Review - Software ProDrenalin





Olá galera, fui convidado pelo pessoal da ProDad, empresa desenvolvedora de softwares voltados a edição de vídeo e aplicações multimídia, para testar e fazer meu review do ProDrenalin que é um software próprio para correções de problemas comuns em vídeos.

A premissa do ProDrenalin é ser utilizado em gravações esportivas, mas o software serve muito bem para correção de qualquer tipo de vídeo já que suas principais funções são:

Remoção de distorções causadas por lentes angulares (fisheye distortion), estabilização do vídeo e correção de rolling shutter, ajustes digitais de panorâmica, rotação, inclinação e zoom, além de permitir aprimoramentos no contraste, brilho, saturação, equilíbrio de brancos e proporcionar opções de redução de granulado nas gravações.

Ao abrir o programa nota-se a simplicidade e facilidade de uso, as ferramentas são intuitivas e de fácil acesso, o software não exige um conhecimento avançado para que você usufrua de todas as suas ferramentas, em poucos minutos já é possível estar exportando seu vídeo com todas as correções aplicadas mesmo na primeira vez que abrir o software.


Ao importar um vídeo, na primeira aba do programa "iniciar" você já encontra ferramentas como remoção de olho de peixe, estabilização, modo de visualização, onde você pode escolher entre ver o vídeo com as correções, sem elas ou comparar o material original com o ajustado lado a lado, predefinições de ajustes de cor e ajustes de câmera virtual.


Na lateral do programa encontramos mais abas com as informações do clipe, ajustes, e configurações de localização do arquivo.


Abaixo temos a linha do tempo onde é possível dar play no vídeo já com as correções aplicadas ou selecionar o trecho do vídeo que deverá ser exportado a partir das marcações.


 E por fim na segunda aba superior do programa encontramos as opções de exportação do arquivo, que pode ser salvo nos formatos MOV ou MP4 com 3 predefinições de qualidade (baixa, média ou alta), nessa aba também encontramos a opção de redução de ruído, que somente é aplicado durante a renderização do material.


Como podemos ver o software tem como ponto forte a simplicidade e objetividade ao que se propõe, contudo possui algumas limitações, graças a sua simplificação dos recursos que torna a coisa muito mais fácil aos usuários menos experientes, os mais exigentes podem sentir falta de opções mais avançadas como a escolha do codec ou alteração do frame rate ao exportar o vídeo, justamente por não se tratar de um editor de vídeos você também não poderá importar vários clipes e manter eles em sequencia na mesma timeline ou tentar estabilizar um material já editado com cortes de cenas durante o vídeo que não irá funcionar, mas se você tiver vários clipes individuais poderá facilmente importar todos eles no software, fazer as correções necessárias em cada um e exportar todos de uma vez em arquivos separados para uma edição posterior.

Este foi meu review do ProDrenalin e fiquem de olho que em breve a ProDad irá disponibilizar uma licença de uso do programa para eu sortear aqui pra vocês!

5 comentários:

  1. Este programa parece muito pratico para quem esta começando a mexer com edição de videos. A estabilização digital parece muito boa. Obrigado pela dica Fabricio!

    ResponderExcluir
  2. Fabrício, a estabilização é realmente boa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcello, em meus testes se mostrou bem eficiente e rápido o processo, como eu disse no review você não encontrará configurações avançadas como controlar o nível de estabilização, é dar um clique em estabilizar e o processo começa, posso dizer que nos testes, pelo menos nos vídeos em que testei, o resultado ficou pau a pau com o estabilizador do After nas configurações padrões, a diferença está na agilidade com que você abre o software, estabiliza e exporta seu vídeo.

      Excluir
  3. Fabrício, mto legal sua revisão, vc acha que para quem quer fazer umas coisas caseiras como profissioanis esse programa serve?

    ResponderExcluir