Tutorial - Como adicionar um vídeo de background no 3ds max

Muitos leitores me perguntão como faço para adicionar vídeo como background na viewport do 3ds max.

Apesar de eu já ter explicado isso no vídeo tutorial Exportando dados do Boujou para o 3ds Max, eu resolvi fazer essa breve lição em passos simples de como proceder neste caso.









Com o 3ds aberto pressione a tecla "M" de seu teclado ou clique no botão Material Editor da barra de ferramentas do programa para abrir o editor de materiais do 3ds max.


No editor clique em Get Material logo abaixo dos slots de materiais.






Procure pela opção Bitmap e dê um clique duplo sobre ela para seleciona-la.





















O 3ds max aceita diversos tipos de arquivos dentre vídeo e imagem, você poderá usar qualquer extensão aceita pelo programa...


Normalmente eu costumo usar sequencias de imagens, se esse também for seu caso basta clicar na primeira imagem da sequência na nova janela que se abrir e marcar a opção Sequence logo abaixo.





















Clique em Ok na nova janela que abrir e no material selecione a caixa Environ e esolha Screen no submenu de Mapping.


Abra a opção Environment and Effects pressionando a tecla "8" de seu teclado numérico superior ou através do menu Rendering >> Environment.
Clique e arraste seu background do slot do Material Editor para a caixa Environment Map, marque instance nas opções que aparecerem na tela e clique em Ok.


Agora basta pressionar Alt+B para abrir o menu de Viewport Background e selecionar as opções Use Environment Background e Display Background, dê Ok e sua imagem ou vídeo ficará de fundo na viewport do 3ds max, ao dar play o vídeo não passará em tempo real para economizar processamento, mas ao navegar quadro a quadro na timeline o vídeo será atualizado.



















Qualquer dúvida, dificuldade ou dica utilize o campo de comentário abaixo para opinar.

39 comentários:

  1. Muito bo fabricio, mais um tutorial para meu banco de de dados rsrsrsrs...

    Abraços amigo !!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá fabricio, qndo se passa do boujou para o max precisa de algum ajuste manual do grid ou se o grid não vier alinhado corretamente é pq a coordenadas do track foram erradas?

    Fiz um teste filmando o chão, modifiquei as coordenadas no boujou para as mesmas do max identifiquei o chão atraves das coordenadas x-y, adicionei um objeto de teste no boujou e ficou tudo certo, mas quando foi para o max que aciono a vista de camera e coloco o video no back o grid está desalinhado do chão, pode me explicar o por que disso?

    desculpe o texto longo
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruno nao sou o fabricio , mais acho que posso tirar sua duvida. se for o que eu entedi e o seguinte:

    1º. As coordenadas do Boujou são diferentes das Coordenadas do 3DS MAx.

    2º Eu batia muita cabeça com isso, mais ai então eu deixei as coordenas do Boujou iguais a do 3Ds max..

    Siga os passos abaixo:

    clique em Edit > Preferences > 3D Display > Preferred Camera Orientation.

    Em Preferred Camera Orientation a orientação esta: Y+up e Z=back mude para Z=up e Y=forward.

    Se for essa duvida espero ter ajudado se não so com nosso mestre Fabricio...

    ResponderExcluir
  4. Silvio obrigado pela ajuda

    + ou vç ou o fabricio estão errados...rsrsrsrs

    em um tuto do fabrício lá tem descrito que deve-se mudar para a coordena z=up e x=forward que de fato foi a que usei e q apresentou o problema.

    se traduzirmos de fato a correta é z=up e y=forward já que forward significa para frente q corresponde as coordenadas do max ja q o eixo x é esquerda e direita.

    desculpa pelo texto longo de novo
    amanha faco o teste e posto se deu certo

    ResponderExcluir
  5. Ok bruno, mais voce já tentou usar as coordenadas que te passei... dar um up ai pra gente ver se deu certo...

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruno e Silvio!
    Normalmente eu sempre tenho que dar um ajuste final para que o grid fique no lugar exato, mas basta ajustar o primeiro quadro que o resto se alinha, para isso selecione tudo o que veio do boujou como câmera, pontos, helps e agrupe, aí mova ou rotacione para o lugar desejado, apenas não escale pois não é recomendado...
    No meu caso acontece que mesmo após ter corrigido as coordenadas no boujou, a leitura inicial da câmera é quem define se a ela estará de frente para eixo x, y ou z, então enquanto no 3ds max a minha vista frontal é a y, no boujou ele pode ter programado a câmera para a vista x e só me dou conta ao importar no 3ds max e ver que a câmera está de frente para a vista laterial, agora se ela vier muito diferente de ter apenas trocado de eixo, aí o problema pode ser de ajustes no boujou mesmo...
    Contanto que tenham haver com o assunto, textos longos são permitidos a vontade Bruno :)
    Obrigado pela participação, e obrigado Silvio pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Aliás vocês estão certos, é Z-up e Y-forward, já corrigi no tutorial, inclusive a câmera no tutorial foi importada de frente para a vista left :P

    ResponderExcluir
  8. oK fabricio estamos aqui pra ajudar um ao outro... quaquer duvida que eu ppuder ajudar aqui concerteza estarei em alerta. rsrsrss abraço....

    ResponderExcluir
  9. pessoal vlw pelos esclarecimentos
    o tempo nessa semana foi muito corrido pra mim e ainda não pude fazer o teste.

    mas assim q fizer deixo o resultado aqui pra vçs

    abraçoo

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal
    fabricio fiz um novo teste e mesmo assim ñ deu certo, a captura esta ainda meio torta estou fazendo os testes com os objetos de teste do boujou será q o problema são eles?
    A minha filmagem do chão esta meio inclinada pois filmei em pé.
    Testei todas as coordenadas e as que mais se a proximaram do correto foi a ORIGIN e PLANOS PARALELOS.

    Fiz a seleção de pontos no eixo y e x do plano separadamente e fiz tudo junto x-y mais o objeto não fico rente ao "chão". Sem falar q na vista 3d os pontos ñ ficaram alinhados ao grid como no seu tutorial dos hologramas, ficaram flutuando.

    Como posso resolver isso?
    Pode me da uma luz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruno, se possível envie um link com algumas imagens do que está acontecendo, será mais fácil encontrar o erro assim, pode enviar as imagens para contato@vfxdofabricio.com.br que dou uma olhada no que pode estar havendo... estarei no aguardo, abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá fabricio, obrigado pela presteza em tentar ajuda, fico honrado.

    Fiz o teste novamente selecionando outros pontos e com uma pequena rotação dos elementos exportados do boujou no max consegui alinhar o grid.Agora vou da uma estudada direito nas coordenadas do boujou pra tentar entender melhor os outros tipos.

    Mais uma vez obrigado e fique sabendo que qualquer erro volto aki...rsrsrsr

    abraço

    ResponderExcluir
  13. Opa, que bom que conseguiu Bruno!
    qualquer coisa estamos ae :P

    ResponderExcluir
  14. Olá fabricio parabéns pelo seu trabalho, gostaria de uma ajuda sua o meu 3d max 2012 quando coloco a imagem de background fica tudo preto ao inves da imagem fiz todo o processo passo a passo como vc explicou o que sera que esta havendo? ja no 2010 nao acontece isso

    ResponderExcluir
  15. Olá Jahnson, sua placa de vídeo pode não ser compatível com o Nitrous da versão 2012, clique no menu Customize >> Preferences e vá na aba Viewports, em Display Drives clique no botão Choose Driver e escolha a opção Direct3D, reinicie o max e deve resolver isso...

    ResponderExcluir
  16. Eae Fabrício,bem eu fiz tudo certo no boujou e no 3D studio max,no primeiro quadro esta tudo alinhado,mas quando eu movo a agulha na timeline,a câmera e os pontos ficam muito adiantados,por favor me ajuda,como eu posso deixar tudo sincronizar?
    PS.:Eu gravei a cena em 30 frames por segundo.

    ResponderExcluir
  17. Nesse caso ai Fabricio! Eu quando vou importar um video pra ser o background no 3d max em .avi ele não pega, por que? Ele só epga se o video estiver sequenciado por imagens e se não como é que eu posso fazer pra adicionar o video mesmo.
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo, tente selecionar todos os quadros de animação da câmera e arrastar eles para frente ou para traz no meio do vídeo até que se sincronizem, se eles estiverem sincronizados em vários quadros sequenciais do vídeo e saírem do lugar novamente ao final da filmagem, aí verifique se você ajustou o frame rate no boujou ao importar o vídeo e criar o solve.

    Francis, o 3ds Max não é compatível com vários tipos de codecs, eu sempre opto por sequencia de imagens que é mais garantido, tente usar sequencias também ou um outro codec avi compatível com o max.

    ResponderExcluir
  19. Resolvi todos esses problemas, mas agora o 3d max não quer abrir os scrips, que coisa. Eu tipo faço o processo blz no boujoy ai quando esporto pro 3d max naquele velho esquema de deletar uma certa parte e pressionar CTRL + E ele carrega mas não aparecem os pontos coloridos do boujou ou seja o track. teria como eu colocar um, texto 3d em um video de outra maneira! Sou louco pra fazer isso. mas parece que os programas não estao me ajudando


    Algo assim
    http://www.youtube.com/watch?v=qCIypch1nhs&feature=results_main&playnext=1&list=PLB00AA3EA0E134A09

    Não sei mais o que fazer... Segui todos os passos basicos virei e revirei e nada!

    ResponderExcluir
  20. Olá Francis, aqui no site eu ensino duas formas de fazer isso, com o Boujou e com o After Effects, tente o tutorial do After se não conseguir com o Boujou, seguem os links:
    After: http://www.vfxdofabricio.com.br/2010/12/track-basico-com-after-effects-video.html
    Boujou parte 01: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/01/track-basico-com-boujou-video-tutorial.html
    Boujou parte02: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/01/track-basico-com-boujou-parte-2.html

    ResponderExcluir
  21. olá fabricio.eu queria colocar um robo e animar ele em um video colocando ele pra destruir o chão e etc. tem como eu colocar o video igual vc falou ae depois eu importar o mu robo rigado pra dentro da cena( resumindo - mescllar ele com o video pra mim animalo)? como faço isso ?pode ser de uma forma resumida se tu for me explicar..

    até mais e muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Igor, você pode fazer isso sim, na verdade é a maneira certa, criar os personagens separados e só unir com a cena na hora de animar, com o tutorial acima você add o vídeo como background e para importar seu personagem na cena basta ir no menu Import que fica junto com as opções de salvar e escolher a opção Merge, ao selecionar o arquivo de seu personagem ele será importado para a cena que estiver aberta no 3ds max.

    ResponderExcluir
  23. Fabrico, o meu e 3ds max 2013 e ele nao tem a opção display background e eu faço do mesmo geito q vc mostrar ai(sem marca a opção display background pq nao aparece) e so fica preto, o q eu faço??

    ResponderExcluir
  24. Olá Anônimo, eu ainda não utilizei a versão 2013 do software, acho estranho não ter essa opção, mas sem ver onde ela pode ter ido parar não saberei te responder, vamos esperar algum leitor que tenha a versão mais recente do programa e possa nos ajudar :)

    ResponderExcluir
  25. Ola Fabrício, eu importei como sequencia aí aparece em quadradinho... você o que acontece?

    ResponderExcluir
  26. Olá Fabrício,eu fiz tudo direito,mas no final,eu apertei alt+B,mas não tem a opção de "display background",eu utilizo a versão 2013,por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente clicar no botão [+] da sua viewport e em Configure Viewports, após isso clique na aba background, as opções estarão lá.

      Excluir
  27. Obrigado Fabricio. Muito obrigado pelo tuto. So tenho uma curiosidade. Antes de ver teu tuto eu estava tentando colocar o backgruond mediante o "A+B configure Viewport Background- use files animate backgruond" Inclusive vi este caminho sendo o recomendado em outros tutos, mas com esse método não conseguia adicionar videos nem sequencia de jpg. So um jpg. A minha pergunta é porque u outro método não funciona se pareceria ser o correto? (tenho 3ds max 2013 e 2014)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se vc marcou a opção Sequence ao importar.

      Excluir
  28. Como faço isso pelo 3d max 2014? porque ao apertar alt+b muda totalmente o layout e opções da janela....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson, o nome do botão continua o mesmo, selecione Use Environment Background e clique em ok.

      Excluir
  29. Tem como adicionar um video dentro de um objeto 3D? Se sim, como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro, você pode sim, é o mesmo procedimento de adicionar uma textura mas no lugar de escolher uma imagem você escolhe um vídeo, fique atento aos formatos e codecs aceitos pelo Max, esse tutorial pode servir como exemplo aos 10 minutos: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/07/video-tutorial-criando-hologramas-com.html

      Excluir
  30. Olá VFX!

    Não estou conseguindo colocar o background, já segui o tutorial em vídeo e em imagem, fiz todos os passos mas não está dando certo, quando finalizo o background da Grid fica todo preto, por favor preciso de sua ajuda!

    Grato
    L.M.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, me diga qual versão do 3ds Max está utilizando e qual tipo de arquivo está tentando colocar no background, vídeo ou sequencia de imagens?

      Excluir
  31. Olá Fabrício!

    Estou utilizando o 3D max 2012, e já testei com vídeo e sequencia de imagens mas, em ambos os casos o problema é o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, o problema pode ser então incompatibilidade com sua placa de vídeo.

      Excluir
  32. Olá Fabrício,eu fiz tudo direito,mas no final,eu apertei alt+B,mas não tem a opção de "display background",eu utilizo a versão 2013,por favor me ajude!

    ResponderExcluir