Tutorial do Leitor - Object Track com Boujou e 3ds Max - Silvio Adriano Cirqueira Sá

Nome: Silvio Adriano Cirqueira Sá
Contato: silviocirqueira@hotmail.com
Cel: (86)88658021
Cidade: Timon-MA
Site/Blog: em cosntrução.






UTILIZANDO A FERRAMENTA TARGET TRACK DO BOUJOU - 1ª PARTE




Na primeira parte desse tutorial, mostrarei os principais recursos da ferramenta Target Track do Boujou, quando se à necessidade de se utilizar tracks manulalmente em nossos projetos.


UTILIZANDO A FERRAMENTA TARGET TRACK DO BOUJOU - 2ª PARTE





Na segunda parte desse tutorial sobre a ferramenta Target Track do Boujou , iremos modealar um simples canhão no 3ds max, para ser utilzado como objeto de teste em nossos estudos sobre track manual.



UTILIZANDO A FERRAMENTA TARGET TRACK DO BOUJOU - 3ª PARTE




Na terceira e última parte importaremos os movimentos de track e alinhaeremos com o video e objeto modelado dentro do 3ds max.

25 comentários:

  1. Valeu cara, fiquei a semana esperando esse tutotorial.Vlw fabricio por disponibilizar esses tutoriais que fazem tanta falta.

    Vlw

    ResponderExcluir
  2. Silvio parabéns por mais essa série de tutoriais...aprendemos um pouco mais sobre esta importante ferramenta que é o boujou...

    Agora como é de praste eu tenho uma duvida...kkk
    Neste tipo de tracking... as coordenadas do boujou interferem em algo?

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruno não entendi muito a sua pergunta... tenta me explicar um pouco mais detalhado, ai posso tentar te responder abraços.

    ResponderExcluir
  4. no tracking manual onde vç tem poucos pontos
    as coordenadas do boujou devem estar ajustadas a do max ou não? se eles interferem qndo for exportar a camera..

    ResponderExcluir
  5. Muito show esses tutoriais. Estava querendo saber exatamente isso, como pegar pontos específicos e integrar isso no 3ds max. Parabéns! Obrigado pela ajuda....

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meu tracking não esta funcionando, eu faço no boujou fica perfeito, mas quando passo pro max ele não obedece os movimentos.Me ajuda

    ResponderExcluir
  8. Ola 3dmesh, cara se voce seguir o tutorial certinho tem que da certo, fica meio dificil saber o problema... precisaria ver sei lá algumas imagens de setagem que voce fez... sei lá tenta fazer uploud de algumas imagens de setagem que voce fez em algum servidor de iamgem pra mim da uma olhada, pode ser que posso te ajudar.. so voce falando fica dificil... recomendo voce asisitir o tutorial novamente com calma. pode ser que voce erro em alguma coisa. abraços. qualquer duvida posra ai novamente... valeu!!!!

    ResponderExcluir
  9. Silvio, estão aqui algumas fotos do processo, como tu pode perceber no boujou fica tranquilo, mas no max o objeto não obedece as coordenadas.Eu ajustei um cilindro somente para experimento, em algumas fotos mostro esse processo,Top,Front...

    Link das Imagens: http://www.megaupload.com/?d=CHQRN2Y0

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Ola 3dmesh, cara tive observando suas imagens e pude ver algumas coisas estranhas no seu projeto, mais não sei se o que observei pode ser o erro mais então vamos lá:

    1º - Observei que a quantidade de pontos de tracks criadas por voce não bate com a minha ou seja no meu video eu crie 13 pontos de track voce pode conferir isso na primeira parte do tutorial, no tempo de 20 minutos e 24 segundos. da uma pausa no video e observa.. e na imagem que voce me mandou so pude ver 10 pontos.

    2ª - Em relação as imagens que voce me enviou dentro do 3ds max cara seu cilindro ta com o posicionamento totalmente diferente do meu.. olha a terceira parte do tutorial e da uma pausa no tempo 2 minutos e 50 segundos e compare com o seu....

    Eu te aconselho a fazer um novo track, e seguir bem a risca o tutorial que concerteza vai da certo...

    UMA DICA PRA VOCÊ:

    fAÇA o track de todas as bolinha inclusive a bolinha verde que fica bem no final... ou seja faça todas as bolinhas não precisa das bolinhas menores mais as maiores eu recomendo voce fazer..


    Qualquer duvida ou erro novamente, nao fique com vergonha de perguntar estou aqui pra ajudar... e vamos até o fim, nao se preocupe que nao vou deixar voce na mão.. abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. Silvio Adriano, parabéns por esse tutorial espetacular que você postou aqui no site, estou aprendendo muito com ele, mas tenho uma dúvida em relação a exportação dos tracks do boujou para o 3D studio max, eu faço o tracks perfeitamente mas quando vou aplicar um camera solve da um erro, eu acho que ta relacionado a "pouco tracks na cena", conforme eu li no ERRO, espero que você me ajude!

    ResponderExcluir
  12. Olá Anonimo tudo bem, obrigado pelo elogio ao tutorial.. e o seguinte eu precisaria saber quandos pontos de tracks voce criou, pelo que eu sei se não me engano e preciso ter pelo menos uns 7 a 8 pontos de tracks manuais para que o solver funcione.. lembrando qunado mais pontos criados melhor será o resultado. abraços.

    ResponderExcluir
  13. Hum,Com certeza deve ser esse o erro, eu tinha feito uma pequena gravação com 6 pontos de tracks em minha mão, vou fazer uma nova com mais pontos de track para ver se funciona, qualquer coisa te falo
    Obrigado por me responder!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo esclarecimento, era esse mesmo o problema!
    Abraços cara, espero outros tutoriais seu aqui no site hein
    VLW!

    ResponderExcluir
  15. Silvio, aqui quando eu clico com o botão direito no keyframe não aparece a opção de track. O que devo fazer? Só aparece:
    Add keyframe
    Delete Keyframe
    Properties... e mais 3 opções.
    Mas nenhum com track.
    obrigado :)

    ResponderExcluir
  16. Como você fez para a imagem de fundo da viewport ficar atualizando em tempo real?

    ResponderExcluir
  17. muito se fala em computação gráfica,
    mais sinceramente não vi nenhum tuto a respeito...
    tipo assim,
    em meio há tantos cenários o que fica lá no fundo é geralmente um CG,
    portanto,acho que merece um tuto,
    antes magnificar alguns efeitos que estão a nossa vista em um determinado ângulo,
    o que fica atrás é bastante importante...
    ex: Filmar em um campo verde...e lá no fundo incluir um castelo,com espaço naves,e umas 2 luas...
    sacou?
    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  18. Responde a pergunta do anonimo a respeito da vewport ficar atualizada em tempo real. amigo ja existe um tutorial tambem feito por mim aqui no site explicando todo esse processo.. segue abaixo o link do tutorial. Abraços!!

    http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-trabalhando-com.html

    ResponderExcluir
  19. ola silvio queria pedir para ver se vc poderia postar os video no youtube e que aqui em casa nao funciona este site dae nao posso ver esses video e queria por de mais ver esses videos se vc poderia faser esse favor agradesseria muinto!

    ResponderExcluir
  20. Ola Marlon tudo bem, amigo e o seguinte resolvi hospedar esses video no site da vimeo, pois no youtube não aceita videos com duração de mais de 15 minutos e se voce observar os videos tutoriais que fiz quase todos os 3 chegaram ou passaram dos 20 minutos, mais o que eu não consigo entender é porque na sua casa voce não consegue acessar esse site, e muito estranho isso... to sem entender... abraços, vou ver o que posso fazer!!!!

    ResponderExcluir
  21. Silvio, aqui quando eu clico com o botão direito no keyframe não aparece a opção de track. O que devo fazer? Só aparece:
    Add keyframe
    Delete Keyframe
    Properties... e mais 3 opções.
    Mas nenhum com track.

    tenho q ter quando target tracking em uma cena para usar o camera solve?

    ResponderExcluir
  22. ola silvio eu sou guilherme e gostei do seu tutorial muito bom...eu to com uma duvida se nao teria como fazer esse track manual sem essas bolinas ,se tem outra forma sabe..

    ResponderExcluir