Desafio VFX #03 - Prorrogação!


Olá pessoal!

Não!

Não morri nem estou de férias em Miami :P Na verdade até descolei uns dias de férias mas estava viajando em Itápolis, minha cidade natal! E como as férias foram fora de época quando eu voltei o trabalho tinha acumulado e aí já viram né... Agora aos poucos estou colocando as coisas em seu devido lugar, e indo direto ao ponto do site, vamos falar sobre o 3º Desafio VFX.

A data final para o envio das participações foi dia 13/08, e em relação ao 1º e 2º desafios a quantidade de participantes foi muito pequena desta vez, e praticamente todos utilizaram o mesmo vídeo das quatro opções para a criação dos efeitos.

Porém após a data de encerramento recebi por e-mail alguns pedidos de prorrogação de prazo de participantes que não haviam conseguido terminar a tempo... e é isso que venho fazer.

Além de prorrogar o prazo por mais um mês, ou seja, a data final para envio dos vídeos passará a ser  dia 24/09/12, gostaria de saber também qual a maior dificuldade que encontraram nesse desafio...

Deixem abaixo seus comentários do que poderia melhorar nos próximos desafios VFX para tornar a proposta realmente desafiadora e emocionante!

Abraços galera, logo começo a por os comentários e e-mails em dia :)

27 comentários:

  1. Henrique Malaquias20 de agosto de 2012 19:58

    Muito Obrigado. Verei se consigo participar deste desafio também. Se fosse na data anterior não conseguiria. Mas está dificil sim. Pra mim a area 3D é o mais dificil. Melhorei muito o track de cenas mas ainda sofre com criação 3d e os sites de objetos em 3d prontos não tem coisas agradaveis, digamos assim, por melhor que sejam. Irei montar um video para este desafio, mas não garanto a qualidade final ser boa não. Mais uma vez BOA SORTE a todos!

    Aos que já fizeram os videos parabéns e obrigado pela paciência!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi bom vc ter tocado nesse assunto Fabricio, na minha opinião deveria ter algumas melhoras em 1° o fato de vc nos dar a escolha dos videos nos priva muito e limita na liberdade de criação devido ao tema, obtemo em mente que vc faz isso para segurança da criação ser do individuo, porem tem como se obter outras formas sendo a elaboração de making of no fim dos videos mostrando o proseso de criação, e tanbem uma pequena premiação estimula os participantes, EX... um pequeno espaso com a imagen e descrição do animador no sit seria muito uma gratificação... ai fica algumas dicas OBRIGADO

    ResponderExcluir
  3. Marcello Venturini20 de agosto de 2012 21:37

    cara, o que torna a coisa realmente ser um "desafio" é trabalhar em cima do que oferecem pra gente.
    mas o meu maior problema com esse desafio foi a escolha das cenas. fabricio, achei todas muito poluídas visualmente. a mais simples de trabalhar sem dúvida foi a da filmagem com o tripé, mas ela não era a mais "incrível" para uma produção.
    só uma opinião, claro.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Fabrício Vlw a prorrogação agora nao tem desculpa em pessoal Vamo lá msm q seja simples nao custa postar pra galera ver o resultado, já To quase terminado o meu video, e pra mim o problema na vdd foi o próprio tema q n traz tantas idéias, quer dizer na vdd traz porém muito complexas e levaria mto tempo pra realizar sozinho, mas tirando isso nao tem oq reclamar é ainda uma oportunidade pra vc q quer q seu video seja reconhecido, e a propósito adorei a idéia do Gutemberg EFFECTS

    ResponderExcluir
  5. Valeu fabricio isso dará mais um tempo mais só irei participar do procimo desafio , estou fazendo um estudio de filmagens e começarei a estudar de noite ^^ assim irei ter mais tempo para estudo, obrigado mesmo assim por nos ofereçer mais dias.

    ResponderExcluir
  6. TOTO
    Cara acho que a opiniao em geral é com os videos que voce nos oferece
    deveria no desafio 4 deixar com que o pessoal escolha suas proprias cenas (menos cenas de filmes já produzidas é lógico ) ,assim voce tambem poderia avaliar melhor o quesito criatividade.
    A internet é um livro aberto e que todos podem ler e copiar,por isso o fato de copiar alguma coisa pronta ,nao interfere no grau de dificuldade e tambem nao nos faz especificamente copiadores , pois se aprendemos algo aprendemos de alguem e nessa tese entao tambem nos tornamos copiadores.
    O juiz é que dará o veredito quem e porque foi o melhor.

    ResponderExcluir
  7. pra usar cenas da internet ou cenas prórpias não precisa de desafio. faz uma cena, posta no youtube e mostra pra todo mundo, oras ! simples assim.

    ResponderExcluir
  8. TOTO
    acho que vc nao leu corretamente.
    Eu deisse:
    - Alguma coisa pronta (menos cenas já produzidas).
    E existe diferenca entre desafio e postar videos ou vc nao sabe disso.
    para todos os fins Fabrício fez uma pergunta e essa foi minha opiniao cabe a ele aceitar ou não.

    ResponderExcluir
  9. Opa galera! Opa fabrício! Tenho um problema com o Boujou: na hora de fazer o camera tracker ele faz tudo certinho e rápido, mas na hora de fazer o camera solve, ele demora muito (muito mesmo!).Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  10. Carlos é normal demora tracker força muito o processador do pc, mas para melhorar da uma olhadinha se o numero de fremys bate com o da sua camera, isso vc faz quando exporta o video para o Boujou...vai uma dica...

    ResponderExcluir
  11. Pessoal vamos com calma, dessa forma vai vira uma anarquia, sem regras e sem ordens ira acabar com o DESAFIO VFX. e não queremos isso, Quero dar uma dica para o Fabrisil e espero que todos concorde, Bom Fabricio na minha opinião se vc impor algumas opição para que os animadores escolhesse seria menos desequilibrado para o pro-cimo DESAFIO, Lembrando para alguns que falarão de copiar, uma coiza é copiar outra é recriar encima do que existe. A final onde esta o orgulho de criador...

    ResponderExcluir
  12. TOTO
    recriar não é criar,
    criar vem do sinônimo :
    -fazer algo que nao existe

    ResponderExcluir
  13. Opa, Gutemberg! Mas outro problema, além de demorar muito, cria va´rios solves ( tipo 33 solves, e para exportar seriam 33 scripts), naão sei o que pode estar havendo..

    ResponderExcluir
  14. Entende Carlos, hum olha isso ja ocorel comigo, demorava para caramba e o track não ficava legal ai eu fiz varias testes, fasa isso tabem para ver se vc descobre 1° utilize uma film-agem curta de 4 segundo em rotação, esporte no BOJOU coloque o mesmo numero de fremys da sua câmera, se na hora do tracke ao termino estiver dando ums saltes de tracke tipo os pontos amarelos estiver faltando durante o videu isso quer dizer que não foi bem sucedido por mas que terminou na hora do camera solves ira demorar muito com falhas, 2° utiliza um videu de um filme com uma boa definição a posibilidades de ser a camera e o BOUJOU esta tendo dificudades de rastrear os movimentos ,3° da uma olhada se seu boujou esta configurado para o 3D MAX... no youtube tem umas videos de configuração. Espero que te ajude, como ja ajudou outro pessoa se peciste farei um vadeou tutorial para ajudar ja é a 3 pessoa com esse mesmo problema...

    ResponderExcluir
  15. na minha opiniao as regras tem que ser fitas e aplicadas doa a quem doer
    no desafio passado anonimos votavam livremente
    quando no final do desafio a regra foi mudada
    um absurdo as regras tem que ser feitas no comesso e nao no final.
    Desta vez no ultimo dia foi mudada a data de entrega dos videos foi um alivio para quem nao conseguiu fazer a tempo mais um desaforo para quem lutou tanto para entregar seus videos em dia
    por isso acho que regras sao regras e devem ser aplicadas pois os prejudicados sao os que lutou para entregar seus videos em dia e nao ganharao nem um ponto a mais por isso

    ResponderExcluir
  16. Opa Gutemberg! Valeu as dicas! Vou ver aqui as configurações e filmar com outra câmera. Mas, mesmo assim, faça o tutorial e envie pra ca, pro site, que ajudaria muita gente! Valeu!

    ResponderExcluir
  17. Galera, numa boa, eu sei que isso é um site para aprendizado de VFX, mas vamos melhorar esse português aí ! As vezes nós queremos até ajudar a pessoa, mas a dúvida é tão mal redigida que fica impossível entender ! Dica: Usem o corretor do Word antes de postar. Porque, tá FODA !!
    abraços

    ResponderExcluir
  18. Fala galera!
    Muitas opiniões, estou gostando da participação :)

    Vou testar algumas coisas no próximo desafio, o intuito de eu filmar e distribuir o material que seria utilizado no desafio é, além de proporcionar a mesma dificuldade para todos, levar em conta que quem trabalha na área, a não ser que atue também como diretor, raramente poderá escolher a cena em que vai trabalhar... penso nisso como uma experiência para o mercado de trabalho, você pode querer filmar em um lago e o diretor do trabalho em um deserto, aí o desafio de reproduzir o efeito no ambiente que o cliente escolheu é seu... mas esse é só meu ponto de vista, acima de tudo eu quero que o desafio se torne algo divertido e prazeroso, portanto vou ver cada uma das opiniões para o próximo desafio e tentar melhorar ele.

    Agora espero que mais pessoas participem deste desafio atual, caso contrário nem precisará de votação para escolher os 3 melhores \o/ hehehe

    Abraços galera

    ResponderExcluir
  19. Gutemberg, eu filmei em outra qualidade em VGA (340x220) com a mesma filmadora, e deu certo! Daqui a alguns dias envio meus testes pra cá, pro site! Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  20. cara realmente é muito difícil fazer uma cidade futurista onde a cena nos mostra vários ônibus velhos e postes de energia cheios de fios onde da muito trabalho tirálos de cenas
    isto é algo mais profissional e está acima do nosso nível
    uma opinião é fazer uma votação para quem quer encerrar o desafio e começar outro do zero

    ResponderExcluir
  21. Ola Fabricio,teria com você fazer um video tutorial explicando como fazer dubles-digitais?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. fabricio ajuda nao consigo baixar os videos do desafio

    ResponderExcluir
  23. Ola Fabricio,teria com você fazer um video tutorial explicando como fazer dubles-digitais?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Fabrício, muito legal esses desafios.
    Mas fica uma sugestão. Poste no Youtube uma atualização falando que você lançou um novo desafio. Às vezes fica difícil de acompanhar pelo blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Fabrício, eu posso editar o vídeo: cortar alguns segundos e tal? Ou tem que fazer de todos os 30 segundos?

    ResponderExcluir
  26. Carlos fico feliz por ter ajudado, espero em-breve ver seus videos...

    ResponderExcluir