Vídeo Tutorial - 3ds Max - Camera Map

Desta vez trago uma breve explicação do que é Camera Map, a projeção de uma textura sobre um volume 3d com base na captação da imagem de fundo através da vista da câmera...

Assim como fiz neste vídeo!

Aproveito também para passar dicas sobre o efeito de quebra que utilizei.

Fiquem com o tutorial e bons estudos!



Aproveitando a postagem, gostaria de dizer que como alguns leitores já perceberam eu estou meio sobrecarregado de trabalho ultimamente, e como acontece todo ano em algumas épocas terei que dar um tempo nos tutoriais, mas desta vez gostaria de contar mais com a colaboração de vocês para que o site não pare!

Enviem seus tutoriais, matérias e artigos com relação a efeitos visuais para contato@vfxdofabricio.com.br que assim o site ficará sempre atualizado até que eu volte com uma nova temporada de vídeos exclusivos!

O Desafio VFX, algumas matérias e vídeos de testes e estudos de efeitos ainda continuarão aparecendo por aqui!

Gostaria também de agradecer a todos os leitores que se propõem em ajudar os outros nos comentários e fórum do site!

Vlw Galera!

PS. Comentários aleatórios livres nesse tópico! :P

38 comentários:

  1. Fabrício... eu nem imaginava que dava pra fazer isso. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Show em fabrício...parabéns por mais essa técnica repassada, de extrema importância...vlw

    ResponderExcluir
  3. Poxa gente.
    O forúm está muito inativo!
    Vamos lá participar, perguntar e postar os trabalhos.

    ResponderExcluir
  4. este forum esta realmente falido
    nem o mventurine participa mais

    ResponderExcluir
  5. Fala isso não velho loga agora que eu tinha entrado e participado ativo no sit, no meu 1° desafio não tem é prolongado e poucos participando... vamos animar ai tem que colocar umas novidades ai para galera...

    ResponderExcluir
  6. A questao é que o dono sempre pede opinioes mas nunca acata nem 1uma.
    Sempre diz estar muito ocupado mas ta sempre na sua terra natal.
    Comessou a impor um monte de regras para o desafio e agora eu te pergunto:
    -Quem produzirá um trabalho e colocará a logomarca do fabrício?
    Vc terá todo o trabalho e ele terá todos os créditos.
    A verdade seja dita
    Fabrício nao esta nem ai pro site mais.
    talvez seja falta de ideias novas , devia pelo menos responder as perguntas dos leitores pois antes de ficar meio que famoso respondia..
    Basta qualquer um olhar as perguntas e respostas dos primeiros tuto e vc verao que antigamente tudo era diferente

    ResponderExcluir
  7. Vocês têm que deixar de reclamar e começar a fazer as coisas.
    O que o Fabricio começou está ai, um lugar onde pessoas que querem aprender efeitos visuais se juntam e trocam conhecimentos.
    O único problema, é que a maioria quer tudo na mãozinha e acha que é fácil aprender.
    Sobre as perguntas, não acho que ninguém aqui está em posição para julgar o que o Fabrício faz com seu tempo livre, principalmente como não sabemos o volume de trabalho que ele está tendo.
    Vamos comparar com o Video Copilot. O moderador do site lá ganha a vida com isso, além de não postar tutorial (tão) frequentemente. Você já viu ele responder alguma pergunta? O que faz então o portal dele ser a fonte de conhecimento de After Effects? A comunidade.
    Se você quiser ter as perguntas respondidas, poste no fórum que eu faço questão de entrar lá todo dia e ver os posts. Poste os trabalhos em andamento para a gente dar a opinião e ajudar nos problemas. Mas se você acha que ficar sentado vendo tutorial e postando comentário vai te fazer aprender efeitos visuais, é melhor voce escolher outra coisa para fazer.
    Mais uma coisa: eu vou ignorar o que você falou aqui, "-Quem produzirá um trabalho e colocará a logomarca do fabrício?". Porque claramente você nunca participou de um concurso. Os direitos do trabalho são que quem o fez, e não do moderador do concurso. Não sei se você sabe, mas Video Copilot começou a fazer concurso e as pessoas fizeram Matte Paintings e postaram lá, um sendo usando até em um tutorial (o mais novo). Então, novamente, você não sabe o que está falando.

    ResponderExcluir
  8. seu cusao, foi o proprio fabricio quem pediu a logomarca dele nos videos do desafio.
    Tambem nunca vi o video copilot ficar pedindo participacoes como o fabricio pede pede.
    Nunca vi tambem eles pedindo ajuda de outras pessoas para manter o site.
    Se o Fabricio pede a verdade aparece, nao estou reclamando so dizendo o que e verdade.
    E sao pessoas como vc que nao deixa o site funcionar
    AAAA mais uma coisa acho que se alguem acertasse um chute no saco dele acho que seus dentes cairiam todos seu pucha saco.
    Aceite a verdade

    ResponderExcluir
  9. O Fabrício poderia fazer varias coisa com o tempo livre dele, mas ele decidiu criar um site, compartilhar seus conhecimentos, e esse povo ainda fica reclamando.

    ResponderExcluir
  10. Considerando que você nem soube escrever 'cuzão', eu vou desconsiderar seu comentário e supor que está apenas tendo um dia ruim na sua escola primária.
    Não sei se você sabe ler, mas Fabrício disse que era para por 'DesafioVFX' (que não é uma logomarca) para verificar a autencidade das cenas geradas por computador.
    Agora, se você quiser continuar abaixando o nível e se mostrando ignorante, vá em frente.
    Outra coisa: se você não estiver gostando do site, pare de acessar.

    ResponderExcluir
  11. agora sim gostei vc sabe escrever direitinho ja deve estar acostumado a ser chamado assim

    ResponderExcluir
  12. Anônimo e anônimo olhe não brinquem ou melhor sim discutam porque vcs estão discutindo e não percebe que estão com um mesmo propósito, o 1° Anônimo falou algo coreto, o fato de Fabricio ter afastado do sit durante uma semana sem atualizar ou amenos explicar aos segui-dores o que iria acontecer, já comes-sou a desanimar, e em relação ou 2° Anônimo defender o sit de tal forma ele esta coreto, temos muito a agradecer ao Fabricio pelo espaço que temos para discutir, criticar elogiar. Mas digo que se o autor não esta presente para motivar a tendência é desanimador, e sim mim recordo bem alquem falou sobre ele não ter fins lucrativos mas eu fiquei com duvidas afinal e essa propaganda no sit enfeito não é mesmo. MAS ADMITO A VCS QUE O QUE MAS EU GOSTO DESSE SIT NÃO É OS TUTORIAIS MAS O TRABALHO DE VCS ONDE PODEMOS TER CONTATO DIRETO COM OS CRIADORES PODENDO DISCUTIR SOBRE AS OBRAS.

    ResponderExcluir
  13. A ja ia mim esquecendo a piadinha do saco ai velho eu raxei aqui nuca tinha ouvido essa, desculpa Anônimo 2° mas foi muito criativo kkkkkkkkkkkkkkkkk... mas discordo te tal atitude... A e e não fica se escondendo não vil se é para falar mostra a verdade mostra a cara sem medo...

    ResponderExcluir
  14. Aproveitando esse clima, postei um vídeo bem legalzinho meu no fórum. (Na pasta de portfólios).

    Espero a opinião de todos lá!

    ResponderExcluir
  15. Olá Pessoal!

    Bom... estive acompanhando a discussão e comentários esse fds e só agora pude responde-los (domingo 02:15 da madrugada).

    Vamos ver se respondo todo mundo!

    Agradeço aos primeiros comentários e quanto ao fórum, logo vou desvincular ele do site pois esse fórum improvisado feito por ferramentas de terceiros me dá o mínimo de controle do que ocorre por lá nenhuma possibilidade de melhoria em algo.. :/ Mas antes disso vou ver algo melhor para fazer, derrepente um fórum independente do site... vamos ver...

    Gutemberg, o Desafio desta vez está pobre em participações mesmo :P

    Anônimo 01 -
    "diz estar muito ocupado mas ta sempre na sua terra natal"
    Quem me dera :P em 2 anos fui lá somente 2 vezes e uma delas foi para me casar e na outra (mais recente) passei apenas o dia dos pais lá pois consegui 2 dias de folga no trampo.

    "Quem produzirá um trabalho e colocará a logomarca do fabrício?"
    Desafio VFX não é uma logomarca, como já havia explicado várias vezes era apenas para comprovar que o material totalmente CG desvinculado das filmagens distribuídas foi produzido para o desafio...

    "Fabrício nao esta nem ai pro site mais.
    talvez seja falta de ideias novas , devia pelo menos responder as perguntas dos leitores pois antes de ficar meio que famoso respondia.."
    Meio que famoso? :P não sabia dessa hehe e eu sempre respondi as perguntas mais importantes do site pelo menos uma vez por semana, raras vezes levou mais de uma semana para eu responder... e no início do site eram feitas bem menos perguntas e consequentemente eu precisava de bem menos tempo para responder todas, agora muitas perguntas as respostas estão logo cima no tutorial, basta um pouco mais de atenção ou pesquisa...

    Anônimo 02 -
    É mais ou menos isso aí :P


    Anônimo 03 -
    Eu peço mais participação sim, pois não posso responder a todos todo o tempo, quem acompanha o site desde o início sabe que ele foi criado para ser apenas meu portfólio, por isso VFX do Fabrício, aí quando eu inventei de fazer os tutoriais a coisa saiu do controle, o video copilot vive do site, já eu não, meu site não me dá retorno financeiro algum, meu sonho é lançar um curso aqui e estou lutando para isso, mas sempre que tenho um tempo para gravar uma aula do curso vejo que o site está parado muito tempo e gasto essa oportunidade gerando mais conteúdo gratuito para não deixar os leitores sem novidades nem apoio...

    Hene, Vlw cara.

    Anônimo 04 e 05 - ...

    Gutemberg -
    Como não divulgo o site, a não ser pelo próprio material gerado e páginas nas redes sociais do site mesmo... Não tenho grande rotatividade de novos leitores, então as propagandas aqui presentes da google geram tão pouca receita que só recebo do adsense umas 2 vezes por ano, quem usa o adsense terá uma base do valor que recebo para manter o site... além disse as propagandas presentes no fórum por exemplo são por parte do próprio sistema do fórum que é gratuito, se eu quiser retirar as propagandas de lá terei que PAGAR de $5 à $125 dólares por quantia pré determinada de visualizações... e eu não recebo nem um centavo pelas propagandas do fórum...

    Daniel - Parabéns pelo vídeo, deixei meus elogios e críticas lá...

    ResponderExcluir

  16. Bom pessoal, já são 2:45 da manhã e apesar do cansaço e de eu ter que me levantar daqui à 5 horas para ir trabalhar ainda vou tentar concluir essa resposta...

    Sinceramente não sei se está mais valendo a pena eu manter o site... antes era como uma brincadeira, eu me divertia ajudando as pessoas e criando uma comunidade com quem eu me identificasse, pessoas que gostam de efeitos e que eu possa conversar sobre assuntos que outras não entenderiam... Mas isso acabou se tornando um compromisso que não estou mais dando conta de assumir, para vocês terem uma ideia de meu volume de trabalho atual, eu não tive feriado de 7 de Setembro nem fim de semana para descansar... passei esses 3 dias trabalhando pois tenho 4 apresentações para fazer nessa segunda sendo que a última onde tive que fazer uma platéia 3d com 2 mil personagens animados eu terminei agora de madrugada após passar o domingo todo sentado na frente do pc animando e estudando a melhor forma de fazer isso para economizar no render e processamento... São raros os dias que tenho mais calmos e são neles que me dedico ao site, família e a mim... e para manter o site muitas e muitas vezes deixei de descansar ou de ir ao cinema com minha mulher, abrindo mão de meu lazer e folga apenas pelo prazer de manter algo que comecei com esforço e dedicação... Espero que entendam meu parecer... agora tenho que ir, já são 3 da manhã e preciso pensar melhor no que fazer com o site... mas desde já agradeço muito a todos que colaboram, apoiam e as amizades que fizemos aqui :)

    Abraços pessoal e até breve!

    ResponderExcluir
  17. Criticar o fabrício, seja lá pelo que for é inadmissivel... o esforço que ele faz, so pra tentar repassar o que ele sabe é muito bom...

    O cara com todo esforço, perde seu tempo com a familia pra cuidar do site e ainda tem uns preguiçosos que querem tudo na mão...realmente é de mais...

    Fabrício você está mais que certo repensar sobre o rumo do site...desde já obrigado por todo reconhecimento repassado...

    OBS: acho que o numero inferior de participantes no desafio, está ligado a difuldade do tema, cidade futurista, requer um bom conhecimento de modelagem e animação...acho que é isso..

    Abraço cara, vlw

    ResponderExcluir
  18. TOTO

    Tenho 28 anos e sou operador de máquinas e estou longe de trabalhar no ramo de vfx , apenas gosto de fazer, esse é meu prazer.
    Pessoas sem ter o que fazer estão a todo tempo tentando atrapalhar os outros esse é o prazer deles.
    Fechar o site vai dar a vitória a eles e a derrota a quem tanto se espelha em vc.
    Acho que esperamos muito de vc mas vc tambem espera muito de nós pois não temos capacidade de por nós mesmos fazermos tuto a altura.
    Vc disse:
    - {[(Meu sonho é lançar um curso aqui.)]}
    Não é vc que sempre nos anima a proseguir?
    Promessa é dívida e vc não pode desistir antes do curso de duble

    ResponderExcluir
  19. Fabricio, achei comovente o que vc disse cara não sabia que vc era casado e digo vc tem muita responsabilidade muita mesmo e vc esta certo em colocar a familia em 1° lugar, com respeito ao sit apesar de ser novo por aqui mas pelos comentários na minha opinião vejo que o sit creseo e vei a ser uma responsabilidade que vc não esperava, {tantas cobranças} mas digo vc esta certo VIDA SOCIAL EM 1°LUGAR... mas cara desista não, tenho 23 anos moro na Bahia em uma cidade pequena computação gráfica por aqui é coisa de outro planeta, sou loco para trabalhar nesse arria. SÓ TENHO VCS PARA ENTENDER OQUE EU FALO NOSSO IDIOMA 3D...

    ResponderExcluir
  20. Bom Pessoal, um grupo no facebook seria melhor, todos podem responder facilmente um ao outro lá!

    ResponderExcluir
  21. @Juliano Laudiauzer
    Cara, não sei quantos de vocês estão familiarizados com o conceito de um Fórum, mas é pra isso que ele serve: facilitar as conversas e principalmente a divisão de tópicos/itens.

    ResponderExcluir
  22. vamos fazer uma vaquinha e comprar um tablet pro fabricio assim ele pode andar armado e comparecendo mais ao site

    ResponderExcluir
  23. Boa noite a todos, estou pensando em fazer um curta e pesquisando uns efeitos legais achei este fórum e estava lendo os comentários e fiquei muito satisfeito com o trabalho do fabrico.
    como iniciante eu te imploro para não parar com os post pois é onde eu encontrei informações e dicas importantes.

    ResponderExcluir
  24. @Julio Cesar
    Cara, cria um post no forum com suas ideia pra gente ir te ajudando! Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Galera, fora as "baixarias" e piadas de extremo mau gosto, todas as opiniões são bem válidas. Mas meu único pedido é que todos poderiam abrir posts no forum com essas argumentações.
    Quando vejo um post aqui, vejo ele uma ou duas vezes e só. Então, não vejo todos os comentários postados. Mas o forum eu vejo todo dia. Se o papo for para o forum, além de movimentar mais, todos poderiam responder as dúvidas.
    Nem sempre todos veêm os comentários dentro dos posts e fora do forum, então as respostas não aparecem.
    #ficaadica

    Fabbrício, estou tendo umas idéias e vou te mandar para vc ver se dá uma animada no site.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. O mais fácil é criticar alguém, ninguém conhece / sabe como é a vida e a rotina do Fabrício. Sei que não é fácil conciliar os vários trabalhos, família, esposa e tudo mais, como a maioria dos seguidores (reais), também fico com o "coração na mão" ao saber disso, ainda mais sabendo da dedicação do Fabrício no desenvolvimento desse site. É muito bom ver o incentivo e apoio do pessoal! Parabéns e continuem assim... o site foi criado para todos se ajudarem, não fiquem dependendo apenas do Fabrício, conversando e pesquisando entre si, também chegarão a bons resultados. Muito sucesso a todos!!!

    ResponderExcluir
  27. TOTO
    mventurini nao tem nada a ver com postar peguntas aqui ou no forum pois la tambem existe várias perguntas sem respostas
    A verdade é que todos querem ajuda mas ninguem quer ajudar, e se a resposta de todos é sempre a mesma `````(quer tudo na mão vai pesquisar mais)```` Pesquisamos mais e ai então consequentemente o site em si realmente fica inativo.
    Por isso peço postem perguntas mas tambem galera vamos nos esforçar para respondelas sem ficar questionando , e lembresse amanha a duvida pode ser sua

    ResponderExcluir
  28. toto, forum é pra perguntas. post é para comentários.
    se usarmos as ferramentas como devem ser, as chances de perguntas e respostas aumentam.
    como eu disse, eu entro no forum todo dia, mas só entro em posts algumas vezes. só isso.

    aliás, vc bem que podia postar alguma coisa interessante lá pra gerar um debate de idéias. que tal ?

    abrç

    ResponderExcluir
  29. TOTO
    perdão amigo só achei que o fabricio tinha deichado os Comentários aleatórios livres nesse tópico , foi o que eu li la em cima

    ResponderExcluir
  30. MUDANDO DE ASSUNTO. EU ESTOU COM UM PROBLEMA NA HORA DE COLOCAR O BACKGROUND DE UMA IMAGEM QUE TENHO. FAÇO TUDO CERTO SÓ QUE FICA PRETO O BACKGROUND. O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  31. TOTO
    caro biólogo sertifique de ter mudado as cordenadas para o modo Environ

    ResponderExcluir
  32. Sim TOTO, eu mudei sim de texture para Environ modo screen. MAs ainda assim fica preto.

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, vlw por todo o apoio e força nos comentários :) Ainda vamos continuar juntos por um tempo :P

    Biólogo, o problema pode ser na placa de vídeo não ser compatível com o Nitrous do 3ds Max 2012 ou 2013, para testar vá no menu Customize >> Preferences... >> na aba Viewports clique em Choose Driver em Display Drives e marque OpenGL, reinicie o 3ds max e teste agora, pode testar também com Direct3D e ver em qual tem o melhor resultado, se eles funcionarem e o Nitrous não... aí o problema pode ser compatibilidade com a placa.

    ResponderExcluir
  34. Fabricio, você pode me mandar as imagens para estudo ?
    obs: se quiser pode colocar a logo marca sua, caso há desconfiancia...



    obs : é só para estudo

    ResponderExcluir
  35. Fabricio manow, da uma força ae eu tentei fazer como no video tava indo tudo de boa + quando eu colocar para inciar a animação vem vez dele cair como ocorre no seu video, ele leva tudo para cima, ai aos poucos os pedaços da esfera vão caindo, sabe como resolver e deixar igual ao do seu video para que ele caia de forma normal. Atensiosamente,
    Matheus Henrique.

    ResponderExcluir