O que é Animatic?



Todo filme que conta com efeitos visuais e até alguns que não contam mas possuem cenas complexas de serem desenvolvidas, necessitam de muito mais que um roteiro para a interpretação, é nesse momento que entra em cena o animatic, animatic nada mais é do que um story board animado, story board por sua vez é uma representação do roteiro em forma de história em quadrinhos com desenhos básicos, ilustrando a ação descrita no roteiro, o profissional em animatic ou animador converte essas ilustrações do story em animação onde fica fácil prever as dificuldades da cena, os tempos de corte dos takes, movimentos de câmera, previsão dos efeitos, enquadramento e ação dos atores.

O foco do animatic não é caprichar na animação ou nos desenhos e objetos 3d que o compõem, mas sim criar um modo de pré visualização do filme ou da cena em questão de maneira que possa ser ajustado e estudado para optimizar ao máximo o processo de produção, muitos filmes são criados inteiramente em forma de animatic antes de se dar início a produção real do material.

Agora confiram um belo exemplo de animatic que utiliza de todas as formas disponíveis, como ilustração 2d, elementos 3d e até fotografias e stop motion para representar como seria a cena do ataque na mansão em Iron Man 3.



Quem já assistiu o filme deve perceber algumas mudanças que adotaram na versão final das cenas após a análise do animatic.

2 comentários:

  1. Fabrício, podia fazer ou indicar algum tutorial de dublê digital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, futuramente farei um curso para vocês sobre o assunto, atualmente o que posso indicar é que estude anatomia e modelagem orgânica para a criação de personagens.

      Excluir