Curiosidades sobre o filme The Croods

Um filme recém lançado que apesar de ser uma animação e eu adorar animações em CGI, não me convenceu em pegar a estréia no cinema, mas pesquisando um pouco sobre The Croods na internet achei alguns dados bem legais que vale a pena compartilhar.
Quando vemos esses filmes em animação da Pixar, DreamWorks e outras produtoras gigantes, ficamos imaginando o poder de processamento e equipe qualificada disponível para gerar tal resultado.
Aí nos vemos com um único computador e alguns gigas de Ram e bate o pensamento, quanto tempo será que leva para renderizar um filme desses?

Pois esse filme em específico, The Croods, levou nada menos que 80 MILHÕES DE HORAS! Isso em uma render farm da própria DreamWorks composta por cerca de 20.000 processadores. É claro que esse tempo todo é dividido em várias partes simultâneas sendo renderizadas ao mesmo tempo, mas ainda assim é um número absurdo, porém nem tanto se analisarmos a quantidade de pelos, cabelos, simulações, texturas, shaders e polígonos que deve ter cada frame de um filme assim.
Algumas outras curiosidades é que o filme contou com cerca de 300 a 400 animadores, cada personagem possui em média 2.000 pontos de animação, dentre controles e modificadores e são 6 meses de produção para a criação apenas um personagem.

No quesito peso, um filme desses demanda de nada menos que 250 Terabytes de armazenamento, dentre as texturas, dados de simulações, etc... desses, 70 Terabytes de arquivos poderão ser reutilizados em outros filmes, como conceitos de cenários, plantas, ambientes, rochas e outros objetos comuns.

Depois de saber de tudo isso deu até vontade de ver o filme :P

Segue trailer e abaixo a fonte das informações onde constam mais algumas curiosidades em inglês.

Trailer:

5 comentários:

  1. Eu imaginava que seria algo absurto, mas nem TANTO!.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma experiência fantástica participar de um projeto desses. O filme é muito engraçado, na minha opinião vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  3. 80 milhões de horas? isso somando todos os processos né? pq um ano tem 8760hrs! xD

    leonardogalhardo.com.br

    ResponderExcluir
  4. os caras devem ter que fazer a cena inteira sem poder renderizar pra ver se ta faltando alguma coisa, deve ser dificil!

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, o render é simultâneo, são várias imagens renderizando ao mesmo tempo em grupos de computadores separados, o cálculo de uma imagem por vez como nós faríamos daria essas 80 milhões de horas, mas eles conseguem reduzir isso para um pouco mais de 1 ano de render renderizando várias imagens ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir