Vídeo Tutorial - 3ds Max - Criando personagens de pedra

A criação de personagens no 3ds Max normalmente é uma das coisas mais complexas a se aprender, pois envolve muitas etapas e todas elas devem ser dominadas pelo artista para se ter um bom resultado, mas há alguns tipos de personagens que podem ser criados facilmente e nem por isso precisam parecer simples.

Neste tutorial eu ensino rapidamente como reproduzir o homem de pedra utilizado em meu último vídeo.

A mesma técnica pode ser utilizada para a criação de pedras proceduais para maquete eletrônica bem como criar qualquer tipo de criatura de pedras, gelo, cristais, etc... basta utilizar a criatividade e imaginação.

Bons estudos!


Para introdução ao plugin CAT acesse: TC - Plugin CAT 3ds Max

Para aplicar seu personagem em uma cena real não se esqueça de ver os tutoriais:
Unindo Computação Gráfica com vídeo real - Conceitos Incluindo objeto 3d em ambiente real com o Mental Ray - parte 1 e parte 2

17 comentários:

  1. Depois de muito tempo estou voltando a acessar seu site Fabricio kkk. Sem net é fogo!
    Muito bom o tutorial.

    ResponderExcluir
  2. Olá fabrício, obrigado mais uma vez por esse excelente tutorial...

    Fabrício, tenho uma extrema dificuldade em realizar track no boujou... e isso chega até a desanimar..

    Após achar que entendi o conceito das coordenadas vou realizar os testes no programa e não fica do jeito que achei q seria.

    As vezes testo filmagens que seriam faceis para um track, bem simples mesmo e mesmo assim não consigo acertar e o track sai todo mal feito.

    Na sua cena desse video, que a cena é um pouco mais complexa, devido as pedras e o chão na esta totalmente 'limpo' como vc fez?...

    Poderia quem sabe no proximo tuto da uma focada nas coordenadas do boujou e demostrar o uso corretos delas?

    Acho que umas das principais tecnicas que mantem a ilusão do VFX é o track, sempre quis participar dos desafio, mais fico impossibilitado devido ao track que nunca consigo fazer.


    Abraço cara

    ResponderExcluir
  3. Fabricio, quero muito aprender produção 3d, animação e essas coisas, porém moro no interior e não tem nenhum lugar pra fazer curso aqui, então pesquisei e achei um site chamado alphachannel que tem cursos onlines de produção 3d. Você recomenda cursos online nesse site?

    Obs: Li muitos comentários positivos sobre o site porém nenhum se referindo a cursos online.

    Valeu, Parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  4. TOTO
    sem duvidas por aqui vc não encinou todos os tipos de efeitos mas ja encinou mais do que o básico para se fazer algum projeto, mas na minha opinião o principal é grau de realismo da sena , sei tantos truques mais nunca participei dos desafios principalmente por não conseguir manter esse grau de realismo´q tem muito a ver com perpectivas, cores , luzes,vc ate tem alguns tutos esplicando como atribuir mais em fotos , bem q vc poderia fazer um novo em video ficaria muito grato e acho tambem q a galera iria gostar

    ResponderExcluir
  5. toto, pesquisa !! mais uma vez vc quer tudo na mão!

    ResponderExcluir
  6. toto, ninguem aprende realismo vendo tutorials. filme algum video, poste no youtube, critique e ouça criticas.
    faça outro melhor, poste no youtube, critique e ouça criticas.
    faça outro melhor, ...

    ResponderExcluir
  7. cara nao sei o certo nem se to fiacando doido mas, o pouco q sei é q nao critiquei o Fabrício, disse apenas q ele nao nos encinou tudo mais ja nos encinou o suficiente para se fazer ótimas cenas e q na minha opiniao em uma cena seria o grau de realismo, q pra mim é o mais dificultoso e apenas fiz um pedido de um tuto, como todos vcs aqui estão acostumados a fazer .
    nao quero tudo na mão pelo q sei a intensao do fabricio é ajudar , nao obriguei e nem to exigindo nada apenas fiz um pedido, posso tanto nao ser atendido como muitos nao foram como tambem posso ser atendido como muitos que foram.
    sempre pesquiso mas alguem aí sabe me dizer quem consegue encinar tao bem quanto ele encina??? acho que nao!!!

    ResponderExcluir
  8. Estava pensando nessa breve discussão... Muita gente pede "tutorial disso" ou "daquilo" de uma maneira muito específica. Se querem um avião passando por nuvens, procuram tutoriais de avião e nuvens. Se a ideia é um carro explodindo, digita "carro explodindo".
    Esse método de buscar informações é meio burro. No dia que vc tiver uma ideia brilhante e não existir tutorial para ela, sua ideia nem sai da cabeça.
    O que eu normalmente faço é "assisto ou leio todos os tutorias" ! Mesmo que não sirva exatamente para o que eu estou querendo fazer, sempre tem um comando, ou uma forma de trabalhar, ou uma configuração diferente que vai me ajudar em alguma produção.
    Agora, mais importante que aprender, é "aprender a aprender".
    Insisto: devorem TODOS os tutoriais que aparecerem pela frente. Não precisa reproduzi-los ou sigo-los passo a passo, mas só assistir ou ler já é conhecimento adquirido. Um dia vc vai lembrar que aquilo que vc não está conseguindo fazer, um dia um cara mostrou algo parecido num tutorial que na hora nem te interessou, mas que foi útil mais tarde.
    Concordo que o Fabrício ensina muito bem. Ele tem muita didática e, o mais importante para muitos, fala português. Mas a internet está recheada de coisas que, garimpando um pouquinho, se tornam realmente úteis. É só "aprender a aprender"

    Abraços

    Toto: "ensina" é com S, cara ! Se liga !

    ResponderExcluir
  9. Ah, outra coisa:
    Sobre "realismo", assiste Sin City ! Vc vai ficar com vergonha de como algo tão longe do real pode ser tão bom !
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. é , esse site é um pouco complicado, sempre fica inativo e quando aparece alguem sempre aparecem mais com pedras na mão loucos para te acertar, deve ser por isso que talvez muitos não participam.
    procuram simples detalhes para simplesmente tentarem te corrigir quando tambem se esquecem q são humanos assim como eu.
    FIquem tranquilos q apartir de hoje não acompanharei nada e muito menos pedirei nada.
    desejo boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  11. Não entendi..
    vc se ofendeu com as dicas ?

    ResponderExcluir
  12. é galera não estou defendendo nem criticando mas independentemente dos fatos toto é um dos poucos que participa por aqui mesmo que sem muito aproveito.
    Todos criticaram sem intender que a sua conversa era com o fabrício e até agora ele não disse nada a respeito

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de opinar: acredito que os comentários deveriam ser apenas sobre o assunto da matéria e não criticas sobre o comentario de alguém, duvidas de outros assuntos, pedidos e especialmente Discussões!!!

    Caso tenha uma duvida sobre o assunto acima pode comentar numa boa. Mas se não tem e o que vc pretende dizer é para rebaixar alguém, contra atacar algo que alguém disse ou falar de um assunto que não tem haver com o tema da matéria, escreva no Fórum. Ele existe para isso: troca de informações, conselhos, criticas, experiencia, aprendizado.

    Acredito que se continuar do jeito que está o fabricio terá que moderar os comentários, pois se um simples pedido, uma simples pergunta, uma simples duvida gera uma gerra nuclear virtual, ou ele fará isso ou muitos ficaram como o Toto: querendo aprender, mas quem devia ajudar e motivar são os mesmos que estão atacando e dasanimando.

    Então pense antes de comentar, tente não fugir do assunto e use o Fórum.

    Toto, aprender é bom e vale a pena. Sempre que tiver uma oportunidade de aprender mais, use-a. Não deixe que alguém te impeça de ter conhecimento. Não podemos agradar a todos.

    Agora se podemos voltar ao assunto principal que é o novo Tutorial feito pelo Fabricio para nosso proveito e não para nossa destruição, muitos agradecerão!

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal, inicialmente peço desculpas por não estar presente no site esses últimos dias, estive bem doente e acabei por deixar o site sozinho um tempo até me recuperar :/

    Estou chateado com o ocorrido e vou dar meu parecer sobre o assunto:

    Eu concordo muito com o comentário do Marcello Venturini, e é esse meu método de estudo, assisto todos os tutoriais possíveis, até mesmo de softwares que não uso, eu aprendi por exemplo a modelar muita coisa no 3ds Max vendo tutoriais de modelagem em Maya, Softimage, C4d e Blender, não me lembro de nunca ter seguido algum tutorial a risca, mas sempre assisto todos os que puder e vou armazenando as técnicas ensinadas e adaptando aos softwares que utilizo, assim quando surge um desafio novo eu me lembro de algo que já tenha visto que pode ser muito útil.

    Mas eu concordo também que as vezes surgem dúvidas, principalmente quando se está começando, em que nós não sabemos que caminho seguir, tipo a dúvida de nosso amigo Toto, como deixar algo mais realista, é uma dúvida bem genérica e específica ao mesmo tempo, quem sabe a resposta, sabe que depende de "N" fatores e não existe uma fórmula mágica ou uma técnica única para isso, mas quem não sabe como no caso de Toto, acredito que ele busca mais um caminho a seguir, uma dica se o que mais influencia no realismo é a iluminação, a textura, a modelagem, os shaders, a composição, a correção de cor ou o que mais possa influenciar o resultado, e a resposta é tudo isso! O realismo depende de cada passo da produção de uma cena, desde o conceito a finalização, quem trabalha no ramo sabe quando uma imagem está ou não convincente, mas o que a maioria tem dificuldade é em saber o porque aquilo não parece real o suficiente e onde devemos melhorar, e a melhor maneira de estudar realismo em computação gráfica, é começando a estudar a realidade fora do computador, o que é luz? como ela se comporta na natureza? o que são fótons, sombra, penumbra, como eu consigo diferenciar um pedaço de metal e um de plástico ambos da mesma cor? o que é reflexo e refração da luz, como isso funciona? Quem tem a oportunidade de entrar no mundo 3d enquanto ainda estiver no ensino fundamental, vai entender que as aulas de física podem ensinar muito mais sobre realismo do que um tutorial específico de render... A realidade de uma cena depende quase que totalmente da particularidade dela e de seu conceito pessoal de realidade, a mesma técnica utilizada para deixar uma cena específica ultra realista se utilizada em outro ambiente com particularidades diferentes pode ter um resultado tão distinto a ponto da nova cena parecer um cenário ruim de jogos em baixa qualidade.

    Espero que Toto veja minha resposta e não deixe de buscar e aprender por causa de pequenas críticas que nem sempre vemos como construtivas.

    Todo tipo de pergunta referente a VFX está liberada aqui no site, por mais simples, inocente ou complexa, quem puder ajudar e souber responder está livre também para fazer, como sabem não fico 24h conectado no site e não posso responder rapidamente todo mundo. Mas é prudente que quem venha perguntar antes pesquise se já não tem a resposta ou algo parecido que possa ajudar aqui no site e que quem se proponha a responder seja sensato se colocando no lugar de quem não sabe e espera algo que ao menos dê um caminho por onde começar.

    Mais tarde volto para responder as outras dúvidas! ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá Fabrício!Eu descobri que o plugin CAT também vem junto com a versão 2011!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa Davi! Eu pulei essa versão, da 2010 fui para a 2012 por isso não tinha certeza se vinha.

      Excluir
  16. Tem como fazer uma boca ou um rosto nele? como eu faria isso?

    ResponderExcluir