Vídeo Tutorial - Introdução ao MassFX - Explodindo objetos com simulação física

A partir da versão 2012, o programa de computação gráfica 3d Studio Max conta com um novo recurso para simulação física chamado MassFX, ele é o substituto do sistema Reactor que existe nas versões anteriores do Software.

Apesar da novidade ainda não contar com todos os recursos do reactor, ficou muito mais simples criar efeitos complexos de quebra e simulação física, e é isso que irei mostrar neste tutorial, o recurso nativo do 3ds Max junto com algum script de quebra de objetos pode ser uma ótima opção contra o plugin RayFire.

Fica a dica para quem pretende participar do DesafioVFX deste mês.



Link do script utilizado no tutorial - http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/fracture-voronoi



Nota VFX!


Olá pessoal, vou aproveitar a postagem para dar uma notícia.
Este vídeo encerra a temporada de tutorias produzidos por mim deste ano de 2011, o ano está acabando e meu tempo livre também rs. Mas não se preocupem que o site não acabará!


Todas as matérias, novidades, VFX e Tutoriais dos leitores, inspirações para o fim de semana, produções e testes pessoais, making ofs e principalmente os Desafios VFX continuarão!


Espero que continuem participando do site e enviando seus trabalhos, tutoriais e matérias para que possamos reunir um bom conteúdo aqui e compartilhar com os amantes de efeitos visuais e afins :P


Bons estudos e até um próximo post!

55 comentários:

  1. fabricio otimo recurso
    mais ele depende mto de scripts?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Não necessariamente, o script eu usei apenas para dividir o objeto em pedaços, pois o Massfx não faz a quebra, mas para as simulações físicas com os objetos não é preciso script algum.

    ResponderExcluir
  3. para quebrar o chão eu usava a mesma técnica, mas invés de usar um plugin, eu usava o rayfire para fragmentar o chão.

    ResponderExcluir
  4. muito bom fabricio o tutorial, que pena que os seus tutorias ficaram agora pro proximo ano, mais todo mestre tambem precisa de descanso rsrsrsrs, mais ficaremos aqui agurdando a sua vinda, eu estive ausente alguns dias prometo que dentro de alguns dias farei novas tutorias pra galera enquanto voce estiver ausente. E o nosso curso de personagem para dublês digitais vai ficar pro proximo ano então né... abraços fabricio e força cara na jornada de trabalho que voce vai ter pela frente. abraços!!!!

    ResponderExcluir
  5. belo material fabricio, obrigado por dividir esses conhecimentos conosco, valeu!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pessoal!
    E aí Silvio? descanso acho que só nas férias quando eu voltar para minha cidade natal, apesar que nesse período terei pouco mais de uma semana para organizar um casamento inteiro junto com minha noiva :/ hehehe
    Estamos aguardando mais de seus tutoriais, do Super Conha e quem mais puder colaborar! ;)

    ResponderExcluir
  7. DVD Dublês Digitais de VFX do Fabrício.

    A foi pro ar as minhas expectativas do
    curso =/

    ResponderExcluir
  8. Entendi direito...Fabrício vai casar?...
    Parabéns cara e muitas felicidades!!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Ah parabens fabricio, que DEUS abençoe voce e sua noiva em seu casamento, ah não esquece de convidar a agalera pro seu casamento rsrsrs... brincadeira... mais muitas felicidades em sua nova etapa... abraços!!!!

    ResponderExcluir
  10. no meu parece q a gravidade ta fraca como q ajusta ela ai?quando acerta a box ela estilhaça por todo lado:/

    ResponderExcluir
  11. Aeww Fabrício parabens cara, eu sou casado e vou te falar que é muito bom, mas te prepara que seu tempo vai diminuir mais ainda, rsrsrsrs, mas é isso ai felicidades, e pra não fugir do foco, bom tutorial e assim como o silvio vou tentar colaborar com o site nesse periodo de correria.
    abraço

    ResponderExcluir
  12. Fabrício! Tudo bom?
    Cara, ótimo tutorial! Mas quando colocarmos um material como azulejo neste quadrado criado, teremos depois que ajustar o uvw map pra cada fragmento??

    ResponderExcluir
  13. Opa pessoal!
    O curso de dublês digitais ainda está em pé! só não posso garantir uma data ainda :/
    E sim... me caso ano que vem :P vou mandar um pedaço de bolo em 3d para os leitores \o/ rs, obrigado pelos votos de felicidade galera!

    Daniel, na aba World do MassFX Tools, em Gravity diminua o valor de Acceleration, se você estiver trabalhando em metros, o padrão é de -9,81m quanto menor o valor maior será a força da gravidade na cena.

    Vlw Jeferson, realmente tudo tem seu preço hehehe mas nesse caso a diminuição de tempo vem junto com o aumento da felicidade :)

    Anônimo, no próprio site do script que utilizei tem uma exemplo com mapeamento, você deve ajustar o uvw antes de partir o objeto, e aí dependendo do recurso que for utilizar você pode escolher ids de materiais diferentes para a parte interna dos fragmentos, por exemplo azulejo na parte de fora do objeto e concreto na parte de dentro dos estilhaços.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo casamento Fabricio, estou sem tempo também, mas vou fazer o máximo para poder estar colaborando e aprendendo com o site

    ResponderExcluir
  15. o Fabricio,estou com uma duvida.como fazer para quebrar somente a parte em que o objeto bate!

    ResponderExcluir
  16. Vlw Super Conha!

    Gabriel, você pode separar essa parte do resto do objeto e partir somente ela para fazer a simulação.

    ResponderExcluir
  17. òtimo tutorial, Fabrício !
    Uma dúvida: Qual parâmetro altero para que meu objeto não exploda como se tivesse sido atacado por um míssil ? Na minha simulação, sai pedaço para todo o lado e eles voam quilometros ! Gostaria apenas que fosse um impacto mais reduzido.
    Obrigado e parabéns !

    ResponderExcluir
  18. Obrigado mventurini!
    Você deve diminuir a velocidade de impacto da esfera com o objeto que se quebra, isso pode ser feito aumentando a distância entre os quadros de animação da bola, pegando o tutorial como exemplo, o final da animação quando os objetos se encontram é no quadro 5, se eu estender a animação para o quadro 15 a esfera fica 3 vezes mais lenta e o impacto/explosão é mais fraco...

    ResponderExcluir
  19. cara, fico realmente impressionado com, além do seu conhecimento técnico, sua didática ! Vemos por aí pela internet vários tutoriais onde o cara sequer sabe se expressar para explicar as coisas !

    Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  20. concordo com vc mventurini, inclusive em cursos
    pagos , tenho o curso do site luciano augusto de 3ds max e o professor desse curso alem de não saber se expressar ainda é cago! uma aula
    dessa ai ele demoraria meia hora kkkk!

    parabéns fabricio!

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado pessoal!
    Eu nunca gostei de gravar com narração para falar a verdade hehe não sei pronunciar as palavras corretamente em inglês e me enrolo as vezes, mas eu tento sempre ser objetivo nos tutoriais, tento manter apenas o necessário nos vídeos, sem muita enrolação e de forma clara.
    Obrigado pelos comentários e que bom gostam de minha didática!
    Abraços pessoal!

    ResponderExcluir
  22. Fabricio

    kkkkk naum vai c achando tbm naum,
    tu explica normal, mais para chegar aos pés do
    Professor Girafalis, tu tem ki tomar muito
    todinho ainda kkkkkkkkkkkkkk

    abrçss!

    ResponderExcluir
  23. nao sei como perguntar mas veja bem:
    no after effects quando usamos muitos efeitos em um mesmo layer precompomos o layer agrupando os efeitos em uma so composicao .
    como fazemos isso no 3ds max

    ResponderExcluir
  24. tenho a mesma duvida algumas pessoas transformam o trabalho em forma de escriptes tornando assim o trabalho menos pesado pro pc mas essa e uma das varias opcoes como fazer isso?

    ResponderExcluir
  25. reenderizar e depois continuar o trabalho e uma das opicoes porem movimentos de cameras nao mais fara efeito sobre um trabalho ja reenderizado.
    algumas pessoas deixam na internet trabalhos pronto e nao e em forma de atalho como fazer isso

    ResponderExcluir
  26. Fabrício você conhece algum site que eu posso obter este pluing.Porque o meu é a versão 2011.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo1 no 3ds Max você não pode unir os efeitos por composição como no After pois os programas trabalham de maneira completamente diferentes, porém existem várias formas de separar e organizar sua cena, você pode sim agrupar vários objetos no 3ds Max animados ou não clicando no menu Group e em Group com o objetos selecionados, mas a melhor forma é realmente ir separando tudo por camadas clicando no menu Tools e em Manage Layers, assim você poderá organizar sua cena por camadas e ficará mais fácil encontrar, ocultar, selecionar, etc... cada grupo de efeitos ou objetos que desejar.

    Anônimo2 existem sim várias opções de tornar o trabalho mais organizado e leve, além das camadas como citei acima, você poderá usar scripts, proxys que ajudam muito a diminuir o tempo de render em cenas complexas, os novos containers do 3ds Max 2012 dentre muitas outras formas, dê uma pesquisada em cada uma delas e verá como escolher dentre as opções a melhor para cada caso.

    Anônimo3 o que pode ser feito também é dividir o render em vários passos, renderizar só a cor dos objetos, depois só a sombra, só o canal alpha e assim por diante e compor tudo na pós, terá um maior controle sobre cada elemento.

    Matheus o MassFX para o Max 2011 era conhecido como physX e pode ser baixado mediante a cadastro no site da Nvidea http://developer.nvidia.com/physx-dcc

    ResponderExcluir
  28. no massefx como configurar as partes q nao irao se movimentar

    ResponderExcluir
  29. desculpe,mas ainda não entendi.por exemplo eu vou ter que separar o objeto que eu quero fazer a simulação?ou usar outro script de fratura,como o ``Rayfire´´

    ResponderExcluir
  30. como mudar o ponto de ancoragem no 3ds max

    ResponderExcluir
  31. Anônimo 01 - Se você quer que o objeto participe da simulação mas fique completamente estático, basta marcar ele como Static Rigid Body.

    Gabriel, você deverá de modelar o objeto que irá se quebrar em duas partes, uma que irá continuar inteira e outra que irá quebrar com o contato do outro objeto, aí você aplica o tutorial apenas na parte em que quiser quebrar, que deverá estar separada do resto... parece complicado mais não é :P não sei se entendeu... qualquer coisa diz aí!

    Anônimo 02 - no 3ds Max o ponto de ancoragem se chama Pivot e você pode alterar ele clicando no menu lateral Hierarchy e no botão Affect Pivot Only, aí poderá mover o pivô para onde quiser.

    ResponderExcluir
  32. ta bom mas como marcar ele como Static Rigid Body.

    ResponderExcluir
  33. No vídeo, a partir dos 2:40 eu apresento o menu do Rigid Body, lá tem 3 opções de corpos, a última delas é Static Rigid Body, assim bomo fiz no vídeo basta selecionar o objeto e escolher esta opção no menu apresentado.

    ResponderExcluir
  34. Fabricio,

    fiz o tutorial tudo certinho e ficou perfeito fez tudo certinho aqui no meu computador, só que tem uma coisa que quero saber, a força que a Geosphere acerta no box esta estourando muito parecendo aquelas explosões espaciais, acho que no meu não esta configurado a gravidade ou o contato entre os dois esta muito forte, como faço para corrigir isso!.

    Desde ja agradeço-o por disponibilizar estes tutoriais,

    att.

    ResponderExcluir
  35. Olá Danilo, respondi uma questão parecida com a sua acima e resolveu, verifique se é esse seu caso também.
    "Você deve diminuir a velocidade de impacto da esfera com o objeto que se quebra, isso pode ser feito aumentando a distância entre os quadros de animação da bola, pegando o tutorial como exemplo, o final da animação quando os objetos se encontram é no quadro 5, se eu estender a animação para o quadro 15 a esfera fica 3 vezes mais lenta e o impacto/explosão é mais fraco..."

    ResponderExcluir
  36. Fabricio,

    bom dia, então isso acabou não resolvendo, porem acho que descobri, era a densidade da peça que estava fazendo os estilhaços ficarem muito leve, pois ai coloquei na densidade do concreto que o massFX disponibiliza deu uma diminuída considerável! bem acho que é isso!

    ResponderExcluir
  37. Opa, então agora basta ir testando os valores de densidade, massa e bounciness até chegar a um resultado desejado...

    ResponderExcluir
  38. eu tenho o 3ds max 2010 tem como fazer nessa versão?

    ResponderExcluir
  39. Na versão 2010 não tem o MassFX, terá que adaptar o tutorial para o Reactor ou o plugin RayFire

    ResponderExcluir
  40. não consigo instalar o boujou

    ResponderExcluir
  41. Olá Fabrício tudo bem?
    Show de bola esse novo sistema de dinâmica do 3DS Max e obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.
    Porém tem algo estranho acontecendo, quando abro o menu de configuração do mass fx ao aproximar o mouse aparece uns pequenos retângulos ao lado do cursor e não consigo selecionar nem uma daquelas abas seja o edit ou qualquer outra só consigo quando o programa quer parece rsrs.

    ResponderExcluir
  42. Olá Alex, isso me parece um erro isolado de seu programa, tente atualizar seu 3ds max com os últimos updates lançados: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?siteID=123112&id=19873055&linkID=9241178

    ResponderExcluir
  43. Ahe Fabrício obrigado pela dica já estou baixando o arquivo para tentar reparar.
    Poxa achei show de bola esse sistema já encontrei vários tutos já ensinando alguns recursos de dinâmica.
    Mais uma vez obrigado e Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  44. Vlw Alex, realmente esses sistemas de simulações físicas são incríveis!

    ResponderExcluir
  45. como eu posso fazer isso na versao antiga, a de 2010?

    ResponderExcluir
  46. Poderá seguir o tutorial porém adaptando para o reactor do Max 2010

    ResponderExcluir
  47. qual melhor programa pra coloca destruições

    ResponderExcluir
  48. Olá Igor, para acrescentar destruição de modo que você já tenha takes de fumaça, detritos, etc... são os softwares de composição que também trabalham muito bem com partículas para gerar certos elementos, por exemplo After Effects, se você quer criar as destruições do zero, aí aconselho softs de computação gráfica, exemplo 3s Max...

    ResponderExcluir
  49. Fabrício, no max 2013 da erro na hora da fragmentação, esse script é só do 2012 pra baixo? oq eu posso fzr? vc me indica outro script? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, o script funciona normalmente aqui, até no Max 2014, mas pode tentar algum desses outros: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/tags/fracture

      Excluir
  50. eu consegui fazer, mas eu to com uma dúvida, como eu coloco isso em um ambiente real ?

    ResponderExcluir