Desafio VFX #02 - UFO

Olá Pessoal!

Após um final de ano totalmente conturbado e a algumas semanas de meu casório hehe estou de volta com novidades!

Como alguns já comentaram, o tema vencedor do 2º Desafio VFX foi UFO (objeto voador não identificado) com 43% dos votos!


Para esse desafio teremos algumas novidades, confira abaixo:

  • Para que mais pessoas e com diferentes níveis de experiência possam participar, estarei disponibilizando desta vez 3 opções de cena e dificuldade para o desafio, e cada um poderá escolher quais e quantas preferir.
  • Todos os vídeos estão em arquivos zipados em formato de sequencia de imagens jpg para que não haja problema de incompatibilidade com nenhum software de edição ou composição.
  • Para participar basta baixar o material do desafio disponibilizado pelo site e utilizar seus conhecimentos em VFX para criar um vídeo legal e criativo, com seu vídeo pronto você deverá hospedar ele em um site próprio de vídeos como youtube ou vimeo citando o DesafioVFX no título do mesmo e enviar o link para contato@vfxdofabricio.com.br com o nome DesafioVFX - (tema do desafio) no assunto do e-mail.


O tema para este desafio é:
UFO - Objeto voador não identificado

O vídeo padrão do desafio será esse, filmagem comum com movimentos de câmera e de zoom.
Tem um pequeno helicóptero que participa da filmagem e serve como uma boa referência de tamanho, movimento e iluminação na hora de compor.

Download vídeo 01 - 15'' jpg sequence

 A segunda opção é para quem gosta de desafios maiores, filmagem com bastante movimento, zoom e desfoque de câmera, bem como os vídeos tradicionais de UFO. Quem encarar essa terá que se virar com o track na hora do desfoque :P

Download vídeo 02 - 10'' jpg sequence

Por último para quem tem dificuldade com track de câmera ou quer testar seus conhecimentos em pintura digital e conversão de foto em vídeo, estou disponibilizando um panorama do primeiro vídeo, que poderá ser utilizado até mesmo em conjunto com a primeira cena para aprimorar o trabalho.

Download do panorama


Com seu vídeo em mãos, abuse da criatividade e técnica, vale tanto efeitos como pontos de luzes misteriosos no céu quanto uma nave gigantesca explodindo os prédios e abduzindo pessoas em massa!


E mais uma novidade!
O vencedor deste desafio, além de escolher as 3 opções para votação do próximo desafio, será premiado também com um DVD de VFX do Fabrício com os vídeos tutoriais de 2011 em alta definição e várias filmagens FullHD para testes de efeitos, track e composição.

A data final para o envio dos links é até o dia 05 de Março de 2012. (ENCERRADO)


Vocês poderão utilizar o espaço de comentários abaixo para postar suas opiniões ou o espaço criado no Fórum VFX para troca de tutoriais e bate papo voltados ao desafio.

Boa sorte aos participantes!

E um excelente 2012 a todos :)


Ps. Provavelmente precisarão logar com seu usuário hotmail para poder fazer o download dos arquivos que estão em meu skydrive, qualquer problema com os links deixe um comentário abaixo.


50 comentários:

  1. Juliano Laudiauzer5 de janeiro de 2012 02:36

    Ta Dando acesso negado quando clica para fazer download

    Obs:Eu logo com minha conta Hotmail!

    ResponderExcluir
  2. Ta dando acesso negado,tenta hospedar no megaupload.

    ResponderExcluir
  3. ANTES DE TUDO, FELIZ ANO NOVO PARA TODOS.

    MUITO BOA AS FILMAGENS ESTÁ REPLETA DE DETALHES PARA A INTERAÇÃO OBJETO 3D, E O TEMPO PARA REALIZAR O DESAFIO ESTÁ DE BOM TAMANHO ESPERO DESSA VEZ PARTICIPAR.
    PARABÉNS FABRICIO E BOA SORTE A TODOS

    ResponderExcluir
  4. Marcello Venturini5 de janeiro de 2012 21:20

    Fabricio, a quantos FPS foram filmadas as sequencias ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Neste desafio eu vou participar, e boa sorte para todos!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, o vídeo está em 30fps, qualquer outra dúvida podem perguntar!

    ResponderExcluir
  7. Juliano Laudiauzer5 de janeiro de 2012 23:04

    Pode enviar mais de um vídeo?

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliano, cada um poderá participar com quantos vídeos quiser, contanto que sejam realmente versões distintas, se a mesma pessoa participar com vários vídeos e os efeitos forem muito parecidos ou reutilizados em todos os vídeos, somente o último enviado será considerado.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um 3d de uma Nave Espacial, Pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Fabrício, Qual modelo 3D eu preciso usar?

    ResponderExcluir
  11. cara queria saber o porque dos processos da renderizacao fica tao pesada no cs4 onde videos de 20s 30s chegam a ficar com 7gb 10gb e depois de convertidos na mesma resolucao e qualidade passam a gastar 8mb 15mb

    ResponderExcluir
  12. Olá Pessoal, quanto a nave vocês pode usar qualquer técnica, modelar uma em cg, pegar algum modelo grátis e podem encontrar diversos nessa matéria: http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/vfx-do-leitor-lista-de-60-sites-com.html ou podem utilizar até mesmo uma imagem, com uma boa composição fica bem legal também.

    Anônimo isso depende do codec que você usa no render, um exemplo é renderizar um vídeo com a extensão mov e utilizando o codec animation, vai ficar com a mesma qualidade de importação porém muuuito mais pesado que qualquer outro codec, e se renderizar um mov em h264 por exemplo, ficará com uma boa qualidade e bem mais leve, porém os dois vídeos estarão com a extensão mov.

    ResponderExcluir
  13. Olá, sempre gostei dos seus trabalhos e desta vez decidi participar deste desafio, mas gostaria de saber sobre os prêmios, serão tres premios? Um para cada nível? Abraço e toh fazendo algo legal, pelo menos eu acho, rs.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fábio! bem vindo aos desafios! hehe, desta vez a premiação será uma só para o vídeo mais votado pela galera independente da cena utilizada dentre as três, lembrando que você poderá enviar mais de um vídeo, um de cada cena se quiser.

    ResponderExcluir
  15. e para os vários anonimôs que se enquadram na disputa como será avaliada a questao, uma vez que algum de nós ganharmos qualquer um outro poderia se passar por ganhador.

    ResponderExcluir
  16. queria tirar uma duvida muito importante:
    com o fume fx criei um plano e apartir dai usei cincronizacao com o objeto e usando o autoki movimentei o plano de direcao e tambem com rotacao tentando fazer um efeito de furacao.
    a afumaca foi gerada perfeitamente com rotacao mais depois de gerada ela nao rotaciona mais se dicipando e perdendo o efeito gerado, como eu corrijo isso para que afumaca continue rotacinando como a forma de um furacao?

    ResponderExcluir
  17. Fabricio, queria saber se você tem uma previsão para seu proximo tutorial?Em que dia.

    ResponderExcluir
  18. fala ai fabricio blz?
    pow manoo seu video 01 - 15'' jpg sequence,não estou conseguindo fazer um ponto de ancoragem por nada ! ja usei 3 programas diferente, tem uma dica?

    ResponderExcluir
  19. queria saber se alguem ai pode me ajudar com a dica de algum programa que ao converter as filmagens da minha velha filmadora tambem melhorasse a qualidade do brilho,frames,pixeis,etc.

    ResponderExcluir
  20. Opa.. vamos as dúvidas, todos os vídeos participantes deverão ser enviados por e-mail com a devida identificação, o vencedor receberá uma mensagem do site no endereço de e-mail que utilizou para enviar o link do vídeo.
    Matheus, provavelmente após o carnaval voltarei com as atualizações constantes no site...
    Fabrício meu chara, por isso esse é o vídeo difícil hehe o desafio aí é utilizar todo seu conhecimento e macetes para a cena, vale track manual, estabilização e voltar com o movimento na pós, etc... o que vale mesmo é a criatividade.

    As demais perguntas que não estiverem relacionadas aos tópicos deverão ser feitas no FórumVFX para que mais pessoas possam ajudar e tirar as mesmas dúvidas.

    ResponderExcluir
  21. Fabricio, para facilitar o track eu posso retirar o zoom?

    ResponderExcluir
  22. Continuando.E depois criar um zoom digital?

    ResponderExcluir
  23. hola me gustaría participar en el concurso es el software que utilizo After Effects y 3ds max
    gracias por el video y envía la imagen me hizo muy pronto aurevoi

    perdón por mi español soy francés!

    ResponderExcluir
  24. Henrique Malaquias13 de janeiro de 2012 19:10

    Bonjour Le concours est gratuit pour tout le monde à y participer. Si vous avez le logiciel nécessaire, téléchargez les images que vous préférez (ils sont dans la description). Ensuite, envoyez à l'adresse e-mail jusqu'au le 05 Mars 2012. Vous pouvez envoyer plus d'une vidéo. Mais les images doivent être libérés sur le site. Bonne chance. Alias, nous dire votre nom ...

    ResponderExcluir
  25. Anônimo você pode sim usar o recurso que preferir para criar seu efeito, desde recriar o zoom até estabilizar completamente a filmagem e voltar com o movimento dela após criado o efeito.

    Henrique muito obrigado pela ótima resposta ao nosso amigo francês.

    ResponderExcluir
  26. queria tirar uma duvida muito importante:e é em relação a finalizacão do meu desafio fx
    com o fume fx criei um plano e apartir dai usei cincronizacao com o objeto e usando o autoki movimentei o plano de direcao e tambem com rotacao tentando fazer um efeito de furacao.
    a afumaca foi gerada perfeitamente com rotacao mais depois de gerada ela nao rotaciona mais se dicipando e perdendo o efeito gerado, como eu corrijo isso para que afumaca continue rotacinando como a forma de um furacao?

    ResponderExcluir
  27. esquece o fume fx e consulta uma gramática.
    abrçs

    ResponderExcluir
  28. Boa Sorte a todos os anonimos q vao participar do desafio!! espero q um de nos ganhe!!!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo01, sua dúvida está respondida no Fórum onde você postou, desculpe a demora.

    Anônimo03, boa sorte a todos, só espero que se identifiquem no e-mail de participação para que possam receber o premio caso ganhem :P

    ResponderExcluir
  30. FALA FABRICIO BLZ É O ALAN MAXWEEL VC RECEBEU O EMAIL QUE TE MANDEI. COM OS POSTERS DO FILME?
    PÔ LEGAL ESSA SUA COMPETIÇÃO VOU VER SE TIRO UM TEMPO PARA PARTICIPAR DELA. GOSTEI MUITO.

    ResponderExcluir
  31. Blz Alan, recebi sim e estão muito legais, depois dê uma olhada na resposta lá, se tiver tempo aguardo sua participação hem! abraços

    ResponderExcluir
  32. Depois que seu site virou um suscesso vc parou com as novidades, ja nao faz mais tutoriais e nem responde a maioria dos comentários.
    Acho q ficou milionário!!!

    ResponderExcluir
  33. Hehe quem me dera Anônimo... quem acompanha meus comentários e facebook deve estar sabendo que estou me casando hoje dia 27/01 no civil e amanhã no religioso, esse é o motivo da minha ausência nos últimos 3 meses... aqui onde estou não tenho computar, wifi e nem 3g para poder responder todos os comentários e e-mails, com a internet de 30kb do celular só dá para responder as coisas mais urgentes mesmo... peço desculpas pela ausência e o prazo para o site voltar ao normal é até após o carnaval... mas antes disso sempre que der eu passo respondendo os comentários pendentes e e-mails... Abraços pessoal e até as próximas atualizações :)
    E boa sorte no desafio!

    ResponderExcluir
  34. Henrique Malaquias27 de janeiro de 2012 18:17

    Eu entendi direito, quer dizer, vc digitou certo CASANDO? Parabéns e coitado ao mesmo tempo. Que vcs sejam felizes e que Deus abençoe o casamento de vcs. Só não esquece da gente hein. E ve se dá pra dividir o bolo com a galera aki do site... kkk.

    ResponderExcluir
  35. Fabrício posso te fazer algumas perguntas sobre o seu site?
    1= seu site foi feito por você mesmo com algum programa de computador ou você editou ele na internet?

    2= Onde você hospeda o seu site?

    3= Quanto você paga para manter este site?

    ResponderExcluir
  36. cara queria saber quais as configuracoes do seu computador.
    a e tambem me de uma dica para um boa config. para q eu realmente posssa comprar um bom pc e usar o 3ds max e AAF cs4 sem ter que ficar esperando a ram previl carregar pra mim poder visualizaar meu trabalho

    ResponderExcluir
  37. Opa, Obrigado Henrique hehe

    Hene eu fiz o site utilizando a plataforma Blogger, na verdade meu site é um blog customizado onde alterei cada pedaço de html para atender minhas necessidades, o site é hospedado no servidor do blogger e eu sempre busco serviços grátis para hospedar coisas mais pesadas como os vídeos dos desafios, o principal custo do site é com o domínio, mas muito mais do que dinheiro, apesar de não parecer, eu invisto é tempo no site, tudo bem que nesses últimos meses ele está meio parado :/ mas logo as coisas voltam ao normal :)

    Anônimo, aqui estão as configurações de minhas máquinas de trabalho.

    Obrigado pessoal e não se esqueçam de utilizar o fórum para perguntas que não tenham relação com o tópico... vou parar de responder elas se postadas no lugar errado hem :P

    ResponderExcluir
  38. Fabrício, eu to tento problemas no tracking nos 2 footages, o footage intermediario eu tentei usar o boujou, no avançado eu tentei usar o mocha, e ambos não deram certo. Me ajuda, to quase apelando para o panorama!

    ResponderExcluir
  39. amigo anônimo , eu estava com essa mesma duvida,eu usei o mocha do after ,foi bater e valer !

    ResponderExcluir
  40. criei um efeito de fumaca com o fume fx e tambem alguns quadrados e retangulos simulando os predios da cena, mas nao consigo interagir a fumaca com os supostos predios
    Como consigo fazer isso?
    Me ajudem e so o que falta pra mim poder acabar meu video do desfio

    ResponderExcluir
  41. ???? ????
    tok tok tok...
    tem alguem ai?

    ResponderExcluir
  42. Tem, acontece que as perguntas devem ser feitos no forum. O Fabricio disse que não mais responderia perguntas aki nos comentarios se não estivessem relacionadas com o tema. Mas como a sua está, eu acho que por causa do casamento ele está meio ocupado. Tenha paciencia ou tente o forum. Deve ser mais facil obter as respostas as suas perguntas.

    ResponderExcluir
  43. Opa pessoal! A pergunta do primeiro anônimo meu chara respondeu hehe as cenas foram testadas com os dois programas e ambos funcionaram bem sem necessitar grandes ajustes...

    O caso do FumeFX interagir com outros objetos respondi em outro tópico, os objetos devem ser adicionados em Obj/Src na caixa de ferramentas do plugin...

    Olá Henrique.. o problema agora não é mais o casamento.. é a velha falta de tempo, para você ter uma ideia esse ano eu só não trabalhei por 2 fins de semana em 45 dias, e ontem (14/02) entrei as 8 da manhã na produtora e saí hoje as 9 da manhã... 25 horas direto sem dormir... espero que logo as coisas se normalizem ou vou acabar perdendo até a mulher :P

    ResponderExcluir
  44. Alguem tem alguma noticia do Fabricio???? e o desafio???

    ResponderExcluir
  45. Estou aqui! e o desafio se encerrou 05/03, logo os vídeos estarão no ar para votação...

    ResponderExcluir
  46. Henrique Malaquias7 de março de 2012 13:04

    kkkkkk só vc mesmo em fabricio!!!!
    estou curioso pra ver os vídeos. Acredito que haverá muita coisa boa nesse segundo desafio.

    ResponderExcluir
  47. hehe, Realmente Henrique esse segundo desafio me surpreendeu na quantidade de participantes e qualidade dos trabalhos...

    ResponderExcluir