A arte do Stop Motion

Já recebi muitos e-mails de pessoas que criam ótimas histórias ou adoram animações mas que lamentam não se aventurarem na arte da produção de vídeos por não terem computadores potentes ou acharem computação gráfica muito difícil.

Mas as pessoas se esquecem que na sétima arte tem espaço para todo mundo, e com uma simples câmera, até mesmo de seu celular, uma ideia na cabeça e um pouco de criatividade já dá para ir muito longe.

Stop Motion é o método utilizado para criar animações manualmente a partir de sequencias de fotos, onde em cada foto o personagem ou objeto deve ser movido pouco a pouco para a próxima pose, cada segundo de animação na técnica pode ser constituído por 15, 24 ou até 30 fotos em sequencia, a técnica ganhou muito espaço no cinema com filmes como King Kong (1933) onde as criaturas eram animadas manualmente e inseridas em ambientes com atores reais. Até hoje o recurso é amplamente explorada na publicidade e cinema em filmes como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver e mais recentemente em
Frankenweenie
.

Separei alguns exemplos profissionais de ótimos artistas, mas no final da matéria tem um tutorial simples e em português para criarem suas próprias animações em stop motion.

Bora se inspirar e produzir!

Criações de Patrick Boivin





Making Of





Breakdown de composição de cenas do filme brasileiro em stop motion Minhocas.




VFX Breakdowns de A Noiva Cadaver mostrando a integração de Stop Motion com computação gráfica. (Sugestão de Carlos Eduardo)



Breve tutorial em português criado pela equipe Desenho Animado Ambiental para quem não sabe como fazer Stop Motion:

0 comentários: