Vídeo Tutorial - Criando simulação entre líquidos e sólidos com RealFlow e 3ds Max

Continuando com o tema RealFlow, desta vez vou ensinar a exportar uma cena do 3ds max, criar a simulação entre líquidos e sólidos e importar a animação de volta aos objetos do 3ds max.

Como exemplo vamos derrubar uma parede de tijolos com um canhão de água, todos os objetos foram modelados no 3ds max e todas as animações serão criadas no RealFlow.

Antes de assistir o vídeo abaixo, recomendo que tenha assistido o tutorial de introdução do RealFlow.








Em caso de dúvidas ou sugestões utilizem o campo de comentários abaixo, e não se esqueçam que vocês também podem colaborar com o site criando seus próprios tutoriais conforme esta postagem.

24 comentários:

  1. J'adore tes tuto, I Love your tuto :DD

    ResponderExcluir
  2. Olá fabricio, mais uma vez obrigado por compartilhar seu conhecimento
    este programa é realmente incrivel...assim como o seu conhecimento...

    Fabricio vç estuda o help dos programas?...ou atraves de video cursos e tutoriais...curiosidade minha ja que vç disse que nunca fez curso...rsrsr
    Ultimamente ando lendo muito os helps do max e tem muito o que tirar dali..so tem q ter um pouco de paciencia pra poder traduzir...rsrsr , mais é isso!

    Vlw cara
    abraço

    ResponderExcluir
  3. muito bom fabricio... ei fabricio a textura da agua voce utizou os shades do arch desing do metal ray ou não!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fabricio,

    Eu mal terminei de fazer o download e ja vi que
    se trata de mais um material de primeira...muito bom, parabens!!! vc já pensou em fazer um curta!!

    abcs

    ResponderExcluir
  5. Vlw pessoal!

    Olá Silvio, utilizei sim o shader Arch&Design para a água.

    Obrigado Bruno!
    Eu sempre dou olhada em tutoriais por aí e as vezes peço ajuda aos helps dos programas sim que aliás são ótimos para tirar dúvidas, mas como você disse, tem o problema tanto de os programas como a maior parte do material deles disponível na net serem em outras línguas, e realmente inglês é meu ponto fraco (como percebe-se nas pronuncias em meus tutoriais :P) Então digamos que a maior parte do que sei eu aprendi fuçando mesmo... sempre que descubro uma nova ferramenta ou software, eu o exploro ao máximo... acho que tenho um pouco de facilidade em associar as coisas e isso me ajuda a descobrir para que servem certos recursos, porém tenho em mente que apesar de ser um generalista, não conheço metade do potencial de muitos programas que uso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo tuto!Se liga eu encontrei um site muito show.Ele fez uma seleção de 60 sites que nos disponibiliza modelos avançados e simples para download.Se vc quiser postar, ou outra coisa ae ta o link

    http://www.hongkiat.com/blog/60-excellent-free-3d-model-websites/

    ResponderExcluir
  7. Ai fabricio voce ja ouvio falar de soft chamado Autodesk Mudbox, gostaria que voce comenta-se alguma coisa sobre ela na sua proxima video aula voce comenta, da uma esquisada ai voce vai se surpriender.

    ResponderExcluir
  8. Muito show! Agora algumas partes o vídeo fica muito rápido e não dá para acompanhar.... Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá Matheus, obrigado por compartilhar! vou postar no Blog sim, na sessão VFX do Leitor que inaugura logo logo...

    Eu conheço e uso o programa Mudbox, realmente é muito bom, uma ótima alternativa ao Zbrush da Pixologic, uso ele para detalhar modelagem e texturizar, posso sim fazer um tutorial dedicado a ele em breve...

    Obrigado pela participação Júnior, vou me atentar a isso nos próximos vídeos!

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADO POR TER ATENDIDO MINHAS PRECES FABRICIO!
    REALMENTE VC É O CARA!!!!!

    PS: TEM COMO TER MAIS TUTOS DE FUMEFX PRA FAZER GRAAAANDES EXPLOSOES???

    ResponderExcluir
  11. Aos poucos postarei mais alguns tutos do FumeFX, inclusive com o tema explosões!

    ResponderExcluir
  12. Fabricio o meu é o RF 2012 e a disgraça tem algumas coisas diferentes desse seu q vc usa no video.
    Como por exemplo pra redimensionar a cena em 0.1 no primeiro tuto q vc ensinou ficava no menu logo acima e a porcaria agora no 2012 fica num icone escondido acima da ferramenta de video!!!
    O problema maior agora é a ferramenta Dinamycs quando seleciono meus tijolos eles dão a opção de "ACTIVE RIGID BODY" E "PASSIVE RIGID BODY". QUAL USO PARA OS TIJOLOS E PARA O CHÃO?? POIS ESTOU TENTANDO FAZER AQUI MAS A PAREDE NÃO SE MOVE COM A BOLA DE AGUA QUANDO A ATINGE...
    HEEEEELP!!!!

    ResponderExcluir
  13. CONFORME USO UM "RIGID BODY" DIFERENTE, OU O CHÃO DESCE OU OS TIJOLOS SOBEM!!!!
    E NO "COLISION"... DEIXO EM INSIDE OU OUTSIDE??

    PLEEEEEASE HEEEELP-ME?

    ResponderExcluir
  14. GRANDE FABRICIO TENHO UMA PEQUENA DUVIDA EM RELAÇÃO AO REAL FLOW. NA VERSÃO Q VC USA NO TUTORIAL. TEM LOGO ALI NA IMTERFACE UM CAMPO PARA DIGITAR O TAMANHO DA ESCALA NA SENA EXPORTADA POIS NA MINHA VERSÃO Ñ COMSIGO EMCONTRAR. ELA É A 2012.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo 01 - Todos os objetos que participarão ativamente da simulação e sofrerão algum tipo de deslocamento com ela, no caso o muro, são os Active Rigid Body, os que devem participar da simulação mas serem afetados por ela são os Passive Rigid Body, no caso, o chão... No RealFlow 2012 para funcionar corretamente você deve marcar no menu Node - Simulação Ativa e Active Rigid Body em Dinamics, e no novo menu Rigid Body que surgir escolha a geometria de colisão e defina os parâmetros do material.

    Anônimo 2 - Passive no chão para ele não cair e Active nos tijolos para eles reagirem a àgua, os tijolos não podem estar totalmente encostados uns nos outros e nem com o chão pois tem uma margem de colisão para um objeto não penetrar o outro, nesse caso marque a opção Outside para que as faces de fora do objeto sejam interpretadas na simulação, em Inside apenas a parte interna das faces dos objetos serão reconhecidas.

    Anônimo 3 - Na versão 2012 essa opção fica em um botão próximo aos botões de simulação e reset, ele se chama Scale Options, fica no menu inferior à direita na interface do programa.

    ResponderExcluir
  16. Fabricio To começando o mundo 3d agora e gostaria de saber como faço para minha particula do canhão dar apenas um tiro e não ficar continua?

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo, bem vindo ao mundo do 3d :) aos 5 minutos e meio de vídeo eu mostro como fazer isso limitando a quantidade de partículas emitidas para que a emissão não fique contínua.

    ResponderExcluir
  18. Ta certo amigo!!! Coloquei os valores todos mais mesmo assim ainda esta saindo em sequencia. Desculpe minha ignorancia mais nu deu conta não.

    ResponderExcluir
  19. Olá Fabrício,

    Como faço uma poça de água sem simulação para para enchê-la? Haveria simulação somente quando fosse atingida pela água que cai de um cano.

    Estou criando uma cena em que a água desce por um cano e cai numa poça já cheia de água. Vai demorar muito pra encher o buraco porque é só um fio d'água que cai. Meu computador vai explodir se tiver que simular esse enchimento.

    Abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  20. Olá Anônimo, no Real Flow tem alguns recursos que podem ajudar nesses casos, você pode modelar o volume da água no 3ds max bem como quer que a água fique, aí ao importar tudo para o Real Flow você deve aplicar um emissor de partículas do tipo Fill Object na cena e no menu laterial na aba Fill Objetc do emissor, em Object selecione o mesh da água da poça que você modelou, depois clique em Fill Volume logo abaixo e as partículas serão criadas no volume do objeto de referência, no caso a água modelada, mas mesmo assim sempre terá que ser feito uma pré simulação para a água se acomodar no espaço dela, porém não precisará encher todo o espaço já que as partículas serão criadas todas de uma vez no volume certo da água modelada.

    ResponderExcluir
  21. Ola amigo.
    Parabéns pelos tutoriais de alta qualidade.
    Tenho uma pequena dúvida:Vi em um dos seu tutoriais você falando e mostra um botão do real flow no seu 3ds max 2012, o meu tambem é 2012 mas não tem esse botão.
    Instalei o real flow certinho,da pra usar numa boa,mas não aparece la no 3ds max.
    Se você me explicar o que fiz de errado, ficarei muito grato.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Anônimo, você deve instalar o plugin do Real Flow no 3ds Max para aparecer o menu, você pode solicitar o plugin na página do RF: http://support.nextlimit.com/display/rfkb/Connectivity+Plug-ins+FAQs

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pela resposta Fabrío.
    Mesmo assim não deu certo.
    Baixei o plugim pelolink que você postou, instalei na pasta "plugins" e nada, depois instalei na outra"plug-ins" tambem não deu certo.
    O sistema operacional do meu pc é 64bit, assim como todos os programas e plugins que uso.

    obs:tenho que fazer alguma alteração no MAX depois que instalo o realflow?

    Parabéns mais uma vez e um forte abraço

    ResponderExcluir