Making of - Minecraft no Mundo Real

Resolvi fazer esse vídeo enquanto passeava pela orla do Guaíba em Porto Alegre, um lugar que era para ser um exemplo de beleza da cidade, pena que estava tão sujo e poluído...

Basicamente os efeitos do vídeo são computação gráfica e composição, começando com o track da câmera é claro...









Filmei sem me preocupar em como trackear a cena e o Boujou acabou criando vários solves pois tinha partes da filmagem com muito movimento e o programa não conseguiu trackear, sendo assim escolhi as três melhores câmeras quem completassem o vídeo todo e dividi tudo em 3 cenas.

Modelei as ferramentas no 3ds max simulando uma textura de pedra como metal desgastado baseado em alguns materiais do jogo.
Fiz o render em alpha de cada ferramenta em 3 situações, repouso, movimento de caminhada e golpe, todos baseados na perspectiva de um jogador e em loop de movimento.



Para o lixo eu criei uma geometria simples de caixa e fiz uma textura simulando as camadas de terra e entulho, a partir desta textura apliquei um modificador displace para dar volume ao modelo.

As partículas do impacto da pá com o chão eu fiz utilizando o Particle Flow de uma forma simples...
Já na cena final utilizei scripts para partir o bloco de lixo em pedaços, para a simulação física eu testei várias técnicas e cada uma gerou um resultado diferente, com o RayFire os pedaços eram lançados para todos os lados, mesmo com o mínimo em tolerância de colisão, com o RealFLow foi onde tive o melhor resultado de simulação, mas os fragmentos criados no próprio programa não acompanhavam as texturas na importação para o 3ds max... e no final das contas acabei optando em usar o MassFX do 3ds Max 2012 que gerou um resultado satisfatório, bem controlado e com um cálculo bem rápido...

Para a poeira dos destroços eu utilizei 3 passos.

 Criei a animação base com o FumeFX em baixa qualidade pois os dados de velocidade já eram o suficiente.
 Transferi esses dados de velocidade do FumeFX para o ParticleFlow onde com poucos eventos as partículas simulam o movimento da fumaça emitida pelo FumeFX.
Multipliquei as partículas o suficiente e utilizei o Krakatoa para render.

Na cena inicial da construção do cenário eu criei blocos no 3ds Max em toda a cena e animei a opacidade deles para criar máscaras e substituir a imagem azul de fundo por partes da filmagem.

Com tudo pronto foi "só" compor os vídeos no After Effects e aplicar as devidas correções de cor, luz e animação.


Sons e demais correções fiz com o Sony Vegas, para quem ainda não assistiu o vídeo segue abaixo o resultado final.


10 comentários:

  1. Parabens FB!Fabricio, quanto tempo demorou para renderizar toda cena?

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  2. Obrigado Matheus!
    O render foi muito dividido em cada efeito, então não tenho como informar com exatidão, mas o vídeo todo fiz em uma semana +/- durantes as noites e nas horas vagas do fim de semana... o render quando ia demorar eu deixava de madrugada. Acho que o mais demorado foi do lixo desmanchando, deve ter levado umas 5 ou 6 horas direto...

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  3. Fábricio, queria te fazer algumas perguntas:

    1º=Tem como ganhar dinheiro com computação gráfica
    2º=Você ganha dinheiro com computação gráfica?

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  4. Olá Hene, aí vão as respostas:

    1º=Tem como ganhar dinheiro com computação gráfica

    Sim, e muito! Computação Gráfica é uma profissão como tantas outras que existem por aí, mas tem suas peculiaridades, não só a maioria dos grandes filmes e comerciais de tv como também projetos industriais, médicos e científicos utilizam da computação gráfica de alguma forma. Mas para se tornar um profissional valorizado, assim como na maioria das profissões, você terá que dedicar anos ao estudo e se destacar no que faz.

    2º=Você ganha dinheiro com computação gráfica?

    Atualmente eu trabalho em uma produtora de vídeos e é da computação gráfica que tiro meu sustento :)

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  5. Entaum cara vc devia investis em criar dvds
    de cursos avançados onde vc explica melhor
    todos esses metodos.. muita gente jah trabalha
    nesse formata pela net...eles tem um site/blog
    onde eles colocam suas videos aulas gratis...
    para atrais leitores que se interessem pelo tema
    e comprem os Videos cursos avançados que vc tem
    a venda no seu site, caso ele queira aprender sobre
    um assunto mais a fundo...eu noto que seu blog
    jah tem bastante visibilidade, soh falta esse quesito
    msm, cursos de qualidade pq conhecmento eu sei que vc
    tem,na internet tais assuntos estão muito precario,
    os que tem ou fazem cópia dos cursos dos gringos ou
    o ensinamento eh basico e fraco d+.....enfin eu curti
    muito seu site, a forma como vc trata os leitores e como
    vc faz as video aulas.
    parabéns

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  6. Olá Anônimo, obrigado pelo comentário!
    Realmente esse é o próximo passo, logo vou começar a produção do primeiro DVD do site, não posso dar uma data de lançamento ainda pois atualmente tenho pouco tempo para me dedicar, e quero fazer com calma para ter um produto de qualidade a oferecer. E pode ter certeza que farei de tudo para ter cursos sempre exclusivos e completos!

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  7. nossa!!! ficou muito bom! cara eu adorei! eu jogo todos os dias o minecraft e o teu video ficou, digamos, bem parecido com ele!!

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  8. Vlw Anônimo, quando fiz o vídeo ainda não tinha jogado minecraft, só via que todo mundo estava jogando e postando vídeo no youtube :P só fui experimentar o game mesmo depois do vídeo que fiz e até hoje jogo as vezes hehe

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  9. Meus Deus! vc é fera mesmo!!
    O lixo com terra desmanchando com Kracatoa foi supremo! rsrs... muito real!!
    To rondando todos seus videos tutoriais, espero um dia ser féra igual vc!!

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