Track básico com Boujou - Vídeo Tutorial Narrado

VFX do Fabrício está voltando de férias e o primeiro tutorial será do programa Boujou no estilo vídeo tutorial narrado que fiz do Affter Effects, não sou bom em narração muito menos em inglês, obs. todos os programas que aprendi são em inglês mas não sei inglês, espero que gostem e a segunda parte vem em breve ensinando a exportar e importar corretamente no 3ds max.






O link para baixar o vídeo do muro e utilizar em seus testes é esse aqui.

Não se esqueçam de comentar abaixo com dicas, críticas, elogios ou sugestões.

36 comentários:

  1. Muito bom tutorial, Fabricio, por mais que temos conhecimentos, sempre estaremos aprendendo, estarei aguardando seu próximo tutorial, sempre a coisas que as vezes não sabemos.

    Abraços tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Show =D esperando pelo próximo tutorial
    Obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom fabricio ótimo tutorial agora deu pra ter uma noção melhor sobre o boujou so vou esperar o seu proximo tuto de como exportar corretamente para o max e ja vou fazer uns teste aqui.

    ResponderExcluir
  4. Fabrício .. achei o seu site muito bom, show de bola mesmo, mas preciso de uma orientação... Usando o "Track Features" em um arquivo .avi em resolução de 720x480 ele leva umas 3 horas para processar 2 minutos de imagem .. até aí tudo bem .. mas quando uso o "Camera Solve" é que o bixo pega .. ele leva 4 horas para processar 3% do vídeo. Meu computador é um PHENOM com 3Gb de Ram e p´laca de vídeo 9800GT... tem algo que deve ser arrumado para que o processo ande mais rápido ??

    Alexandre (abradtke@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Realmente essa lentidão na leitura pode acontecer por vários fatores, mas o que mais me resolveu foi dar um upgrade no pc.
    Tente com outras filmagens e formatos e veja se dá muita diferença pra mais ou pra menos.

    ResponderExcluir
  6. Fabrício meu rei... amei este tuto e por favor poste mais videos de Boujou pois estou adorando pleeeease??

    ResponderExcluir
  7. a imagem(objeto 3D inserido) fica tremendo não fica estabilizado...pode me ajufar.....Urgente

    ResponderExcluir
  8. Olá Calebe, isso depende muito de sua filmagem, se a qualidade da imagem não tiver legal ou tiver granulado de mais, o risco do track ficar tremido é grande! Certifique-se de ter marcado a opção Optimize camera path smoothness.

    ResponderExcluir
  9. Iae fabricio! Adorei o tuto! muito bom msm!! xD
    gostaria de tirar algumas duvidas! quando tento fazer com videos filmados do meu celular (que por sinal filma em HD 720p) ele da erro quando na hora de passar o camera solve! no começo até vai e dps da uns erros e termina, ele só calcula uns 30 frames... com o seu video deu tudo certinho! O que sera que pode estar acontecendo? Teria uma pré configuração para cada tido de filmagem? Obrigado e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro, pode ser alguma incompatibilidade com codecs, tente converter a filmagem em sequência de imagens PNG por exemplo, isso deve resolver.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Fabricio! Fiz o que vc me disse e msm assim não adiantou!! No console ele da esse erro
    (dropped_frame) e dps volta a calcular, da o erro denovo! Desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Tente usar uma versão trial do programa pelo site do boujou mesmo: http://www.vicon.com/boujou/downloads/
    Se funcionar aí o problema é com sua versão instalada... nunca presenciei esse erro...

    ResponderExcluir
  13. Olá Fabricio muito obrigado pela sua ajuda no 3d max agora tenho so mais um problema cara o meu boujou quando faço rastreio da camera mesmo eu colocando e alta sensibilidade ele so captura poucos pontos o que sera que esta havendo? alguma configuraçao talvez? me ajude amigo abraços e mais uma vez parabéns por seu trabalho

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Johnson, seu problema pode estar na qualidade ou modo como o vídeo foi gravado, se tiver poucos pontos de contraste, pouca definição de imagem ou variações constantes de foco, o boujou terá dificuldade em criar o tracks, se possível envie um print com a filmagem e os pontos que aparecem que será mais fácil descobrir o problema.

    ResponderExcluir
  15. Valeu cara, mas já consegui solucionar o problema: estava convertendo com poucos quadros de jpeg a filmagen ae dobrei o numero de quadros e o programa capturou mais pontos. abraços!

    ResponderExcluir
  16. Como faço um video assim, em frames ? =x fiz em .mov e quando joguei no 3ds max.. ele fica parado... nao se move =(

    ResponderExcluir
  17. Fabrício, com um video com uma resolução de 1280 x 720 dá pra faze um track perfeito? pq eu fui tenta faze com um video de 640 x 480 e o track ficou tremendo.

    ResponderExcluir
  18. Olá Hene, a qualidade da imagem influencia mais que seu tamanho na hora do boujou fazer o rastreamento, um vídeo 640x480 de uma boa qualidade de imagem poderá ter um melhor resultado que um vídeo em HD granulado ou de baixa qualidade.
    Mas você pode tentar solucionar o problema de câmera tremida no boujou através do menu 3D Tasks - Solve Adjust, marcando a opção Smoothing e clicando em Start. Isso deve suavizar o movimento da câmera.

    ResponderExcluir
  19. Fabricio, só mais uma perguntinha: com videos de baixa qualidade, no boujou o track fica perfeito mas quando exporto pro max ele fica tremendo, porque isso acontesse?

    ResponderExcluir
  20. Vídeos de baixa qualidade normalmente causam problemas estranhos, se você fez todos os passos certos e suavizou a câmera no boujou, aí só resta tentar com algum vídeo parecido em boa qualidade e ver se o problema persiste...

    ResponderExcluir
  21. Cara, quando utilizo uma sequência gravada por mim, o Boujou cria mais de um solve, eu pensei que fosse problema do programa, mas quando eu peguei a sequência que você disponibilizou no desafio da UFO deu tudo certo e o Boujou criou apenas um solve, você tem alguma dica??

    ResponderExcluir
  22. Olá Anônimo, a quantidade de solves criados pelo boujou dependem da dificuldade que o programa tem para ler sequencias contínuas de filmagem, ou seja, se durante a filmagem a câmera faz um movimento brusco e ele perde boa parte dos pontos de rastreamento ele conta a partir deste momento como uma nova cena e começar a calcular uma nova faixa de track, outros fatores podem causar isso, mas normalmente está ligado a dificuldade de leitura da continuidade da cena.

    ResponderExcluir
  23. Olá Fabrício não consigo instalar o boujou mi ajuda por favor o programa da a seguinte erro
    "no licences found locally or on network"

    ResponderExcluir
  24. Olá Anônimo, isso acontece pois você não tem a licença do programa, tente baixar a versão demo pelo link: http://www.vicon.com/boujou/downloads/

    ResponderExcluir
  25. Olà Fabricio, poderia me dar uma ajuda? Estou seguindo seus tutoriais da exportação do Boujou para o Max, mais esta acontecendo alguns probleminhas, o pior deles é que mesmo selecionando os pontos e mudando as coordenadas pra ficarem certinhas no grid... quando exporto para o Max a camera fica toda ferrada... alguma dica???
    PS: muito bom seu site....

    ResponderExcluir
  26. Consegui corrigir a camera em relação ao grid... o problema é que a camera virtual esta tremendo muito em relação a filmagem. =/

    ResponderExcluir
  27. Olá Carlos, parabéns pela solução do primeiro problema, quanto a câmera tremer isso acontece também no boujou ou só ao exportar para o Max? se for no Boujou em alguns tutoriais explico como tentar suavizar a câmera, se for no Max verifique se a câmera não está um frame afrente ou atrás do movimento da real, mas em ambos os casos verifique se o frame rate do Boujou bate com o original do vídeo, se o vídeo foi gravado em 30fps o Boujou não pode estar em 25fps por exemplo

    ResponderExcluir
  28. hummm... pode ser isso, pq quando importo o video pro boujou ele ja coloca em 24 frames, mas eu não vi se o filme que fiz esta 25 ou 30, vou verificar. Valeu a atenção.

    ResponderExcluir
  29. Fala Fabricio... segue um teste que fiz.. ficou ruim mas ficou bom rsrssrs
    http://www.youtube.com/watch?v=pCmA4qvXitA&feature=youtu.be

    vlz

    ResponderExcluir
  30. Está muito bom sim Carlos, são os testes que provam o que aprendemos :)

    ResponderExcluir
  31. Vou fazer uma pergunta talvez elementar, mais aí vai: por onde ou como separo o vídeo por frames para poder importar para o Boujou?
    Muito obrigado.
    handerson.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Handerson, a maioria dos programas de composição e edição na hora de escolher o fomato de saída de seu vídeo tem a opção de sequencia de imagem jpg ou png, me diga um programa que usa de edição ou composição que se não encontrar posso te ajudar mais especificamente.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Fabrício.
    Tenho os after e premiere instalados aqui. Não tenho muita prática com eles. Mas a sua resposta já me valeu muito! Experiência é tudo, né!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  34. OI Fabrício,me ajudo se puder, 1° quando eu aplico o track,em alguns frames ele desaparece totalmente mesmo marcando como gold ex: do frame 30 ao 90 fica tudo sem os tracks ! 2° quando aplico a camera solve apos renderizar ela cria 8 camera solve !!porque , como ajuntar tudo na camera solve 1 ? 3° meu tracks não alinhão com o chao,parece uma chuva de bolinhas, visualizo em 3d e parece uma explosão de bolinhas ,isso pode ser o video ruim ?
    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedras, o Boujou não trabalha corretamente com vídeos em baixa resolução ou movimentos muito rápidos a ponto de não ter visibilidade nítida de pontos de contraste, o vídeo também não pode conter muita granulação ou ser muito escuro... Com um vídeo em boa resolução, qualidade de imagem e gravado corretamente esses erros não acontecerão.

      Excluir