Project Photofly - Transforme sua máquina fotográfica em um poderoso scanner 3d

A algum tempo a Autodesk, empresa responsável por alguns dos melhores softwares de computação gráfica do mercado, lançou um programa gratuito que funciona de modo online convertendo sequencias de fotos de um objeto qualquer em um detalhado e texturizado modelo 3d, assim como fazem os caríssimos scanners 3d.

Esse programa que nem todos conhecem e venho apresentar hoje se chama Project Photofly.








Para baixar o programa que é gratuito basta se cadastrar no site da Autodesk Labs e clicar em Download Now no link abaixo:

http://labs.autodesk.com/utilities/photo_scene_editor/


A própria Autodesk criou um ótimo tutorial de A à Z sobre o programa e como utiliza-lo, resumidamente seu trabalho será apenas tirar as fotos de todos os ângulos necessários e enviar para os servidores do programa que fará o resto, os ajustes necessários são mínimos e se as fotos forem tiradas corretamente e em condições adequadas o resultado é surpreendente, vejam o tutorial e exemplos abaixo:




O modelo 3d, criado através do programa, pode ser exportado em diversos formatos, inclusive para ser visualizado em celulares.

Um ponto positivo do programa é que ele não tem limite de complexidade do modelo contanto que haja fotos de todos os ângulos necessários, pode se criar desde pequenos objetos à até enormes prédios ou montanhas inteiras.

O modelo abaixo foi meu teste com o programa.



Na qualidade máxima o programa gera um mesh repleto de detalhes e consequentemente com uma malha bastante densa, o que é ótimo para criar a retopologia do modelo em um programa de computação gráfica e prepara-lo para a animação.




9 comentários:

  1. ecelente contribuição!!!!, ola fabricio, seria legal voce passar umas informações pra galera sobre rotopologia, quais os software utilizado ou mesmo script ou plugin seria interesante... mais valeu ai a dica.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom fabrício, eu ja houvera visto em alguns sites sobre programas como esse, que transformavam imagens 2d em 3d, mas todos eram pagos e de dificil acesso. Mas com seu excelente post agora irei usá-lo constantemente. Ja irei escanear o meu primeiro objeto: Uma Calculadora.

    Abração e continue com seu excelente trabalho que esta fazendo aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Silvio, a respeito de retopologia vai depender da experiência dos leitores em modelagem, não tem uma técnica ou plugin que não exija um conhecimento intermediário ou avançado em modelagem 3d, loops de polígonos e anatomia... mas mais pra frente posso criar algo a respeito, obrigado pela contribuição!

    Obrigado Ding, se possível conte-nos sua experiência com o programa, se conseguiu fazer sua calculadora e se tem alguma dica pra galera, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Eae,eu queria saber se tem como,e como eu posso enviar para o 3D Studio mas ou para o ZBrush.

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo, tem sim, o programa exporta para vários formatos, o mais indicado que será aceito pela maioria do softwares 3d é .obj, para exportar basta clicar em File >> Export Screne As e escolher local, nome e tipo do arquivo para exportar.

    ResponderExcluir
  6. parece q ñ esta mais disponivel para download =(

    ResponderExcluir
  7. Realmente não está mais, o programa mudou de nome, preciso atualizar a matéria, mas pode baixar ele através do link: http://www.123dapp.com/catch

    ResponderExcluir
  8. E ai campeão, parabéns pelo espaço, quanto ao tutoriais vc tem algo pra iniciante... ???

    ResponderExcluir
  9. Pelo visto está desativado, o cara perguntou em 2012 e até agora não teve resposta.. mas enfim, não funciona o link e não abre link para download no site da autodesk.

    ResponderExcluir