Vencedor do 1º Desafio VFX - Guilherme Sombra

Chega ao fim o primeiro Desafio VFX!


A disputa foi bem acirrada, o vencedor ganhou por apenas 3 pontos de diferença.


Vamos conhecer os vencedores, algumas dificuldades e acertos deste desfio com o tema Meteoro!


Vencedores do primeiro Desafio VFX 


1º Lugar - Guilherme Sombra



Parabéns Guilherme!
Você é o vencedor do primeiro Desafio VFX!

Os pontos fortes do vídeo foram a boa composição com os efeitos, track de câmera correto, introdução do vídeo e sonoplastia, a explosão compondo elementos 3d e reais ficou muito boa.

Guilherme Sombra foi o grande vencedor deste desafio, ele terá o direito de enviar  para contato@vfxdofabricio.com.br as 3 opções para o próximo desafio que serão votadas pelos leitores.

2º Lugar - Marcello Venturini

Contou com o diferencial de um ótimo making-of mostrando os passos de produção do vídeo, além disso reproduziu o efeito com muitos detalhes e técnicas diversas.
Poderia ter melhorado na correção de cor e iluminação na hora do impacto do meteoro com o chão.

3º Lugar - Henrique Tadeu

Conseguiu um ótimo resultado utilizando apenas uma imagem do vídeo e evitando assim problemas com track, trabalhou bem a iluminação e composição dos efeitos com a cena real, o título inicial valorizou o trabalho.
Os pontos fracos foram a ausência de poeira ou fumaça e a curta duração do vídeo após o título.

Parabéns aos demais participantes:


Henrique Malaquias

Criativo ao mudar o céu original da filmagem, obteve uma boa física com os destroços e reproduziu bem a animação das rachaduras do solo.
Poderia ter melhorado na iluminação do cenário durante a explosão e no track da cena.

Rodrigo Mazzonetto

Conseguiu uma boa solução para o track utilizando o último quadro da filmagem para reproduzir o efeito, brincou com interação de objetos e usou bem a criatividade no vídeo.
Mas fugiu um pouco do tema proposto e poderia ter trabalhado melhor no movimento de câmera durante o efeito.

Alberto sbc

Ótima ideia para introdução do vídeo, boa física dos destroços e aplicação dos efeitos.
Os pontos fracos foram o track e destroços e fumaças somem de forma brusca durante o vídeo.



Considerações Finais:


Todos estão de parabéns!
Espero que este desafio tenha ajudado no estudo de vocês e que os próximos tenham mais participantes ainda!
Muitas pessoas tiveram dificuldades com o track da cena, aqui no site existem diversos tutoriais de track em cenas com e principalmente sem os pontos de referência como foi este caso. Clique aqui para conferir os tutoriais do boujou.
Para as filmagens utilizadas nos próximos desafios, caso necessário adicionarei alguns objetos de referência para captura de movimento e tentarei disponibilizar as imagens em maior qualidade.
Guilherme Sombra será avisado por e-mail que foi o vencedor deste desafio e terá até o final da semana para enviar os 3 temas que serão votados.
Mais uma vez, parabéns a todos os participantes e quem quiser encarar os desafios mesmo após o término do prazo poderá enviar seus vídeos que eles serão apresentados no site como os vídeos abaixo.


Quaisquer dúvidas, idéias, opiniões ou críticas que queiram fazer, utilizem o campo de comentários abaixo ou o novo Fórum VFX quem tem um espaço dedicado aos Desafios VFX .



Vídeos enviados após a data de fechamento do desafio:


Luiz Carreira



23 comentários:

  1. Fabrício, foi demais esse primeiro desafio!
    Curti os comentários, elogios e críticas. O próximo vai ser melhor.
    Apenas uma obs sobre as cenas: pedras não quicam como bolas de ping pong. Fiz muita questão de me preocupar com isso.
    ;-)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Marcello!
    Realmente a física dos destroços em seu vídeo ficou muito boa, parabéns e conto com você no próximo desafio!

    ResponderExcluir
  3. Venho parabenizar ao Guilherme Sombra, apesar de não ter votado em seu vídeo, ficou muito bom, pena eu não ter tido tempo em concluir o meu trabalho, mas ai,capricha nos próximos temas.

    ResponderExcluir
  4. A SUA OBSERVAÇÃO FABRICIO, FOI EXATAMENTE O MOTIVO DO MEU VOTO NESSE VÍDEO COMO 1º COLOCADO, OS DESTROÇOS FICARAM MUITO REAIS E NÃO PELO MOTIVO DELE TER MOSTRADO COMO FEZ O PROJETO, COMO CITARAM ANTERIORMENTE.
    MUITO BOM MARCELO!!!!!!1

    ResponderExcluir
  5. fabricio admiro muito seu trabalho e tento um dia melhorar mesmo sabendo que e dificil pois nasei nem ao menos deichar meu nome ai na linha de cima.
    tenho apenas estudado para poder criar um projeto que fala sobre a biblia mas nao consigo prosseguir com os andamentos ja que nao consigo criar a asa de um anjo, enem ao menos consegui encontrar um tutorial que ensine como fazela.
    por favor me ajude nem que seja so pra deichar um atalho com ela ja pronta para q eu a baixe.
    ficarei muito grato e Deus tambem.

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo trabalho
    so uma opiniao q eu acho q todos iriam gostar, seria voce procurar no youtube (ja q e a fonte principal onde todos se espelham nos tutoriais)tutoriais com mais escassez e assim reproduzilos para a jente ex: tempestade , furacao , agua , ondas, ventanias , sol, tornados.
    seria muito bom para todos nos iniciantes e estimularia mais pessoas a produzir tutoriais e assim levando vc a sempre trazer mais novidades

    ResponderExcluir
  7. Asa de um anjo

    Achei algo aqui mas nem avaliei vê se serve
    http://superlinksaftereffects.blogspot.com/2009/05/after-effects-video-aula-anjo-do-x-men.html

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o vencedor foi merecedor, pois na junção da computação gráfica com o vídeo real, foi o que ficou mais perfeito.Espero o próximo desafio,!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos comentários galera!
    Sobre as asas de anjo, se a dica do Super Conha não funcionarem acione a galera pelo fórum que tentaremos ajudar.
    Anônimo, legal a sua ideia de apresentar aqui alguns tutos de outros artistas do youtube, eu pensei muitas vezes já nisso, mas inicialmente o site era para ser somente meu portfólio, aí foram entrando os tutoriais e pessoas interessadas e tal... Agora vou reestudar as possibilidades...

    ResponderExcluir
  10. sabe nao sei se me entendeu ou eu nao te entendi,
    mas a dica seria vc avaliar tutoriais q nao existem ou q raramente existem como os exemplos citados e fazelos para a galera

    ResponderExcluir
  11. Opa.. então eu não entendi direito hehe
    Mas vou unir as duas coisas :P vocês sempre podem pedir os tutoriais que querem ver aqui que na medida do possível eu vou anotando os pedidos e apresentando os recursos, uma séria de reprodução dos efeitos naturais pode acabar virando um curso quem sabe :)

    ResponderExcluir
  12. Achei muito legal a sugestão deles fabricio. Também procurei varias vezes algo de qualidade sobre asas para anjos, estilo x men, mas não achei. O que o super conha disponibilizou não tem qualidade, então se você puder ajudar, acho que seria um tutorial interessante.

    ResponderExcluir
  13. nao acredito que eu nao participei dese desafio

    ResponderExcluir
  14. cara fenonemos naturais sempre quiz um efeito como um tornado ou furacao mas nunca encontrei algo de qualidade. essa ideia meresce realmente um tutorial mais rapido que o impossivel.
    faz ai fabricio um tutorial como esse e rapido para uma pessoa como voce

    ResponderExcluir
  15. Realmente não tem qualidade desculpa, pois eu nem olhei, mas vou continuar procurando aqui blz?

    ResponderExcluir
  16. Parabéns aos vencedores do primeiro Desafio Vfx... aguardamos ansiosamente o próximo e dessa vez irei participar... votando é claro. =)

    ResponderExcluir
  17. Nossa, muita gente gosta de efeito de furacões hehe, esse ano não terão mais tutoriais de minha autoria, mas assim que eu voltar com eles verei o que posso fazer :P
    Quanto ao efeito de asas de anjo, é difícil encontrar um tutorial realmente bom sobre isso, o ideal se quiser criar uma asa em computação gráfica é estudar por partes, como criar uma pena, como criar um conjunto delas e associar a um mesh, como criar a dinâmica da animação, para ficar profissional e realista vai muito trabalho num projeto desses.

    ResponderExcluir
  18. BOM UMA DICA É A FERRAMENTA (CAT) DO 3DS MAX, POIS LÁ, JÁ TEM UMA ESPÉCIE DE (BIPED) DE UM ANJO

    ResponderExcluir
  19. Caramba, muito legal este blog... Estou pensando em fazer computação gráfica, gosto muito de filmes, principalmente os bastidores... eh muito intrigante e interessante... Não tenho a miníma noção, todos os programas que sei mexer, eu simplismente, fucei no programa... Eu sou músico, então eu entendo mais da trilha sonora de um clip, e estou pensando em me aprofundar mais nisso, tanto em trilha, quanto em gráfico....

    Valeu, este site vai ajudar muito mesmo... Vc eh o cara Fabrício....

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Pablo, sempre que precisar apareça por aqui que eu ou os demais leitores estamos dispostos em ajudar! Seja bem vindo ao site :)

    ResponderExcluir
  21. É impressão minha ou esse desafio foi uma fachada?...........rssssss, o cenários de todos os vídeos são os mesmos

    ResponderExcluir
  22. Olá Anônimo, o vídeo de fundo do qual deve ser aplicado o efeito é disponibilizado pelo site, assim temos a garantia que o efeito foi criado exclusivamente para o desafio... na versão 2 do Desafio VFX os participantes podem escolher entre 3 filmagens com diferentes níveis de dificuldades...

    ResponderExcluir