Vídeo Tutorial - Como quebrar o chão com o 3ds max

Atendendo ao pedido dos leitores desta vez é hora do vídeo tutorial de como quebrar o chão.
Este tutorial exige o conhecimento do sistema de partículas Particle Flow e recomendo a leitura das matérias abaixo caso haja dúvida em alguma parte do processo.

Unindo Computação Gráfica com vídeo real - Conceitos

Incluindo objeto 3d em ambiente real com o Mental Ray - parte 1

Incluindo objeto 3d em ambiente real com o Mental Ray - parte 2

E para quem quiser utilizar meu monstro para testar o efeito poderá baixa-lo em

Agora fiquem com o tutorial:




31 comentários:

  1. Oba oba oba.... Cara fabricio, esse e tutor e de encher os olhos, cara show show mesmo.. voce o cara... continue assim amigo, que Deusa continue abençoando voce... e sua grande inteligengia.
    Att. Silvio Adriano

    ResponderExcluir
  2. Esse e o melhor blog de computação grafica do Brasil, so aqui a gente aprende de verdade... um blog desse aqui vale a pena visitar diariamente..

    ATT: Silvio Adriano

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse tuto cara, valeu pelo esforço de voltar a atualizar...ta muito bom o site, conteudos de qualidade mesmo...Eu queria saber se tu podia fazer o proximo tuto sobre rig facil.Como faz os controladores e etc..

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais um tutorial... acompanho seu trabalho (de perto) e sei o quanto você é esforçado e dedicado... muito sucesso!!!

    Fico muito feliz por poder ser "parceiro" do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. CARAMBA! Muito bom... parabéns Fabrício!

    Eu queria perguntar se você sabe como fazer com que quando os detritos encostem no defletor, eles reajam de maneira um pouco mais realista (não só "grudando" no chão).

    Bem que podia fazer um mini-tuto para explicar um pouquinho desse efeito não é? :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários pessoal :)

    Quanto ao tutorial de rig facial, meu site é focado em efeitos visuais e não pretendo criar muita coisa ensinando a usar ferramentas específicas dos programas, mas fique de olho que ainda haverão mais matérias sobre rig...

    Para os detritos colidirem de maneira realista e respeitando a física da animação todo o efeito deve ser feito com base no antigo reactor do 3ds max ou no novo massfx, também pode ser feito com plugins que auxiliam como o Rayfire ou o Box2 em conjunto com o Particle Flow, da maneira que ensinei é a mais fácil e dinâmica possível com esse tipo de resultado...

    ResponderExcluir
  7. so teu fan vey continue a nos ajudar por favor vlw

    ResponderExcluir
  8. olha mim ajuda num probleminha eu uso o 3ds max 2010 quando eu vou colocar a imagem na vista de perspectiva para poder fazer minhas animaçoes aqule negocio que tem os quadrados que e a onde agente coloca o plano cubo e etc desse e fica pro lado ai ñ da pra fazer nada mim ajuda por favor
    olha lembrado q eu segui aquele seu tuto Incluindo objeto 3d em ambiente real com o Mental Ray - parte 1 e continou do msm geito mim ajuda por favor

    des de já agradeço

    ResponderExcluir
  9. ola fabricio meu nome e (DIOGO) e sou o autor das duas perguntas acima mim responde por favor preciso muito de uma luz! nas perguntas assima

    ResponderExcluir
  10. Olá Diogo, tente assim, na vista perspectiva pressione Ctrl + C que uma câmera será criada na cena, aí basta alinhar ela pelas outras vistas caso ache mais fácil, mas você também pode ajustar segurando as teclas Alt ou Shift com o botão do meio do mouse e movendo o cursor para alinhar o grid.

    ResponderExcluir
  11. valeu Fabricio vou tentar obrigada pela atenção
    q Deus abençoe vc!!!





    ass:Diogo

    ResponderExcluir
  12. fabricio se não for pedir muito tinha como vc fazer um tutorial detalhado sobre como criar dubles em 3d no 3ds max vlw!pra gente poder fazer aquele efeitos q vc fez no video em q a perna do seu irmao congela e depois ele pega fogo vlw nos ajuda ae sou mais um novo seguidor dos seus tutoriais abraço
    Ass:Diogo

    ResponderExcluir
  13. eu fiz apertei ctrl+c aparecel a camera mais ñ aconteceu nd apertei tanbem shift e dps o alt mais tanbeem nd aconteceu, o que vc mim recomenda trocar a versão do 3ds max 2010 para uma superior ou oq mim respode valeu! abraço


    ass:Diogo!

    ResponderExcluir
  14. Olá Diogo, dublê digital será tema de tutoriais futuros sim, quanto ao seu problema em alinhar a viewport aconselho a ler ,esse link do help do 3ds max, aí mostra as ferramentas e formas de mover a vista da cena.

    ResponderExcluir
  15. valeu vey pela atenção!

    ResponderExcluir
  16. cara... nao se fala ''seje'' nem ''esteje'' ... se fala .. seja ..esteja .... plissss

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pessoal... vou lembrar disso no próximo tuto :P esse é o mal de quem morou a vida toda no interiorrrrrr hehe

    ResponderExcluir
  18. Belo tutorial, Objetivo e com excelente resultado
    parabéns amigo!! to sempre de olho! abraço

    ResponderExcluir
  19. Este teu site ta cada dia melhor home! Pelo amor dos meus filhinhos não me vá parar nesta altura do campeonato de ensinar nós moço! vc é o CARA sem dúvida!

    ResponderExcluir
  20. Fala Fabricio blzzz??

    Cara num teria como vc passa um pouco sobre o rayfire em trabalho com o thinking particle, sei la...pq tipo eu tento fazer com que o obj quebre ao ser atingido por outro mas não consigo, ele começa a quebrar antes, se eu uso o fragmento em inactive e o obj em impact, ele não aceita a animação q faço do obj e ja cai automaticamente.

    =(

    Agradeço desde ja abraçosss

    ResponderExcluir
  21. Olá Rock, seu pedido está anotado! assim que eu voltar com os tutoriais, aos poucos vou apresentando algumas funcionalidades desses plugins específicos como o rayfire.

    ResponderExcluir
  22. Material de primeira,parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Cara!tô de queixo caido com teu trabalho.Parabens mesmo.

    ResponderExcluir
  24. como faz para faxer 2 objetos se tornarem 1 so ?

    ResponderExcluir
  25. Olá 44rf, se um dos objetos estiver em editable mesh ou poly, basta ir nas ferramentas de edição do objeto, clicar na opção Attach e clicar sobre o outro objeto, assim os dois ficarão como um só, porém para unir os vértices se for o caso terá um trabalho extra com a opção Weld ou Target Weld.

    ResponderExcluir
  26. olá fabricio.
    fia uma cena com luz e partículas, só que minhas partículas ficaram sem iluminação ... sabe me dizer o motivo?
    abraço

    ResponderExcluir
  27. Olá Ivan, qual render, luzes e materiais está utilizando?

    ResponderExcluir
  28. Realmente o cara é muito inteligente e manja de 3dsmax...

    ResponderExcluir