Vídeo Tutorial - Introdução ao RealFlow

Atendendo a pedido de leitores, segue um vídeo tutorial básico sobre o programa RealFlow.

Para quem não conhece, o RealFlow é um programa próprio para simulação de fluídos e é um dos mais utilizados no cinema para essa finalidade.

Mas ele não funciona sozinho, uma cena deve ser criada em algum software 3d como 3ds max, Maya, Cinema 4d entre outros, deve-se importar essa cena no RealFlow, criar a simulação e levar essa simulação de volta ao programa 3d para a finalização e render, e é justamente esse processo que pretendo ensinar com o tutorial abaixo, assistam:




Em caso de dúvidas ou sugestões utilizem o campo de comentários abaixo, e não se esqueçam que vocês também podem colaborar com o site criando seus próprios tutoriais conforme esta postagem.

40 comentários:

  1. olá fabricio, muito bom o video
    o programa realmente é incrivel, mais infelismente meu pc ñ me permite testá-lo...kkk

    mais tenho uma duvida, no caso do seu video do efeito de magica q vç estoura o saco, se ao inves da magia vç tivesse feito um jato liquido, como seria o processo?

    e outra duvida o programa trabalha em tempo real com o max? Depois da malha pronta podemos altera-la no real flow e automaticamente ela sera atualizada no max? Ou temos que gera a malha novamente? Se não estou enganado o vue tem essa interação. Que é bem interessante e facilita.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Poderia usar isso tipo um poder de água.

    ResponderExcluir
  3. Excelente tutorial Fabricio... ah fabricio obrigado por aceitar o meu tutorial.. recebi seu e-mail confirmando o recebimento... valeu, ja estou providenciando um outro tutorial. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pessoal!

    Olá Bruno, eu animei o saco explodindo independente do que for atirado nele, então no meu caso eu levaria a animação e a cena 3d para o RealFlow e criaria a simulação lá apenas substituindo o emissor de partículas e configurando a velocidade e os demais parâmetros do liquido que seria emitido, quanto a dúvida de se os programas trabalham em tempo real, a resposta é sim, os mesmos arquivos que importamos para o max, no caso os arquivos BIN em meshes, são os arquivos utilizados pelo RealFlow, então qualquer alteração na simulação após refazer o cálculo, a cena com o efeito no max será atualizada ao dar o play.

    Obrigado Silvio, seu tutorial já está no ar e seremos gratos por novos tutoriais!

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo parabéns.

    Tenho uma pergunta: como eu posso deixar o fluido em forma de água texturizar o fluido, não sei bem se essa seria palavra certa

    ResponderExcluir
  6. Depende para qual software 3d você passou os dados do RealFlow, você deve aplicar um shader de água no liquido e ter uma cena para o material poder refletir e refratar.
    No caso do 3ds max você pode usar o render Mental Ray e um material Arch&Design, aí em templates selecione Water.

    ResponderExcluir
  7. fabricio, na sua opinião qual seria melhor para render metal ray ou vray eu fico em dúvida, pois sobre o vray vc acha muito mais tutos do que o metal ray

    ResponderExcluir
  8. Não existe render melhor, na minha opinião o Vray é mais voltado à arquitetura e o Mental Ray para animação... porém os 2 são ótimos em todas as ocasiões se bem configurados...

    ResponderExcluir
  9. como q voce faz para dar o play nos frames em video no 3d max?otimo tuto.vlw aguardo resposta:D

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo, não entendi direito sua dúvida, mas veja se esse tutorial resolve: Vídeo em tempo real na viewport do 3ds Max

    ResponderExcluir
  11. minha pergunta e a seguinte:no meu 3d max quando eu aperto play ele apenas roda os frames e faz a animaçao no espaço onde eu fiz o objeto 3d.mas no seu video vc aperta play e roda um video q nao fik no espaço de manusear o 3d.como faz para quando apertar play aparecer um video e nao apenas rodar os frames.tentei simplificar ao maximo tomara q entenda o-o

    ResponderExcluir
  12. Hmm agora entendi, mas não tem nada de errado com seu programa, quando se aperta o play a animação rola no espaço da viewport mesmo, em meus tutoriais eu renderizo a animação e na edição do vídeo sobreponho ela em tela cheia para melhor visualização.

    ResponderExcluir
  13. o problema q e eu nao sei renderiza o video inteiro. no meu eu so conssigo renderiza uma imagem.c voce poder falar como faz para renderizar um video fiquerei grato.eu to fasendo um tipo de espada q perfura um plane q solta varios estilhaços quando acerta.ai eu vo pega a espada e tenta faser um video comigo usando ela :D.

    ResponderExcluir
  14. versao demo vai fik por poquinho tempo so vai da pra aprender como fas depois desinstala :/

    ResponderExcluir
  15. Olá Anônima, com sua cena pronta e animada, abra a opção Render Setup pressionando F10 ou no menu Rendering >> Render Setup, na aba Common do menu que se abriu, marque a opção Active Time Segment em Common Parameters e mais abaixo em Render Output basta clicar no botão Files, escolher local e formato do vídeo a ser gravado e clicar no botão Render.

    ResponderExcluir
  16. Fabrício, eu uso o real flow 2012, mas não consigo exportar os mesh para o max! oque eu faço?

    ResponderExcluir
  17. Hene no Real Flow 2012 funciona da mesma maneira, verifique na pasta onde salvou os arquivos se o programa criou automaticamente a pasta meshes, no 3ds basta escolher RFMeshLoader no menu Modify e em BIN Mesh Sequence escolher o primeiro arquivo da sequencia de arquivos BIN da pasta meshes

    ResponderExcluir
  18. Fabrício, istalei o RealFlow4 mais no 3ds max ele nao criou o menu RealFlow ?

    ResponderExcluir
  19. Olá Marlon, nos arquivos de instalação do RF tem uma pasta plugins que deve ser add na pasta plugins do 3ds Max, verifique se ar versões são compatíveis, ou você pode entrar no site http://www.realflow.com/rf_product.php e solicitar seu plugins conforme compatibilidade http://support.nextlimit.com/display/rfkb/Connectivity+Plug-ins+FAQs

    ResponderExcluir
  20. Johnathan Oliveira12 de julho de 2012 17:38

    Fabrício eu to estudando o realflow 5 to testando o hybrido dele so que eu estou tendo o seguinte problema as particulas nao estao respeitando meu objeto com deveria elas estao ficando muito longe da malha do meu objeto vc poderia me dar uma luz pra esse problema estou tentando fazer uma cachoeira

    ResponderExcluir
  21. Johnathan Oliveira12 de julho de 2012 18:01

    esse é o problema que estou tendo, se puder me ajudar fico grato.

    http://postimage.org/image/w9cmw8upb/full/

    ResponderExcluir
  22. Olá Johnathan, obrigado por enviar a imagem, é muito mais fácil visualizar o problema assim, no seu caso a opção Collision distance deve estar muito alta, clique no objeto em que as partículas devem colidir e no submenu Particle Fluid Interaction do objeto verifique o valor do primeiro parâmetro, Collision Distance, quanto menor o valor menor a distância de colisão das partículas com o objeto.

    ResponderExcluir
  23. Johnathan Oliveira13 de julho de 2012 17:22

    Então mas no caso eu estou usando o hybrido ai nao tem essa opçao invez de ter o "particle fluid interaction" tem é o "grid fluid interaction" quero adicionar na cena splash, foam e mist pra ficar uma animação proxima ao real. No caso estou fazendo uma cascata e todo tutorial que eu vi na internet não existe esse problema e eu estou seguindo direitinho. Obrigado por me ajudar =)

    ResponderExcluir
  24. Johnathan ainda não usei o recurso hybrido para poder te auxiliar, mas selecione o objeto e envie um print com as configurações que aparecem nele para eu dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  25. Johnathan Oliveira17 de julho de 2012 17:16

    Então Fabricio as configurações eu não mechi em nada so adicionei na cena mesmo e apliquei scale mais o move para posicionar as coisas nos lugares para fazer a simulação não sei se afeta alguma coisa mas eu coloquei primeiro o grid_fluid_domain depois os cubos o Grid_Fluid_emiter e o gravity so isso e simulei será que isso pode ser um erro de instalação?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite grande Fabrício, olha aqui, quase sempre exporto meus objetos 3d do 3ds MAX, mas comecei a trabalhar com o C4D e achei a aplicabilidade dele bem melhor, mas não estou sabendo exportá-lo para o REALFLOW, é necessário algum plugin? onde o encontro? abçs.

    ResponderExcluir
  27. Johnathan, terá que tentar reinstalar para ver... a opção deveria aparecer normalmente...
    Anônimo, você precisará do plugin sim, poderá solicitar ele aqui: http://www.realflow.com/rf_updates.php

    ResponderExcluir
  28. Muito bom seu tuto.
    Estou ralando os dois, o copo e o canhão.
    Dá para voce fazer um com um objeto caindo no líquido e interagindo com ele, ou seja, o objeto cai dentro de líquido e com a colisão o liquido se movimenta, da mesma forma de quando se joga uma pedra dentro de uma piscina?

    Arnor

    ResponderExcluir
  29. Olá Arnor, futuramente posso fazer sim, mas basta unir os dois tutoriais, se colocar os tijolos em uma escala menor sobre esse copo e aplicar os tutoriais, eles cairão na água do copo e tanto a água quanto os tijolos sofrerão as simulações fisicamente corretas, se definir a densidade dos tijolos menor que a da água eles irão boiar, e maior eles irão afundar.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pela dica Fabricio, porem não consegui encontrar "density" nos objetos "rigidbox", somente no líquido. Voce está se referindoi à "mass"?

    Arnor

    ResponderExcluir
  31. Ola Fabricio tudo bom,
    Cara pelo amor de deus, eu nao consigo colocar o Plugin do real flow no maya, o que eu faço ? precisa instalar o plugin mesmo ?
    Por favor me add no msn: tiago.jlima@hotmail.com
    Skype: tiago.jlima
    facebook.com/imperiodart
    Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Olá Tiago, não sou usuário do Maya para te responder corretamente, mas normalmente é um plugin que deve ser colocado junto aos demais plugins de seu programa, se não me engano o plugin pode ser solicitado aqui: http://support.nextlimit.com/display/rfkb/Connectivity+Plug-ins+FAQs

    ResponderExcluir
  33. Ola amigo fabricio, conheci agora o realflow e so agora instalei, porem não aperece no menu do max ele, nenhum arquivo ligado ao realflow aparece no 3ds max 2012, como posso resolver isso, abraço e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo, você precisará do plugin para o 3ds Max que é separado do software e poderá ser solicitado ao final desta página aqui: http://support.nextlimit.com/display/rfkb/Connectivity+Plug-ins+FAQs

    ResponderExcluir
  35. Ola Fabricio
    Eu fiz uma cena no 3D Max aonde uma garrafa de vinho ira encher uma taça, e exportei para o realflow, a animação esta indo tudo certinho, mas agora que o fluido esta saindo da garrafa estou vendo que não vai cair certinho no centro da taça, voce sabe me dizer se tem como eu mover a taça pro lado e deixar ela na posicão certa no realflow? O que eu tentei aqui nao deu certo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você deve mover a taça no 3ds Max, exportar novamente para o RealFlow, e no RealFlow tem a opção de update do arquivo que foi importado, aí automaticamente ele atualiza a cena, estou sem os softwares agora para poder passar os nomes dos menus.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir