Making of - Mágica do Dedão

Como prometido, venho trazer o making of do vídeo A mágica do dedão para vocês, é um rápido making of mas com links na maioria dos passos levando para um tutorial completo da técnica utilizada!

Começando pela gravação, aqui não teve nenhum segredo ou ponto de track (esse último pq eu esqueci mesmo, pontos de track na ponta dos dedos teriam facilitado o efeito). A ação foi um simples puxar do dedo, mas como podem ver ele continuou em seu devido lugar :P
 O próximo passo foi apagar a parte do dedo que seria arrancada, para isso utilizei as mesmas técnicas ensinadas no Tutorial de Invisibilidade com o After Effects.
 Depois de apagado, peguei um frame do dedão, recortei ele no After com máscaras e o posicionei entre os dedos da outra mão.
Para que o dedo indicador passasse sobre o dedão utilizei rotoscopia com máscaras como no tutorial formas de rotoscopia.
Partindo para o 3ds Max apenas modelei a parte da carne com o ossinho e fiz um render, isso poderia ter sido feito no photoshop ou After já que utilizei apenas uma imagem, mas como gosto de complicar fiz no 3d...
Para trackear a ponta do dedão nos dedos da outra mão e a parte renderizada na extremidade cortada de cada dedo utilizei o track do After Effects como ensino aqui e aqui.
Nos detalhes menores como a pele rasgando utilizei máscaras e animação no After, como eram somente 6 frames que iam ter a pele fiz a animação "desenhando" os rasgos quadro a quadro praticamente.
Para o sangue nosso bom e velho catchup (com um pouco de molho de pimenta, achocolatado e mel diluídos em água, dei mais importância a consistência que a cor).
Aí bastou recortar as gotas que eu queria, posicionar cada uma em seu devido lugar na hora certa e forçar o tom de vermelho com filtros de cor do After.
Utilizando essas mesmas técnicas e um pouco de determinação em estudar e praticar é possível amputar qualquer membro do corpo digitalmente... Sendo assim, bons estudos! E para quem não viu, esse foi o resultado:



Ps. Qualquer outra dúvida sobre o vídeo deixem nos comentário.

Vlw galera!

3 comentários:

  1. Parabéns Fabricio! As vezes vemos coisas que de inicio parecem bichos de 7 cabeças, mas depois de explicado vemos que não tinha nada de complicado. Obrigado pelo making of e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Muito firme fabricio!Sempre me inspiro nos teus videos pra criar os meus valeu!!! PARABÉNS...

    ResponderExcluir