parece q tem uns 12 segundos, agradeço desde já, valew

    ResponderExcluir
  41. Olá Anônimo, o problema aí provavelmente não está nas coordenadas da geometry scene, mas sim nas coordenadas das propriedades do boujou, siga esse tutorial de nosso amigo Silvio Adriano e veja se resolve... http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-alterando-as.html

    ResponderExcluir
  42. Olá Fabricio, então eu sigui o tutorial que vc me recomendou do Silvio, alterei as coordenadas para ficar iguais do 3D Max, mas infelizmente ñ deu certo, e eu tento lidar com o Boujou faz mais de 1 ano...mas nunca o resultado foi satisfatório...

    Se possivel passa seu e-mail, pois eu gostaria de enviar umas imagens do meu processo para seu e-mail para vc ver qual é o problema...agradeço desde já ;D

    ResponderExcluir
  43. Olá Anônimo, pode enviar as imagens para contato@vfxdofabricio.com.br e aí sim tentamos resolver isso hehe

    ResponderExcluir
  44. olá , quando eu aperto alt+p não da certo tem outro modo de localizar viewport background

    ResponderExcluir
  45. Olá fabricio, obrigado por passar o e-mail, já mandei os prints das imagens do meu processo e enviei na menssagem observações de cada imagem...meu e-mail esta como : benhur.50@hotmail.com

    Agradeço desde já ;D

    ResponderExcluir
  46. Olá Henry, o atalho correto é Alt+B, mas no menu views você também encontra essa opção..

    Ok Anônimo, vou ver lá..

    ResponderExcluir
  47. parabens fabricio,

    tenho uma pergunta para ti ...segui o tutorial mas o video nao acompanha os frames fica so a imagem do primeiro frame..... podes m ajudar?

    ResponderExcluir
  48. Olá Anônimo, se você importou a sequencia de imagem corretamente, pressione as teclas Alt+B para abrir o menu Viewport Background e marque a opção Animate Background, isso deve resolver, caso contrário verifique se não foi importada apenas uma imagem... abraços!

    ResponderExcluir
  49. Ola tenho duas duvidas fabricio
    como eu faço para abrir 2 projetos no 3d max

    e como faz para as paredes fica invisivel e mesmo assim aparecer a simbra eu ja coloquei o material matt mais fica preto.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  50. Olá Hugão, você deve abrir um dos projetos e em Import, escolher a opção Merge, escolher o outro projeto e os dois ficarão na mesma cena, sendo possível escolher se quer trazer o projeto todo ou apenas algum objeto dele.
    Para renderizar apenas a sombra de um objeto você pode clicar com o botão direito nele e em Object Properties desmarcar a opção Visible to Camera, assim sombras e reflexos dele aparecerão mas o próprio objeto não e sem tapar o que há por trás.

    ResponderExcluir
  51. Ola fabricio abrir 2 projetos consegui mais a parede ela so fica preta nao fico invisivel.

    ResponderExcluir
  52. Se possível envie um print de sua cena para contato@vfx... que vendo o erro fica mais fácil dizer o que fazer

    ResponderExcluir
  53. Adorei muito esse seu tutorial. Com ele consegui fazer esse video bem simples.

    http://www.youtube.com/watch?v=rR0uAfWOUec

    Finalmente eu achei o que estava querendo, jogar animações 3D no video.

    Obrigado pelas dicas !
    Estou toda semana dando uma olhada aqui em seu site, PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  54. Parabéns pelo resultado Anônimo, track perfeito :)

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  55. ótima aula Fabrício você está me ajudando muito.


    eu tenho uma pergunta: o 3d Studio Max tem o recurso de Câmera Tracker... então eu gostaria de saber pq as pessoas não usam o câmera tracker do próprio 3d studio max?

    ResponderExcluir
  56. Olá Luan, esse recurso no 3ds é muito limitado e um tanto quanto manual, mesmo assim antigamente eu utilizava ele para coisas básicas, mas desde a versão 2010 não consegui mais fazer o track nativo do Max funcionar, mas os rumores são que em versões futuras do Max existirá um recurso bem mais completo de track, aí sim valerá a pena testar.

    ResponderExcluir
  57. quando eu exporto o script pro 3d max a camera ta virada pra baixo do grid.e se eu tento virar ela 90 graus para ficar reta com o grid ela nao move como deveria.como ajusto isso?

    ResponderExcluir
  58. Fabrício, quando eu coloco o vídeo como fundo no 3D Max ele perde totalmente as dimensões corretas. Ele fica mais largo, deixando as pessoas mais gordas, todo errado mesmo.
    Eu fiz todo o procedimento do Boujou e funcionou certinho. Meu problema são as dimensões do vídeo e que o 3D Max fica mto lento na hora de dar play e editar qualquer coisa. Meu pc é bom, então estou descartando ser um problema do pc.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, das play em um vídeo no 3ds Max realmente pode deixar o software muito lento, tente desabilitar o playback do vídeo ao dar play em alguma animação da viewport. Quanto a distorção das imagens, verifique se seu render está configurado para sair do mesmo tamanho do vídeo, exemplo, vídeo com dimensões 720x480 em render setup (pressionando F10) na parte Output Size deve constar os mesmos 720x480, aí na viewport onde está o vídeo pressione Shift+F ou clique no nome da viewport "Perspective" e escolha Show Safe Frames.

      Excluir
  59. Fabrício bom dia.
    Obrigado primeiramente pelos seus tutoriais. Como a pergunta acima estou tendo um problema parecido. No boujou quando coloco um elemento o tracking fica perfeito mais quando importo a câmera no 3ds max fica saindo do lugar os elementos, ficam escorregando sobre as superfícies e quando vou renderizar ele distorce como o amigo ai acima flw.
    Tenho que alterar alguma configuração no 3ds max 2013 ou sera alguma incompatibilidade com o Boujou 5?
    Salva minha vida ai maninho, to a uma semana já vendo tutos e de todo mundo funciona menos no meu.
    Meu PC é bom, tem i7 com 4 núcleos de 2.2 podendo chegar a 2.8, 8gb de Ram 1600mhz e Placa de Vídeo AMD RADEON de 2gb. Acho que o problema não o PC :(
    Grato.

    ResponderExcluir
  60. Olá Fabricio, gostaria de uma informação que iria me salvar muito rs.... Toda vez que vou salvar meu arquivo do boujou para o formato 3d max o programa para de responder e fecha... Tem noção de como pode ser resolvido o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson, sem saber a causa real do programa estar fechando (pode ser falta de memória, erro de software, algum tipo de incompatibilidade) só lhe resta testar algumas opções para ver se resolve, a primeira seria reinstalar o software, de preferência a versão trial disponibilizada pela fabricante, se o erro continuar é algo com seu pc, caso contrário seu Boujou deve ser reinstalado a partir de outra fonte.

      Excluir
  61. Blz fabricio?! Man parabéns ai pelas vídeo aulas! Muito massa! Eu já mexo no AF ,ai agora estou tentando mexer no 3d Max mas estou com um problema estranho aqui? Eu faço tudo certo lá no boujou aquelas paradinha lá dos track, mas depois que o boujou faz o rastreamento lá da câmera ai que eu olho na visão 3d ela a câmera fica sempre de cima para baixo! Ai eu a justo manualmente para que ela fique no mesma altura do grid! Ai na hora de exporta para o 3d Max também acontece o mesmo problema? A câmera também fica focada de cima para baixo e não fica no mesmo nível do grid do 3d Max? Uma pequena observação"antes mesmo de fazer o track no boujou ele já está exatamente como no 3d Max o eixo y z x!? Eu vi vários tutoriais enclusive aqui no "vfx do fabriçio" e faço do mesmo jeito mas não dá certo? Eu queria uma força sua aí? Se poder me ajudar,essa dúvida minha deve ser a mesma de muitas pessoas que se aventuram nesse fantástico programa! Vlw abração fabricio! :p

    ResponderExcluir