Making of - Criaturas

Fiz este vídeo para um pequeno estudo geral de criação de personagens, modelagem, textura, rig, animação, camera track, composição, iluminação e render.

Neste making of vou apresentar um pouco de cada etapa de criação do projeto com links para tutoriais úteis que já estão disponíveis no site e apresentam algumas das técnicas que utilizei.

Inicialmente eu criei o conceito da cena, eu já conhecia o local onde ia filmar e sabia que tinha 3 pedras lá, portanto queria criar um monstrinho para cada uma das pedras de modo que eles fossem bem diferentes um do outro, sendo assim pensei em um conceito de cada criatura e peguei como base as cores RGB e distribuí da seguinte maneira, o verde será um monstro sem muita forma definida, uma gosminha mesmo, terá que ter aparência escorregadia e maleável com apenas um olho no centro do corpo, já a criatura vermelha lembrará um crustáceo, será mais rígido com vários olhos e pernas salientes, por fim o azul lembrará uma lagarta mas será o único com boca e dentes, neste link eu apresento para que servem os conceitos e o quanto eles são importantes, abaixo meu conceito desta cena.


Com o conceito criado, a gravação da cena foi simples, apenas fiz um movimento lateral passando pelas pedras, para a filmagem gravei em full HD com uma Sony HDR-XR520 e utilizando o After Effects apenas converti o vídeo em sequencia de imagens.











Assim como já demonstrei em vários tutoriais do Boujou, fiz o track da câmera e exportei o material para o 3ds Max onde pude, com base nos pontos exportados do Boujou, remodelar as pedras que servirão de apoio para as criaturas de modo que essa base 3d receba a sombra das mesmas, como apresentado neste e neste tutorial.


Com a cena pronta era hora de modelar as criaturas, em todas utilizei a técnica box modeling, que é modelar algo a partir de uma caixa, também sempre fiquei atento nos loops das partes móveis.































Com a modelagem pronta, abri a malha de cada personagem e pintei a textura utilizando principalmente o software Photoshop.















Seguindo as técnicas apresentadas aqui no site, nesta série de tutoriais sobre rig de personagens que inclusive foi feita utilizando um dos monstrinhos, criei o rig e controladores dos 3 personagens.















Com tudo pronto, o próximo passo era unir os personagens na cena e criar o key frames de animação.













A iluminação para o render foi bem básica, tentei simular a iluminação ambiente com apenas um skylight e um MR Area Spot para deixar o render do Mental Ray o mais rápido possível, cada frame levou em média 3 minutos e 22 segundos na resolução HD, o que deu mais ou menos 47 horas de render para os 854 frames do vídeo...























Render saído direto do Max a esquerda e canal alpha de criatura com sombra a direita.


Com o render na mão o próximo passo foi a composição, correção de cores e alguns efeitos extras com partículas no After Effects.


















Todos os sons das criaturas eu mesmo gravei fazendo eles com a boca e objetos simples e depois editando e compondo com o software de edição Sony Vegas.










Com tudo pronto e no lugar certo o resultado foi o vídeo que vocês podem conferir abaixo e que já foi apresentado aqui no site.

25 comentários:

  1. Fala fabricio...otimo material...

    Fabricio qual tecnica de tracking vc usou no boujou...tenho serios problemas em cenas mais complexas...por exemplo como a de predios como o do desafio anterior ou como essa cena onde o foco estar nas pedras...me perco nas coordenadas...teria como da uma pincelada rapida por aqui e se possivel fazer um explicação sobre as coordenadas do boujou...Abraço...

    ResponderExcluir
  2. amigo fabricio comigo é o mesmo caso fazer o tracking é bem fácil, o difícil é a verdadeira selecao dos pontos para adicionar as cordenadas certas certas pois para cada cena as celecoes e as cordenadas sao diferentes.
    Nos ajudem ai com um tuto sobre cordenadas... Aaaa voce é o cara

    ResponderExcluir
  3. Fabricio, como eu faço um textura para meu personagem? Como eu faço aqueles "UVW Map", "Unwap UVW"?

    ResponderExcluir
  4. Fabricio, Hene tem razão não sei fazer essa textura crio os personagens e tal mais a complicação é a texturização além de não ficar realista fica com uns borradinho kkkk,sem duvida deveria dar um tutorial ae cara para nós leitores eu até pagaria um tutorial seu sobre isso vlw.

    ResponderExcluir
  5. è isso mesmo galera tambem acho que ta faltando um tutorial sobre texturização e mapeamento aqui no site tambem tenho muitas duvidas em criação de materias assim tão realista. Seria posivel um tutorial, ou indicações de sites links a respeito do assunto. fabricio nosso mestre ajuda ai a galera rsrsrsrs... abraços amigo

    ResponderExcluir
  6. vai pesquisar, preguiçoso !
    quer tudo na mão ?

    ResponderExcluir
  7. Ao amigo anônimo que citou este trecho: vai pesquisar, preguiçoso ! quer tudo na mão? ....

    Cara se estou nesse site e porque estou atraz de conhecimentos não somente eu mais toda a galera que participa desse grande site.. e quando pedi links ou tutorial me referi ao fabrico e nao a voce, e se vc não sabe ja colaborei com alguns tutorias nesse site que tambem ajudou muita gente, se voce NÃO SABE.

    MINHAS COLABORAÇÕES:

    http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-object-track-com.html

    http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-trabalhando-com.html

    http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-alterando-as.html

    Agora se não quer ajudar cara fica na sua. E da proximA,em vez de ta criticando tenta ajudar como a maioria da galera aqui faz e nao ficar ai se achando o maioral, porque nem todo mundo aqui sabe tudo... todos somos eternos aprendizes.

    ResponderExcluir
  8. Ola silvio acho que o mapeamento do personagem é complicado to louco para aprender estou a dias tentando arrumar augum programa vamos ver oque o fabricio pode fazer para nos ajudar nessa procura de ajudar.

    ResponderExcluir
  9. esse site é o melhor que já encontrei mas infelismente como em todo lugar existe alguns otários que só sabe criticar e nao ajuda em nada

    ResponderExcluir
  10. Galera, pra quem tem dificuldade em texturizar e quer aprender, achei um tutorial bem simples e explicativo, imagem por imagem, apesar de ser em ingles é bem facil de aprender.

    Quem estiver interessado segue o link:

    http://www.pxleyes.com/tutorial/3ds-max/2675/How-to-Model-a-Shipping-Crate.html

    ResponderExcluir
  11. Anonimo, não é preguiça, é que na internet é inglês mau feito, mas o Fabrício faz em português e bem explicado.

    ResponderExcluir
  12. Ola 3dMesh gostei, deste nunca avia visto procurava augo como isto, agora vou passar pro meu pc e tentar entender mais kkk, mais realmente fica difícil sem a explicação de nosso grande amigo fabricio =). Realmente preciso disso para fazer umas texturas pra minhas pro produções.

    ResponderExcluir
  13. Bom entendi um pouco a respeito mais vou começar a estudar sobre este modificador que ele apresenta o só a parte do photoshop fico treita mais qualquer coisa falo

    ResponderExcluir
  14. nossa senhora mãe de deus ta dificil aki fazer o mapeamento da face do personagem pareçer que vo ter que arrumar o madbo =/ net podre dessa buaaa
    auguem da um help DEUS AJUDA!

    ResponderExcluir
  15. Fabricio, na questão das cordenadas do Bouju eu faço do geito do seu tutorial, mais quando exporto pro 3Ds Max, as cordenadas ficão diferentes, e a camera fica filmando da vista do top. Tem como fazer um tutorial mais detalhado sobre essa parte de cordenadas

    ResponderExcluir
  16. http://www.youtube.com/watch?v=ZLdKnQUS7UU achei uhuuuu esse ae ajuda pracaramba

    ResponderExcluir
  17. amigos ja tentei pesquisar em todo lugar e nao consigo entender
    se possivel me ajudem ai galera pois minha duvidda é a mesma de muitos
    os tracks ficam perfeitos no boujou mas quando passo para o 3dsmax definitivamente os tracks nao dao certo ja acompanhei todos os tutos do fabricio do venturine mas nao consegui ja tentei participar de todos os desafios mas definitivamente sem saber trackear nunca vou conseguir]
    ]
    ]
    ajude ai galera com algo mais detalhado sobre o boujou e 3ds max
    quantos mais participantes para o desafio mas vai valer apena ter vencido
    help
    help
    help

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal, vlw pelo apoio!
    Quanto as dúvidas sobre mapeamento, vou fazer algo para o site sim, mas futuramente teremos um curso sobre o assunto!
    Agora quanto ao track, já temos vários tutoriais ensinando de várias formas a corrigir as coordenadas, nem eu mesmo acerto elas todas as vezes, então vou indicar dois links de tutoriais dos leitores que devem resolver todas as dúvidas!

    Alterando as coordenadas no Boujou para trabalhar com 3ds Max:
    http://www.vfxdofabricio.com.br/2011/09/tutorial-do-leitor-alterando-as.html

    Tutorial definitivo para ajustar manualmente as coordenadas quando as outras opções não dão certo, é o que mais faço... ajustar manualmente:
    http://www.vfxdofabricio.com.br/2012/05/tutorial-do-leitor-dica-de-alinhamento.html

    ResponderExcluir
  19. Fabricio pelo menos o meu o problema não é bem esse...queria saber quais coordenadas usar...o que levar em conta para saber que tipo deve se usar...no caso do video do marcelo ele so uso um ponto de origem e o grid plane praticamente ja ficou alinhado onde ele queria...sempre tento ajustar de acordo com o grid do boujou (creio que ele seja para isso)...por exemplo em caso de videos como o do desafio anterior, de predios...como faço o tracking sem a visão do chão para me orientar...cara se puder da uma luz agradeço muito...essas coordenadas do boujou estão me impedindo de evoluir!!!!....abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruno, as coordenadas infelizmente variam muito de cena para cena, então não existe uma configuração padrão que dará certo sempre, mas no caso de sua cena ter chão, se seu Boujou estiver configurado com as coordenadas do max, o chão sempre será x-y plane, e as paredes variarão entre y-z e z-x, mas no próprio Boujou você pode ajustar manualmente para o grid do programa sempre fazer parte do chão, algo que pode ajudar a se encontrar também é resetar as coordenadas da cena após o track, para isso vá no menu 3D Tasks >> Transformation Tools >> Reset coordinate system e no mesmo menu escolha Manipulate coordinate system, volte lá e escolha Rotate, todas essas ferramentas podem ser acessadas por atalhos de teclado ou por seus respectivos botões na barra de ferramentas, feito isso você poderá rotacionar sua cena até que o grid represente o chão, poderá modificar a posição e escala da cena também através dos menus... deixe alinhado o máximo possível no Boujou e termine as correções no Max como nos tutoriais indicados, pode parecer complicado, mas com muita prática vai chegar uma hora que fica fácil e não terá mais problemas com alinhamento...

    ResponderExcluir
  21. Obrigado fabricio...na teoria entendo bem a questão de coordenadas...mais quando vou para a pratica fico ate desanimado por que não funcionou como pensei..Outra coisa...escolher os pontos sempre não vista 2D?...Um problema muito comum que me acontece é o seguinte...Com as coordenadas setadas para o max com uma imagem de chão bem simples que tenho aqui (feita para testes mesmo) escolhi 2 pontos setei para x axis e y axis com uma origem...so que o plano as vezes fica muito torno, as vezes fica até na vertical...ai quando olho pela 3d e vou mudando os pontos, para outros aparentemente mais alinhados...a gris vai ficando um pouco mais certa...por exemplo tem um tutorial seu que quando vc seta para xy todos aqueles pontos que são chão vão imediatamente para o grid e ficam bem alinhados, que qndo vc olha pela vista 3d vc sabe que ali é o chão...Mais nos meus teste não consigo esse resultado, os pontos apenas giram no espaço... Espero que tenha dado pra entender um pouco fabrício, quero muito participar do desafio mais isso está me impossibilitando...Abraço

    ResponderExcluir
  22. grande fabricio queria saber como voce fez para reenderizar os monstrinhos separado das sombras e ambos com o fundo transparente

    ResponderExcluir
  23. É melhor selecionar os pontos na vista 2d sim Bruno, pois você tem a imagem de fundo e fica mais fácil identificar de onde são aqueles pontos, para definir uma coordenada sempre imagine um plano, selecione ao menos 4 pontos que formariam um plano no chão por exemplo, com apenas 2 pontos faltam informações para o programa resolver legal o ajuste, mas tem algo muito importante que é o movimento que você faz com a câmera durante a gravação, se você mirar ela para o chão e só andar para a direita e esquerda, o programa pode não conseguir identificar se a filmagem se trata do chão, da parede ou de um teto, e apenas em movimentos laterais ele não tem dado de profundidade para gerar uma boa perspectiva, para entender melhor como o programa funciona na leitura é legal brincar e filmar a mesma cena de vários modos, tente sempre ter movimentos de câmera que valorizem o formato do cenário e tente imaginar se você está utilizando todas as dimensões, direita, esquerda e profundidades "frente e trás", para que o programa possa entender do que se trata sua cena...

    Olá Anônimo, para o fundo transparente basta renderizar em PNG e escolher a opção alpha, para renderizar os elementos separados tais como sombra, brilho, etc... basta configurar na aba Render Elements da janela de render do programa.

    ResponderExcluir
  24. Fabricio, se tu for mesmo fazer algum curso, qual vai ser o preço? Quero saber pq ai eu já começo a juntar dinheiro.

    ResponderExcluir
  25. Olá Hene, não tenho estimativa ainda até que ele fique pronto, mas posso dizer que teremos uma versão mais completa e umas mais em conta para que todos tenham acesso :)

    ResponderExcluir