Making Of - Life of Pi (As aventuras de Pi)

Com uma emocionante história e um visual incrível, o filme Life of Pi (As aventuras de Pi) foi o vencedor do Oscar de melhores efeitos visuais de 2013.

Muito mais do que um tigre digital, o filme conta com excelentes efeitos de ambientes, muitos animais e criaturas marinhas em computação gráfica, simulações gigantescas de ondas e eventos naturais, algumas vezes em um estilo quase surreal.

Fiquem com alguns Making ofs desses efeitos incríveis e vejam porque o filme mereceu o Oscar.
Life of Pi | Visual Effects Making Of


Uma breve demonstração da evolução de animais em computação gráfica utilizados em filmes.



Bringing the 'Life of Pi' to life

Bônus - The Sound of The Life of Pi

8 comentários:

  1. realmente incrivel
    uma pena uma empresa com pessoas tao talentosas e fazendo tanto sucesso ir a falencia.

    digital domain, agora r&m fecharam. ilm vendida para a disney. centenas de artistas desempregrados.

    nao sei onde a industria vai parar...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabrício! Me ajude com essa dúvida por favor: Vamos supor o seguinte:
    - Tenho uma imagem JPEG de um ambiente, por ex;
    - Executo todo o processo de "Projeção de Camera" modelando o ambiente, etc.
    - Tenho um personagem em Chroma Key onde a camera está em movimento.
    A dúvida é como fazer para inserir o personagem na imagem e a mesma interagir com a câmera. Penso que é possível transferir os dados de tracking da camera do personagem para a camera da projeção da fotografia, ainda não tentei fazer isso mas gostaria de entender o processo como realmente se faz. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogerio,

    Inicialmente você fará o track da câmera que está no personagem, no caso de ele estar em chroma key, deverão haver marcações nesse chroma para que se possa fazer a leitura do movimento da câmera através do cenário, pois não dá para capturar o movimento da câmera pelo personagem se ele se mover também...
    Feito isso transfira esses dados para o programa 3d que usou para modelar a cena e importe ela no mesmo projeto, tome um cuidado especial com a escala da cena referente a do personagem que estará lá e dependendo do movimento da câmera, poderá acontecer de mostrar partes da cena em que a textura ficará muito distorcida ou o movimento da câmera extrapolar os limites do cenário, aí essas partes devem ser modeladas ou corrigidas manualmente na construção do ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por responder Fabrício! Vou executar aqui e qualquer dúvida venho te pedir ajuda novamente.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida o trabalho foi excelente nesse filme, praticamente não percebemos que o tigre não é real. Só que conhecendo a realidade atual dessa produtora em sua má fase (falência), nos faz imaginar como isso pode acontecer? Mesmo sendo premiados no Oscar de melhor efeitos visuais.

    ResponderExcluir
  6. Esta semana tive a enorme satisfação de presenciar uma palestra na minha cidade do Jason Bayever, o supervisor de VFX da R&H, a empresa que realizou este filme. O cara é um alienígena, ele apresentou arquivos de fotos e videos pessoais sobre o filme que praticamente não existem na net. Tudo é absurdamente fantástico, todo o processo de criação! A cena em que uma baleia salta por cima do barco, da sua concepção à sua finalização levou quase um ano! O tigre levava 30 horas para renderizar um quadro!!! O formidável mesmo foi saber como funciona todo o processo, como todo o quebra cabeças é montado, foi fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima oportunidade Rogerio, ver o making of pessoal do supervisor VFX de um filme desses deve ser algo inesquecível e inspirador!

      Excluir