Dica Rápida: importar dois arquivos na mesma cena - 3ds Max

 Olá pessoal, ultimamente no site tem havido muitas dúvidas por parte dos iniciantes no 3ds Max em como unir dois projetos, arquivos ou objetos em uma mesma cena, para responder de forma clara a todos, resolvi criar este rápido tutorial bem explicativo de como prosseguir.

Muitas vezes modelamos um personagem em um arquivo e um cenário em outro, aí vem a necessidade de unir tudo em uma mesma cena para darmos continuidade ao projeto, isso normalmente é muito simples e vamos ver um passo a passo de como fazer.
 Criei duas cenas no 3ds Max em arquivos distintos, uma com uma esfera e outra com um cubo, nossa intenção é unir esses dois objetos em uma mesma cena.




Para isso vamos escolher um dos projetos e clicar no logo do 3ds Max, no cante superior esquerdo do programa, ir até a opção Import e escolher Merge que serve para importar arquivos com a extensão .max para a cena, caso queira importar um arquivo com extensão .Obj ou .3ds, basta clicar em Import.


 Ao clicar em Merge, abrirá uma janela para escolhermos o arquivo a ser importado para a mesma cena que já está aberta no programa, basta selecionar o outro arquivo que quer importar e clicar em Abrir.
 Com isso uma nova janela surgirá e nela poderemos escolher o queremos importar dentre várias opções, poderemos selecionar tudo, ou apenas o que quisermos separados por tipo como geometrias, luzes, câmeras, etc...

Conhecer as opções dessa janela podem ajudar na hora de mesclar cenas complexas e com muitos objetos.


















Ao importar sua nova cena ela poderá se sobrepor aos objetos já existentes.


Neste caso basta mover, escalar e/ou rotacionar os objetos conforme a necessidade.


Espero que tenham gostado dessa rápida dica que é mais voltada aos iniciantes no programa, lembrando que a opção Merge é para arquivos .max e para qualquer outra extensão de 3d aceito pelo programa é utilizada a opção Import. Agradeço a colaboração dos leitores e até uma próxima postagem :)


Ps. Utilizem os comentários abaixo para dúvidas básicas como esta, quem souber responder as dúvidas sinta-se a vontade em ajudar!

12 comentários:

  1. Fabricio eu queria saber algo importante ainda sou leigo em softwares como o 3dsmax então não sei nada de renderização vc poderia criar um tutorial abordando todo o conceito, e como é que podemos colocar um material criado lá em um video ou imagem, principalmente videos que são varios quadros?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiano, neste link eu passo diversas dicas de render e principalmente render de materiais 3d em ambiente real, acompanhe o tutorial e veja a parte 2 clicando aqui.

    ResponderExcluir
  3. é o seguinte eu tenho os objetos em editable poly, mas quando importo o ficheiro, e estou a importar de forma correta, ele automaticamente fica em formato Mesh, sem eu o ter convertido... alguém sabe como posso resolver este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um "por favor" ou um "obrigado" já seria um bom começo pra ser ajudado.

      Excluir
    2. Poderá converter ele novamente em Poly, mas esse erro é atípico.

      Excluir
  4. Tentei, mas não consegui trazer o objeto... Utilizo o 3ds Max 2014...
    Grato!

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Vinicius gostaria de saber se tem jeito de importar arquivos do 3ds max para o after effects.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode exportar no Max em .OBJ e usar o plug-in Element 3D do Video Copilot para importá-lo no AE.

      Excluir
  6. Agradeço sua dica, Porém não estou conseguindo instalar esse element 3d, pois quando clico em video copilot, me aparece a seguinte mensagem de erro:
    After Effects error: invalid filter (25 :: 3)

    ResponderExcluir