Making of - Processo completo da criação de personagens



















Olá galera!

Vamos começar a semana com um vídeo super detalhado que mostra o incrível processo da criação de um personagem, desde todas as variações do conceito do mesmo até a escolha do desenho certo, teste de movimento criado com o próprio desenho do personagem, todo o processo de modelagem e detalhamento da malha, testes com diversos tipos de textura até escolher a perfeita, a criação da textura, rig, testes de animação, enfim, são 10 minutos de vídeo em câmera rápida mostrando o correto workflow da construção do personagem, foi o melhor vídeo que encontrei desse processo.

Bons estudos!

20 comentários:

  1. Só uma dúvida,na hora em que mostra uma esfera cromada para que ela serve?antes pensava que era para formar imagens em HDR,mas não sei ao certo xD

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    1. (guto fala)a te onde seu a esfera cromada é para identificar a luz do ambiente reflexo e tal para impor no modelo 3D para ficar real.

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    2. Lucas, realmente serve para conseguir adicionar HDR a sua cena 3D, mas também serve para outras coisas. Assista este vídeo:
      http://www.youtube.com/watch?v=fpTQAzyec5E

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    3. Sei que no Mental Ray no Max existe um material justamente chamado Chrome Ball que deve ser para este fim, no Maya deve ter também.

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    4. O pessoal está certo, a esfera serve para a luz e reflexo da cena, o Mental tem shaders que trabalham com a esfera "crua" ou tem softwares próprios para tratar hdrs e converter essa esfera cromada em uma imagem panorâmica de todo o cenário, se bem feito o processo e fotos em diversas exposições a simulação da luz capturada em uma imagem hdri para um cenário específico por si só já cria um realismo na iluminação muito difícil de se simular com luzes criadas manualmente no 3d.

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  2. Qual programa ele inicia o desenho, uso o alchemy, alguém conhece um melhor

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    1. Ele utiliza o Photoshop, para desenhar eu prefiro o SketchBook da Autodesk

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  3. Muito bom mesmo. Extremamente completo...Melhor só se foce em tempo normal. :)

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  4. Fabrício, uma sugestão: Se você tomasse a iniciativa de projetar um tutorial similar a esse, completo, envolvendo todas as etapas do processo, (criação, modelagem, texturização, iluminação, composição, etc) você poderia comercializar como um produto do seu site e poderia, claro, cobrar um preço justo pelo seu trabalho. Eu pelo menos desconheço um único material didático disponível EM PORTUGUÊS como esse. Creio que você estaria sendo PIONEIRO e certamente seria recompensado financeiramente como também "alavancaria" seu site na mídia! Pense com carinho, eu creio que você tenha conhecimento e material para esse feito.

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    1. Olá Rogério, é no que estou trabalhando atualmente, o próximo curso do site será sobre o vídeo "monstro na avenida" que criei a alguns anos, vou ensinar desde como desenharem seu próprio concept, passando pela modelagem, textura, render, rig, animação, aplicação em cenário real e composição... tudo o que tem no vídeo acima mas de uma forma mais objetiva :) espero que gostem.

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    2. SUGESTÃO: Fabrício, Que tal criar uma área no site exclusivamente direcionada para quem adquirir seus produtos e quer tirar dúvidas sobre os mesmos, sobre os tutoriais, arquivos, etc? Poderia se chamar "CLIENTES" por exemplo, clicando neste, seríamos direcionados à pagina dos produtos disponíveis e clicando em cada produto teríamos acesso a sessão de dúvidas relacionadas a cada produto individualmente. Que acha da ideia?

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    3. Boa sugestão Rogério, cada produto tem sua sessão de comentários para tirar dúvidas, mas algo voltado especialmente para os que adquirirem os produtos pode ser pensado, atualmente se tiver alguma dúvida pós compra basta enviar um e-mail para contato@vfxdofabricio.com.br

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  5. Olá,como que ele fez para o personagem rodar 360º (em 02:14 minutos de video)!
    Como faz esse efeito?esse efeito só pode ser feito no autodesk maya?

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    1. Olá Bruno, ele simplesmente animou o personagem girando ele no eixo Z, qualquer software de computação gráfica pode fazer isso, mas obrigatoriamente você deve ter um modelo 3d, cite um exemplo do que deseja fazer (ou girar) para podermos entender melhor a dúvida.

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