Por trás da Mágica - "Transformers: Dark of the Moon"

Reuni aqui uma série de making ofs dos efeitos visuais do filme Transformers: Dark of the Moon, é incrível a complexidade das cenas, quantidade de elementos, simulações, composição e realismo dos efeitos...

Nos vídeos podemos ver algumas técnicas utilizadas no filme e os passos de composição de algumas cenas... Eu particularmente gosto da série principalmente por conta dos efeitos visuais, para quem curte VFX , computação gráfica e muitas explosões a série Transformers é um prato cheio!









18 comentários:

  1. Agora me explica como Hugo ganhou o oscar de melhores efeitos visuais!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Juliano Laudiauzer8 de março de 2012 17:46

    Podia ter como curtir o comentário do nosso amigo Andre Rios!XD

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, a saga transformers foi o melhor filme de CG já criado !
    se for mentira alguem me corrija.

    ResponderExcluir
  4. Como eles fazem o fogo e explosoes, como fume FX?

    ResponderExcluir
  5. show de bola, light & magic é uma das melhores empresas de cgi

    ResponderExcluir
  6. Esse filme tem tantos efeitos especiais que chega ao ponto de não conseguir prestar atenção, são efeitos muito bons, porem, tem hora que os editores pecam, tem cenas que da para ver os cabos puxando os carros, infelizmente não tem como fazer tantos efeitos sem ter "defeitos".

    ResponderExcluir
  7. LOL Encontrei a cena nesses videos, o quarto video aos 51 segundos carro prata, isso nem de longe estraga 0,0001 o filme.

    ResponderExcluir
  8. Davi de Oliveira Bonifácio, oque tem o carro prata do quarto vídeo ??

    ResponderExcluir
  9. O jeito como esses caras manipulam as imagens é impressionante...

    Fabrício poderia me explicar quais as técnicas que poderiam ser utilizadas para a retirada do caminhão que está pintado de azul...no 3° vídeo aos 1:23...foi rotoscopia?...ou algum jeito + rápido?

    ResponderExcluir
  10. olá fabricio queria saber se você ja fez algum transfomers no 3ds max?Estou querendo desenlvover um robô também,mas tenho a duvida de como vou fazer a junção entre ele e o carro,meu modo de pensar é eu apenas modelar o robo por exemplo cabeça e o corpo todo mais com algumas peças da lataria do carro,depois que eu ja modelei o robo irei começar a modelar o carro usar o detach para separar algumas peças,por exemplo o capo,as portas e com isso lincar elas em determinadas parte do robô,exemplo separei a porta do carro e eu linco ela com o braço dele algo assim esse é meu ponto de vista queria saber se está correto
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Marcél aparece a corda em baixo dele, observe bem embaixo do carro prata aos 51 segundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corda? O filme é todo em CG e VFX e você vem falar de corda!!!!!! haushuashuash

      Excluir
  12. Olá Bruno, no próprio vídeo mostraram como fizeram, note que ao lado da cena com o caminhão azul eles fizeram uma gravação da mesma cena sem o caminhão, normalmente sempre regravam a mesma cena sem os objetos de referência ou apoio para terem o background limpo e sobreporem ele sobre os aparatos.

    Olá Lucas, a lógica está correta sim, na verdade existem outras maneiras, tem gente que prefere modelar o objeto primeiro, no caso o carro, desconstruir ele e modelar o robô com as peças sempre pensando na transformação, tem gente que modela o robô e o objeto totalmente independentes apenas com algumas partes semelhantes e na transformação as peças somem e são substituídas de maneira imperceptível e por aí vai... nunca me aventurei em um transformer, mas já cheguei a planejar um para meu celular, se eu achar o projeto mais pra frente tento finalizar...

    Davi, aquela não é a corda, é a borracha do teto do carro que faz o contorno com a porta que se solta, dá para ver se for frame a frame, para virar os carros normalmente eles utilizam cilindros de ar comprimido que os jogam para o alto.

    ResponderExcluir
  13. Ah ta...achei que a cena do lado já seria a cena limpa(ja com o caminhão retirado) e não outra filmagem...pq pela velocidade da cena achei que ñ seria possivel usar aqueles equipamentos que se programam o movimento...pois deviam estar filmando de carro...

    ResponderExcluir
  14. Opa, falha minha, prestei bastante atenção e agora e vi que é isso mesmo Fabrício, da pra ver de onde sai o ar comprimido, vlw.

    ResponderExcluir
  15. Com que programa eles fazem esses efeitos?

    ResponderExcluir
  16. Esse foi o melhor filme já criado em cg!
    Esse filme foi criado com o programa 3D chamado autodesk maya 2011.
    As explosões,fogo,fumaça,faiscas entre outros elementos foi criado com um plugin do autodesk maya chamado fluid effects.
    Já aquelas luses que aparecem eu acho que é do optical flares da video copilot.
    E para colocar a luz no video eles utilizaram o pftrack ou outro programa de tracker que exporte os track para o autodesk maya.

    ResponderExcluir