Tutorial do Leitor - Trabalhando com vídeos em tempo real na viewport do 3ds Max - Silvio Adriano Cirqueira Sá

Nome: Silvio Adriano Cirqueira Sá
Contato: silviocirqueira@hotmail.com
Cel: (86)88658021
Cidade: Timon-MA
Site/Blog: ainda em cosntrução.







Neste tutorial irei mostrar as configurações para visualizar em tempo real os videos que são adicionados como brackgrounds no 3ds max 2011, onde no mesmo apenas clicando na play da timeline do 3ds max você consegue visualizar a animação dos objetos modelados junto com o video de fundo.



Mais uma grande colaboração de nosso amigo Silvio Adriano.
Você também pode enviar seu tutorial para contato@vfxdofabricio.com.br conforme as regras em Tutorial do Leitor.


19 comentários:

  1. silvio mais uma vez um breve mais excelente tutorial...eu ficava clicando na seta..kkk
    sempre axei q poderia ter algo assim no max mais nunca fui atrás...dica anotada e certeza de uso
    vlw pelos esclarecimentos.

    Com relação ao tracking do video se vç ou fabricio poderam esclarecer...te como fazer uma mascara inversa no boujou..no caso desse video de exemplo pra não rastrear toda a cena apenas as bolinhas de marcação...ou o ideal é rastrear toda a cena pra poder ter a referencia do chao como alinhamento da camera e exportar so os pontos de referencia?

    mais uma vez vlws
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno, aqui no site mesmo tem um tutorial mais antigo onde ensino a trabalhar com máscaras e a inverter elas: Trabalhando com máscaras no Boujou.

    ResponderExcluir
  3. fabricio mais no caso desse video
    o ideal seria a mascara ou rastrear todo o video para toma o chao como base de alinhamento?

    ResponderExcluir
  4. Se você rastrear todo o vídeo o programa irá pela maioria que é o cenário e vai ignorar o movimento do objeto pois ele vai capturar um único movimento, no caso o do cenário que é maioria, para capturar o movimento do objeto você deve criar os pontos de track apenas nele isolando o objeto do fundo com máscara, o ideal nesse caso é criar Target Track em cada ponto de referência (no caso as bolinhas de track do objeto que a moça está segurando), assim o programa segue só o que realmente é para seguir...

    ResponderExcluir
  5. Fabrício mais como ficam as coordenadas nessa situação?

    Eu ainda ñ fiz nenhum teste com videos desse tipo

    Ainda estou apanhando um pouco para entender as coordenadas do boujou visto que os videos de teste que fiz as coordenadas certas geralmente ñ são as que eu penso que fosse(se é q me entendeu..rsrsrs)

    Infelizmente o help do boujou com relação a isso é muito fraco...muito resumido

    Fabrício uma outra situação q tenho duvida é um close no rosto de uma pessoa, para substituição por cg ou acrescenta algo...deve-se usar tbm os target track?

    abraço cara

    ResponderExcluir
  6. Ola bruno, obrigado pelas palavras... Amigo no proximo tutorial, como falo no video a cima, irei explicar detalhadamente todo processo desse efeito, ou seja irei mostrar como se usa a ferramenta Target Track do boujou, foi o que eu usou nesse video pra seguir as bolinhas coloridas como referencia, pois o tack automatico não me dava um track perfeito dava muito erro, mais o target track me propocionou um resultado excelente... fique no agurado que no proximo ensinarei como utilizar esse ferramenta. abraços...

    ResponderExcluir
  7. Ola fabricio sou tiago leite aragao e gostaria que vc fizese um tutorial modelando um dinosauro real correndo atraz de voce, e gostaria de saber qual é o melhor soft de animaçao em 3d, estou em duvida entre 3d max ou cinema 4d, qual é melhor em qualidade e realismo, comenta no proxima video aula.

    ResponderExcluir
  8. No aguardo então silvio..vo da uma olhada no help do boujou pra ficar um pouco por dentro do assunto...t+

    Realmente o tracking ficou mto bom..depois q modelar e texturiza posta o resultado aew pra gnt da uma olhada..


    Fabrício tenho outra situação q se puder me da uma luz...por exemplo vç filma uma cena de um muro com o objetivo de algo 3d quebrar aquele muro...aew vç modela um pedaço q vai ser quebrado em 3d faz a animação e blz...+ como é retirado o pedaço do muro real q vai ser quebrado e substituido em 3d? Vai ter q ser frame a frame com mascaras e tudo mais?

    Semana passada estava vendo um making do iron man q vç postou e lá em algumas cenas q são destruídos objetos reais, como a cena q é quebrada uma vidraça e tbm um carro, são usados pesos de verdade pintados de verde, que depois o iron man seria colocado no lugar dos pesos pra da a impressão q o impacto foi causado por ele...mais como os pesos poderiam ser tirados da cena? So com chroma key? Com Mascarás?
    Não vi a cena final pra ver se boa parte do cenario foi mudada e assim facilitaria mais...por que achei uma cena bem complexa pra se retirada frame a frame por conta dos estilhaços de vidro serem bem pequenos...e so com chroma teriam q fazer um video com o mesmo movimento de camera apenas do cenario pra der tirar o peso com perfeição...eu acho q como o angulo da camera do filme é outra da do making então fica mais facil de sobrepor o personagem em 3d em cima do peso.



    q texto enorme..kkkkkkkkk

    bom é isso espero q tenham entendido o q quis dizer..rsrsrr

    vlw galera

    ResponderExcluir
  9. Repondendo o que o anonimo perguntou!!!

    Não existe um programa 3d melhor no mundo, ou seja todos são bons, cada um tem sua particularidade somente alguma ferramentas dentro de cada programa e que diferencia um do outro, mais posso te dizer uma coisa o melhor programa 3d é aquele que você domina.. e tambem não custa nada voce estudar quantos programas 3d voce quiser, existem varios no mercado como, blender, maya, 3ds max, softmage xsi, lightwave, cinema 4d, cara e ai vai, ou seja o que vai dierenciar voce dos outros no mercado de trabalho e seu dominio em em varias ferramentas, repito novamente o melhor programa 3d é aquele que você domina... por exemplo por meu programa preferido e o 3ds max estou apenas com dois anos que estudo ele, mais te digo, ainda não sei nem a metade do que ele ainda pode me oferecer e aqui a cular quando tenho um tempinho estudo o maya..

    ResponderExcluir
  10. Olá fabricio, blz mano... cara e a novidades que vem porai, voce citou em um topico que teria um DESAFIO VFX, e ai como vai ser isso, ou é surpresa pra galera.. abraços amigo!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal!!

    Primeiramente quero agradecer o Silvio Adriano que está sendo um excelente colaborador com o site e com os leitores, Parabéns cara e obrigado pelo tempo dedicado com os vídeos e respostas pra galera! :)

    Quanto a pergunta de qual o melhor programa, faço minhas as palavras do Silvio, o programa é apenas a ferramenta, quem vai fazer o trabalho bem feito ou não é o artista por traz da ferramenta...

    O tutorial do dinossauro realista é algo bem avançado, futuramente poderá ser tema de um curso aqui do site, vamos ver...

    Bruno, em muitas cenas ele fazem o que você suspeita, regravam exatamente com o mesmo movimento de câmera, usando gruas inteligentes com todos os objetos, somente o cenário e com o peso destruindo tudo, assim facilita a reconstrução do fundo, fora que eles tem equipes grandes que fazem a rotoscopia, reconstrução 3d e pintura digital se necessário quadro a quadro para ter um resultado perfeito, mas mesmo assim assistindo alguns filmes em resolução e qualidade máximos (Full HD) é possível ver alguns recortes de máscaras bem sutis... aqui no site tem alguns tutoriais de como remover objetos, pontos de track ou pessoas de uma filmagem, o processo e mais ou menos o mesmo, porém eles tem recurso para fazer isso com a câmera em movimento e não apenas em imagem estática como ensino aqui.

    E aí Silvio, quanto ao Desafio VFX vou tentar colocar o primeiro no ar já na semana que vem... vamos ver se o pessoal vai participar!

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom,esperando o próximo tuto.

    ResponderExcluir
  13. Pois é fabrício alguns efeitos realmente são bem complexos para serem feitos em casa por conta dos equipamentos avançados..rsrsrs

    cara como ira funcionar o desafio?
    vç irá disponibilizar o vídeo base?

    abraço

    ResponderExcluir
  14. Não precisa agradecer fabricio, eu que agradeço a voce pelo espaço que voce dedicou a nós acho que todo mundo aqui admira a sua grande capacidade que voce mostra aqui pra galera,eu aprendi muita coisa aqui e estou aprendendo a cada dia mais com seus tutorias, ainda sou um mero aprendiz da arte da computação grafica, e tambem agradeço ao pessoal que comenta nos meus tutorias, fico feliz em sentir que eu estou ajudando, então o que eu puder fazer aqui pra galera se estiver ao meu alcance farei... entao abraços a todos e bons estudos... o parabens aqui é pra nós todos que vivemos nesse fantastico mundo da computação grafica... VALEU GALERA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Caraca Silvio, tutorial ótimo, muito bem explicado e com riqueza de detalhes, mas o que eu fiquei intrigado e espero anciosamente por um tutorial, foi o tracking da arma, ficou perfeito, os movimentos são muito fieis aos reais. Fica ai o pedido de um tutorial sobre como fazer o tracking.

    ResponderExcluir
  16. caro amigo 3dMesh, o proximo tutorial concerteza será como fazer aquele tipo de tracking eu ate cito no video, e tambem já comentei aqui nesse espaço... fica ai então aguardando, quem sabe na proxima quarta-feira que é postados os tutorias do leitor se não tiver nenhum na frente acho que o fabrico disponibiliza pra vocês abraços!!!!

    ResponderExcluir
  17. sem palavras, novamente você mostrou simplicidade e eficácia nesse tuto valeu, e para o bruno, eu tb estava mutio perdido em relação ao boujou quanto as cordenadas, passei semanas e nada de exportar os pontos para o 3dsmax, foi quando conheci o programa PFTRACK muito bom também e tem vários vários tutos na net e agradecendo o nosso mestre Fabricio ai novamente pelo site.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado SUPER CONHA, ah so pra complementar existe VARIOS outros programas de track no mercado fora o boujou... segue a lista abaixo... qualquer coisa sobre algum dele e so pesquisar no google que voce vai ter informação de cada um... então ai vai.... Abraços


    PFTRACK
    http://www.thepixelfarm.co.uk/product.php?productId=PFTrack

    SYNTHEYES
    http://ssontech.com/

    VOODOO
    http://www.digilab.uni-hannover.de/download.html

    AUTODESK MATCHMOVER
    http://download.autodesk.com/us/maya/2011help-matchmover/index.html

    E nosso amiguinho abaixo...

    BOUJOU
    http://vicon.com/boujou/

    ResponderExcluir
  19. Realmente, eu dou preferência ao Boujou, mas tem casos em que uso o PFTrack, Matchmover e até mesmo o Voodoo que é um programa super simples e grátis já me quebrou uns galhos, eu indico que experimentem cada um dos programas de track e escolham o que melhor se adaptarem, pois todos cumprem muito bem com seu papel!
    Mais pra frente, criarei um vídeo de apresentação de alguns programas que uso da lista que nosso amigo Silvio enviou.

    ResponderExcluir