Tutorial do Leitor - Track com PF Track e Maya - André Rios

Grande colaboração do vencedor do 2º Desafio VFX André Rios.

Uma grande opção ao programa de câmera track Boujou é o software PFTrack e André Rios preparou um ótimo tutorial abordando os seguintes temas da versão 2011 do programa.

Nocoes Basicas - Criando um projeto - Autotrack - Camera Solving - Orientando a cena - Exportando - Importando e entendendo o projeto no Maya.



Envie também sua colaboração para contato@vfxdofabricio.com.br

7 comentários:

  1. parabéns pelo belo tuto, a comunidade VFX agradece.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom André rios o tutorial, faz um agora ai de introdução ao Nuke seria muito bom para os nossos conecimento... Falando em Nuke meu caro amigo andré Rios voce poderia me dizer qqual a diferença do Nuke, para o NukeX... abri os dois e não percebi ainda nehuma diferença apesar de estar estudando agora esse software. Abraços amigo e aguardo a sua resposta.

    ResponderExcluir
  3. Fala Silvio!! Legal sua sugestao de um tutorial basico de nuke, vou tentar fazer sim. Quanto a diferença do Nuke pro NukeX, eu não sei te explicar direito não, pq sao coisas bem especificas, mas uma diferença, que pra mim é a principal, é que no NukeX da pra fazer tracking 3D, igual ou ate melhor q o Boujou. Entao se quiser um conselho use sempre o NukeX q é o pacote completo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu andré obirgado pelo dica!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. "Nuke" X "NukeX"
    - O Nuke X vem com rastreamento de camera 3D, como já foi dito:
    - Sistema de partículas 3D:
    - "Planar Tracker:" (fantástica ferramenta para rastrear superfícies planas. Ex: Quadro, monitor de TV, etc):
    - Ferramenta para remover "ruídos" de uma imagem. O "Denoise" usa uma filtragem "espacial" para remover ruídos sem perda de qualidade.
    - "Modelling and Point Cloud Generation": Ponto de partida para modelagem 3D e muito útil para posicionar objetos 3D na cena.
    - O NukeX suporta o "PRenderMan" que é um poderoso renderizador que trabalha junto com um software da Pixar afim de obter imagens realísticas e oferece total controle sobre as sombras, reflexos, refrações, depth-of-field, etc.
    - "FurnaceCore": Uma espécie de "pacote de plug-ins" incorporado ao NukeX. Só pra vocês terem uma idéia, tem o "Kronos" que é um plug-in que lembra de muito longe(no sentido de mil vezes melhor) o "Twixtor" para camera lenta entre outros.
    Caso alguma informação minha esteja errada alguém por favor me corrija. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rogério, agradecemos a excelente explicação sobre as diferenças entre os programas!

    ResponderExcluir