Vídeo Tutorial - Rig de Personagem - Parte 03 - Final - Modificador Skin

É chegada a hora do último tutorial da série sobre rig de personagem 3d com 3ds Max, no vídeo de hoje apresentarei uma técnica diferente de manipulação e ajuste do modificador Skin que será utilizado para unir os ossos à pele do personagem efetivando assim nosso esqueleto, todos que já utilizaram o modificador devem saber que os envelopes padrões do Skin não dão a liberdade de controle de influência necessária para um bom rig, sendo assim vou mostrar como controlar a influência dos ossos sobre cada vértice do personagem   com precisão.

Lembrando que é essencial que tenham assistido as partes 1 e 2 da série sobre rigs para um bom entendimento.


Parte 01 - Criando e Posicionando os Bones

Parte 02 - Controles de Animação



Parte 03 Final - Modificador Skin

E agora uma surpresa para quem quer o personagem utilizado nos tutoriais para download.

Antes de aprendermos rig de personagens temos que ter um conhecimento ao menos médio de modelagem, pois ambas as técnicas são totalmente dependentes uma da outra para que o conjunto funcione, um bom rig não dará um bom resultado se a modelagem não for adequada, assim como não adianta uma modelagem tecnicamente perfeita se o rig for mau feito. Meu personagem não tem uma distribuição de polígonos correta mas foi o suficiente para o conjunto funcionar, a modelagem dele foi super rápida de fazer por se tratar de um personagem com formas simples.

Levando isso em consideração resolvi dar uma super mão para quem quer esse personagem... suponho que quem está acompanhando a série sobre rig já tenha um conhecimento básico de modelagem, sendo assim estou disponibilizando todas as vistas do personagem até mesmo com os wires de referência para que cada um possa criar seu próprio modelo, vamos por um pouco a mão na massa né galera :P ou diria.. no mesh...

Clique nas imagens para ter elas com uma resolução maior e poder utilizar como blueprint de modelagem 3d.








Bons estudos!

28 comentários:

  1. E ai Fabricio, continua ai cara a animação do personagem nem que seja só o básico tipo uma caminhada simples, valeu!!
    E Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
    Alberto Barros

    ResponderExcluir
  2. Fabricio genial, essa serie, sem sombra de duvida pra mim, foi uns dos melhores tutorias ja posto aqui no site, nao dimerecendo os outros, pois toda ou qulquer informação nessa area 3d é importante, e todos eles foram bem vindos, mais esse pra mim foi nota 1000. FABRICIO voce poderia concluir essa serie, mostrando um tutorial, sombre o mapeamento do personagem, a animação, e tambem o render dessa imagem, ficou muito show, abraços amigos e que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Opa pessoal, vlw! lembrando que esse é o final da série sobre rig e animação, textura, iluminação e render serão temas de outras séries futuramente :) aguardem...

    ResponderExcluir
  4. render poderia ser a proxima principalmente sobre vray

    ResponderExcluir
  5. Ola fabricio estou em duvida do "morpher" controladores morpher estão sendo minha grande dificuldade mais espero que poste logo logo cara

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana, venho trabalhando na minha monografia e o conteudo que assisto no seu blog está somando muit, valeu.

    ResponderExcluir
  7. Ola amigos do Vfx do fabricio galera, achei esse site com um xcfipt bem intersante sobre animação facil, infeslimente nao nao tutorial explicando como se usa esse script, entao to reunindo a galera ai que se interesar em descobrir com se usa esta ai o site, qualquer descoberta podemos abrir aqui no forum do site pra discutir as descoberta, nosso AMIGO FABRICIO, se quiser da uma luz ai a respeito desse script sera bem vindo. abraços.

    SITE DO SCRIPT:

    http://scan3d.ru/index.php/productsmenu/facima-tools

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores tutoriais que já vi, Fabricio esse tutorial me ajudou uns 500% em aprendizado kkkkk, e não querendo ser chato faz um tutorial com tecnicas de renderizamento realistas, de preferencia no Vray. Valeu cara continue com esse trabalho.

    ResponderExcluir
  9. fabricio quando teremos alguma ajudinha sobre o vray?

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, agradeço os comentários e vamos as respostas individuais:

    Perguntas sobre o Vray, muita gente me pede tutoriais sobre o render, mas eu não utilizo o Vray, todos os meus renders são com o Mental Ray, futuramente trarei sim algum material sobre render, mas tutoriais de Vray só se algum usuário mais experiente no assunto puder colaborar os criando.. :/

    Woponline, isso deve ajudar por hora: http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/rig-facial-com-morpher-e-wire-parameters

    Silvio, esse é um script gratuito e pode ser baixado aqui: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/facima-tools ele consiste em pegar a leitura do track facial criado com o PFtrack a partir de duas câmeras e marcações na face e transferir os dados para o rig facial no 3ds Max, mas não pense que por ser um script o processo é fácil :P

    Agradeço os demais!

    ResponderExcluir
  11. Fabricio, show de bola.Faz um tutorial de como colocar esse bichinho prá andar.

    ResponderExcluir
  12. Fabricio, acho que voce nao entedeu o que digitei no comentario, nao to procurando o script facima tools, eu to querendo e saber se alguem sabe ou voce utilizar ele, porque ate agora nao sei nem por onde começar, se nao fosse pedir muito, voce poderia me passar umas dicas d como se utiliza ele, no site nao tem nem um tutorial nem video se como se usa ele.. desde ja agradeço Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Fabricio por favor me responde, eu estou com um problema: sabe essa janela "Weight tool", consigo fazer o rig de um bone, mas quando termino e tento selecionar outro bone, eu não consigo, eu tento selecionar outro bone para fazer o rig, mas não dá. eu tentei prestar atenção como você faz, mas parece que você faz magica.

    ResponderExcluir
  14. Beto, mais pra frente teremos alguns sobre animação sim :)

    Silvio, eu nunca utilizei o script, mas como respondi acima, os primeiros passos são o track facial que deve ser feito em algum programa próprio como o PFTrack, o script apenas passa esses dados do track para os bones, e isso só baixando ele e testando, mas se já não tiver esse track criado de forma correta, com a gravação do rosto de diversos ângulos simultâneos com marcações e feita a leitura no software específico, o script não tem muita utilidade.

    Hene, você deve selecionar a linha central do envelope que é criada ao aplicar o modificador skin, e não o bone propriamente dito, repare que eu dou um hide nos bones e ao acessar a ferramenta do skin ficam apenas umas linhas de marcação onde estavam os bones, são essas linhas que serão selecionáveis na edição. Não é mágica não XD

    ResponderExcluir
  15. Valeu pela ajuda Fabrício, mas o problema era no meu 3Ds Max, era um bug. Mas eu baixei um "Service pack 2" no site da Autodesk e o problema foi resolvido.

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabrício, fiquei um bom tempo sem visitar o site por motivos de trabalho e correrias, mas agora voltando tive está grata surpresa, um tutorial muito bacana, Já está aqui o presente pro pessoal que cobra prêmio pro vencedor dos desafios, parabéns velho excelente AULA, ps. da uma olhada no meu Showreel https://vimeo.com/44042845

    ResponderExcluir
  17. Vlw Jeferson, e parabéns cara, seu Showreel é muito fera!

    ResponderExcluir
  18. Fabrício você vende algum curso ?
    onde comprar ? ( do 3D MAX )

    ResponderExcluir
  19. Olá ¥†LEO†¥, ainda não trabalho com cursos... mas logo teremos :)

    ResponderExcluir
  20. Amigo!!! Voê vai disponibilizar esse personagem para realizar o estudo?

    ResponderExcluir
  21. Olá Domiciano, como disse acima, não vou disponibilizar o personagem pronto mas disponibilizei na postagem todo o essencial para que vocês possam modelar ele utilizando as imagens de referência... assim o estudo será mais completo!

    ResponderExcluir
  22. Fabrício, sensacional seu tutorial, parabéns!!!
    Mas tenho uma curiosidade, como faço pra renderizar dessa forma que você colocou os blueprints?
    Dá uma dica aí. Valeu.

    ResponderExcluir
  23. Um dos melhores tutos de 3D Max com todo certeza. Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  24. Fabrício, quando você diz "...meu personagem não tem uma distribuição de polígonos correta..." você está ser referindo a que ponto especificamente? O que tem que ser levado em conta na hora de modelar um personagem para ser animado posteriormente? Se refere aos pontos onde haverão "dobras" tipo: juntas, pescoço, etc? Por favor me tira essa dúvida. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  25. Super tutorial, está de parabéns....!

    ResponderExcluir